Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

heathy food

1º Ciclo

Natália Magalhães / 14-06-2025


Descrição / Síntese:

os alunos identificam os alimentos, como exercício de revisão de conteúdos e deverão ser capazes de selecionar alimentos saudáveis e não saudáveis, criar 3 refeições equilibradas e apresentar as suas escolhas à turma


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Inglês ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Diferenciar hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis
> Desenvolver capacidades de fazer escolhas em áreas mais saudáveis
> Adquirir e aprofundar vocabulário relacionado com os temas transversais
> Aquisição de vocabulário em inglês
> Saber ouvir e trabalhar em grupo

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
200 MINUTOS
What’s for breakfast today? / What’s for lunch today? / What’s for snack today? / What’s for dinner today?

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Visualização de um vídeo sobre “Healthy and Unhealthy Food” – https://www.youtube.com/watch?v=UhkMTB-z1Lc&ab_channel=BunnyTales

Promover o debate sobre acabaram de ver. Introduzir o tema da alimentação saudável e das escolhas alimentares diárias que os alunos fazem. 

Formar quatro grupos de trabalho, cada grupo irá fazer as refeições e colocar o guião de trabalho na plataforma Googleclassroom.

Os alunos devem criar uma apresentação na plataforma Canva com o trabalho de grupo colaborativo.

Enquanto trabalham em grupos o docente que faz parte de todos os grupos, dá feedback dos seus progressos.

O trabalho final será uma apresentação digital em inglês.


Ferramentas e recursos:

Computadores e tablets,

Internet, youtubekids, canva.com, motor de busca: google


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada grupo de alunos compõe o seu espaço de trabalho, consoante os dispositivos digitais que possuí.

Ficheiros de Apoio (anexos):

guiao-food.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top