>
1º Ciclo
Natália Magalhães / 14-06-2025
Descrição / Síntese:
os alunos identificam os alimentos, como exercício de revisão de conteúdos e deverão ser capazes de selecionar alimentos saudáveis e não saudáveis, criar 3 refeições equilibradas e apresentar as suas escolhas à turma
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Inglês ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Visualização de um vídeo sobre “Healthy and Unhealthy Food” – https://www.youtube.com/watch?v=UhkMTB-z1Lc&ab_channel=BunnyTales
Promover o debate sobre acabaram de ver. Introduzir o tema da alimentação saudável e das escolhas alimentares diárias que os alunos fazem.
Formar quatro grupos de trabalho, cada grupo irá fazer as refeições e colocar o guião de trabalho na plataforma Googleclassroom.
Os alunos devem criar uma apresentação na plataforma Canva com o trabalho de grupo colaborativo.
Enquanto trabalham em grupos o docente que faz parte de todos os grupos, dá feedback dos seus progressos.
O trabalho final será uma apresentação digital em inglês.
Ferramentas e recursos:
Computadores e tablets,
Internet, youtubekids, canva.com, motor de busca: google
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada grupo de alunos compõe o seu espaço de trabalho, consoante os dispositivos digitais que possuí.