>
2º Ciclo
Ana Sofia Oliveira Magano / 04-06-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos identificam os alimentos como exercício de revisão de conteúdos. Deverão ser capazes de selecionar alimentos saudáveis e não saudáveis. Criar três refeições equilibradas e apresentar as suas escolhas à turma.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Línguas estrangeiras ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Visualização de um vídeo sobre hábitos alimentares pouco saudáveis; Promover o debate sobre o que acabaram de ver e introduzir o tema da alimentação saudável e das escolhas alimentares diárias, que os alunos fazem;
Formar grupos de trabalho e colocar o guião de trabalho na plataforma Google Classroom;
Os alunos devem criar uma apresentação na plataforma Canva de um trabalho de grupo colaborativo;
Enquanto trabalham em grupos, o docente, que faz parte de todos os grupos de trabalho, guia os alunos, dando feedback em tempo real, dos seus progressos;
Trabalho final será uma apresentação digital, em inglês.
Ferramentas e recursos:
Computadores; tablets; telemóveis;
Internet; youtube kids; canva.com; motores de busca: Google
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada grupo de alunos compõe o seu espaço de trabalho, consoante os dispositivos digitais que possui.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)