Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Healthy food

2º Ciclo

Ana Sofia Oliveira Magano / 04-06-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos identificam os alimentos como exercício de revisão de conteúdos. Deverão ser capazes de selecionar alimentos saudáveis e não saudáveis. Criar três refeições equilibradas e apresentar as suas escolhas à turma.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Línguas estrangeiras ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Diferenciar hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis; Desenvolver capacidades de fazer escolhas diárias mais saudáveis; Promover a consciência ambiental das escolhas alimentares que se fazem; Adquirir e aprofundar vocabulário relacionado com os temas transversais.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
200 MINUTOS
What’s for lunch today?

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Visualização de um vídeo sobre hábitos alimentares pouco saudáveis; Promover o debate sobre o que acabaram de ver e introduzir o tema da alimentação saudável e das escolhas alimentares diárias, que os alunos fazem;

Formar grupos de trabalho e colocar o guião de trabalho na plataforma Google Classroom;

Os alunos devem criar uma apresentação na plataforma Canva de um trabalho de grupo colaborativo;

Enquanto trabalham em grupos, o docente, que faz parte de todos os grupos de trabalho, guia os alunos, dando feedback em tempo real, dos seus progressos;

Trabalho final será uma apresentação digital, em inglês.

 


Ferramentas e recursos:

Computadores; tablets; telemóveis;

Internet; youtube kids; canva.com; motores de busca: Google


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada grupo de alunos compõe o seu espaço de trabalho, consoante os dispositivos digitais que possui.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top