Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
700 minutos

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D’arte a compreender (Exposição Online)

Ensino Secundário

Maria José Oliveira barbosa / 04-06-2025


Descrição / Síntese:

A presente planificação visa programar, não uma aula, mas um projeto, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia, no estudo da Estética. A Estética procura analisar e compreender a natureza e os fundamentos dos juízos estéticos, ou seja, a forma como o belo, pelos juízos estéticos, altera a relação do indivíduo com o (seu) mundo.

Mas, como distinguir um objeto artístico dos demais objetos?

Em contexto de aula, procurar-se-á clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das diferentes teorias da arte, sobre a definição de (objeto) arte. Podemos dividir as diferentes teorias de arte em duas categorias: essencialistas e não essencialistas. Entre os essencialistas – defendem a existência de uma essência da arte – as características inerentes ao objeto de arte, que o eleva dos demais, podem ser a representação, a expressão e a forma. Em contraste, as teorias não essencialistas consideram que a arte não tem uma natureza própria, pois os objetos são instituídos como artísticos por fatores externos, como o contexto social ou as convenções artísticas. Cada posição apresenta uma tese, à qual, os demais teóricos, apresentam objeções. Assim, consideradas todas as posições definidas, e respetivas objeções, que se encontra esquematizado no mapa mental realizado no Popplet, cada aluno selecionará uma obra e a interpretará segundo uma teoria de arte. A apresentação será realizada num template do Canva pré-definido. Todos os trabalhos serão compilados numa exposição virtual (artsteps.com).
A exposição D’Art apresenta uma seleção de obras de arte realizada pelos alunos das turmas do 11º ano (A, C, D e EF) da Escola Secundária Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém) e pretende documentar a fascinante viagem realizada, pelos mesmos, ao mundo da arte.
Antes da apresentação/debate, os alunos poderão avaliar os seus conhecimentos num forms sobre a filosofia da arte disponibilizado na Classroom.
No final da atividade, os alunos realizaram uma visita ao Museu Calouste Gulbenkian e, na qualidade de críticos da arte, preencheram uma página da Wiki (Plataforma da Moodle). Após encerramento do ciclo de aprendizagem, os alunos terão oportunidade de se autoavaliar quanto ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (pág. 11), por via de um forms disponibilizado na mesma plataforma.
Pretende-se, com este trabalho, desenvolver competências do domínio específico da Filosofia – analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte e colocar em diálogo, de modo crítico, as distintas posições em debate e respetivos argumentos – e do domínio transversal – desenvolver uma postura adequada ao trabalho filosófico e nas tarefas que exigem colaboração/cooperação e interajuda.
Com esta atividade, os alunos, de forma orientada, irão percorrer os distintos níveis propostos na taxonomia de Bloom, de lembrar (dos conceitos e das teses) até avaliar a proposta dos colegas.
Em síntese, cada aluno apresentará uma proposta de definição de objeto de arte, aplicando a sua tese a uma obra por si selecionada, e terá de defendê-la face às objeções dos seus colegas, que se valerão das críticas dos teóricos que objetam essa mesma tese. Se considerarmos o esquema concetual do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (pág. 11), consideramos que o atual plano é abrangente e integrador.
Os alunos são o centro das aprendizagens, tendo autonomia para pesquisar, investigar, recolher e aplicar os recursos disponíveis, sob a orientação do professor. Desta forma, os alunos devem demonstrar autonomia para aplicar os conhecimentos adquiridos e raciocínio crítico para se defenderem dos seus opositores.
No decorrer do trabalho será aplicada a avaliação formativa e contínua dos trabalhos realizados, nas suas diferentes etapas, elaborada em grelha e acompanhado de feedback, o do professor e o que decorre da discussão entre os alunos, quer na aula quer nas plataformas LMS, invertendo assim o papel dos alunos e também fazê-los aprender uns com os outros.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Filosofia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.
> Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.
> Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de arte.
> Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das diferentes teorias da arte.
> Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte.
> Selecionar imagens a partir de bancos de imagens livres sobre o objeto de arte selecionado.
> Utilizar a plataforma LMS para partilhar e discutir os trabalhos e realizar formulários.
> Avaliar, ser avaliado e dar feedback entre colegas da turma.
> Respeitar-se a si mesmo e aos outros e saber agir eticamente nas diferentes etapas do projeto.
> Reunir informação de múltiplas literacias e questionar criticamente a realidade.
> Avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia.
> Pensar crítica e autonomamente, criativo, com competência de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
350 MINUTOS
D’Arte a conhecer

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A aprendizagem é apoiada por um mapa mental interativo (Popplet) onde estão sistematizadas as teorias e objeções. Cada aluno seleciona uma obra de arte e interpreta-a à luz de uma teoria estudada, apresentando o seu trabalho num template do Canva, posteriormente integrado numa exposição virtual coletiva: D’Art – Artsteps, envolvendo turmas do 11.º ano da Escola Secundária Manuel da Fonseca.

Para assegurar a compreensão dos conceitos, os alunos devem realizar uma avaliação diagnóstica (via Forms) sobre os mesmos.


Ferramentas e recursos:

Computador

Internet

Plataforma de LMS (Classroom)

plataforma digital interativa: artsteps

Mapa mental realizado no Popplet

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 350 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Conceito Geral do Espaço de Aprendizagem

O espaço de aprendizagem concebido para o projeto “D’Arte” ultrapassa a configuração tradicional da sala de aula. Assume-se como um ambiente híbrido, dinâmico e interativo, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa, crítica e aplicada. A arquitetura pedagógica está centrada no aluno, promovendo a autonomia, o pensamento crítico e a articulação entre saberes filosóficos e competências transversais.

  1. Organização e Dimensões do Espaço

Espaço Físico e Digital Integrado

  • Sala de aula presencial: funciona como espaço de discussão, debate filosófico e reflexão orientada, onde se introduzem os conceitos centrais (teorias da arte: essencialistas vs. não essencialistas) e se desenvolve o diálogo filosófico.
  • Plataformas digitais de apoio:
    • Google Classroom: ponto central de organização de conteúdos, partilhas, formulários de diagnóstico e autoavaliação.
    • Popplet: construção colaborativa de mapas mentais e esquemas concetuais.
    • Canva: ferramenta de apresentação multimédia que permite aos alunos estruturar visualmente as suas propostas estéticas.
    • Artsteps: galeria virtual onde os alunos expõem os seus trabalhos, simulando um museu online e acessível ao público.
  1. Papel dos Alunos e do Professor

Alunos

  • Atuam como pesquisadores e pensadores críticos.
  • Têm liberdade para selecionar obras de arte, aplicar teorias, construir argumentos e defender suas interpretações perante os colegas.
  • Participam ativamente em debates, comentando e contra-argumentando as apresentações alheias com base em teorias estudadas.
  • Desenvolvem competências cognitivas alinhadas com a Taxonomia de Bloom: lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar.
  • Refletem sobre o seu percurso, exercendo autoavaliação crítica e metacognitiva.

Professor

  • Atua como facilitador e orientador do processo, assegurando que os fundamentos filosóficos são respeitados e que a aprendizagem se mantém significativa e rigorosa.
  • Fornece feedback contínuo, fomenta a discussão e assegura que todos participem ativamente no espaço de aprendizagem.
  1. Metodologia e Estratégias de Aprendizagem
  • Aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning): o projeto “D’Arte” funciona como eixo articulador de todo o processo de ensino-aprendizagem.
  • Discussão filosófica orientada: central para desenvolver o raciocínio crítico e dialógico.
  • Avaliação formativa e contínua: através de grelhas, feedback escrito e verbal, e mecanismos de auto e heteroavaliação.
  • Aprendizagem entre pares: debate e confronto de ideias favorecem a construção de conhecimento partilhado.
  1. Integração com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Este espaço de aprendizagem promove:

  • Autonomia e responsabilidade.
  • Pensamento crítico e criativo.
  • Sensibilidade estética e capacidade de expressão pessoal.
  • Capacidade de argumentação, escuta ativa e respeito pela diversidade de perspetivas.
  • Articulação entre conhecimento científico, sensibilidade artística e ética.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
350 MINUTOS
A visita ao Museu Calouste Gulbenkian

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A visita ao Museu Calouste Gulbenkian, integrada no projeto, representa uma extensão do espaço de aprendizagem para o mundo real. A análise crítica das obras em contexto museológico, com posterior reflexão na Wiki, reforça a articulação entre teoria e experiência sensível.


Ferramentas e recursos:

Plataforma de LMS (Classroom e Moodle)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 350 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem concebido para o projeto Museu Calouste Gulbenkian.

  1. Organização e Dimensões do Espaço

Espaço Físico e Digital Integrado

  • Sala:  Museu Calouste Gulbenkian.
  • Plataformas digitais de apoio:
    • Google Classroom: ponto central de organização de conteúdos, partilhas, formulários de diagnóstico e autoavaliação.
    • Moodle (Wiki): espaço de partilha crítica após a visita ao museu, promovendo o papel de cada aluno enquanto crítico de arte.
  1. Papel dos Alunos e do Professor

Alunos

  • Atuam como pesquisadores e pensadores críticos.
  • Refletem sobre o seu percurso, exercendo autoavaliação crítica e metacognitiva.

Professor

  • Atua como facilitador e orientador do processo, assegurando que os fundamentos filosóficos são respeitados e que a aprendizagem se mantém significativa e rigorosa.
  1. Metodologia e Estratégias de Aprendizagem
  • Discussão filosófica orientada: central para desenvolver o raciocínio crítico e dialógico.
  • Avaliação formativa e contínua: através de grelhas, feedback escrito e verbal, e mecanismos de auto e heteroavaliação.
  • Aprendizagem entre pares: debate e confronto de ideias favorecem a construção de conhecimento partilhado.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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