Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


  minutos

>

La Descripción Física

3º Ciclo

Ana Pires / 21-11-2023


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos aprendam a descreve-se e a descrever outros fisicamente. Depois de um conjunto de atividades de apresentação e gamificação, os alunos produzem um texto com uma descrição física e, com recurso à IA criam uma imagem. Por fim, discutem a imagem obtida com a descrição apresentada.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Compreender intervenções, questões e instruções simples dirigidas de forma pausada e clara.
> – Identificar palavras-chave, expressões correntes e frases simples e compreender o sentido geral em mensagens e textos simples e curtos (em presença e em suportes físicos ou digitais diversos), relacionados com o funcionamento da aula, o meio envolvente, situações do quotidiano e experiências pessoais, sempre que sejam articulados de forma muito clara e pausada.
> – Compreender, identificar e selecionar as ideias principais e a informação relevante de mensagens e textos simples e curtos (de géneros e suportes diversos) que descrevam e/ou narrem experiências e interesses pessoais, situações do quotidiano e temas da atualidade, sempre que sejam constituídos por frases simples e vocabulário muito frequente.
> – Exprimir-se de forma muito simples, apoiando-se num texto memorizado ou previamente trabalhado, no qual:- fala de si, de outras pessoas, lugares, hábitos, factos e projetos; – utiliza um repertório muito limitado de palavras, expressões isoladas e frases curtas; – pronuncia geralmente de forma compreensível.
> Escrever textos simples e muito curtos, em papel ou em aplicações digitais, nos quais: – se apresenta e apresenta outras pessoas;

Atividades a desenvolver

〉Avaliação e Retorno10 MINUTOS
Diagnóstico

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos criam uma nuvem de palavras (Mentimeter), com vocábulos  que já conhecem  relativo ao tema da descrição física, que será analisado por todos, na sua correção semântica e ortográfica.


Ferramentas e recursos:

Computador/telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O trabalho numa aula de Espanhol.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Apresentação de PowerPoint

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A docente apresenta um powerpoint com o vocabulário relativo à descrição física. Os alunos interagem com a docente respondendo a questões várias.


Ferramentas e recursos:

Computador, PowerPoint, manual.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula de Espanhol

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação10 MINUTOS
Gamificação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos realizam uma atividade lúdica no Educaplay relacionando imagens com palavra relativas a características físicas.


Ferramentas e recursos:

Computador e/ou telémovel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula de Espanhol

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
Audição

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A professora apresenta um áudio e os alunos relacionam o que ouvem com as imagens que lhes foram distribuídas previamente. 


Ferramentas e recursos:

Computador; imagens; áudio.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação20 MINUTOS
Elaboração de uma descrição física

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos criam um pequeno texto descrevendo fisicamente uma personagem inventada.


Ferramentas e recursos:

Caderno e manual


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação15 MINUTOS
Criar uma imagem com recurso ao IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos criam uma imagem recorrendo à Inteligência Artificial na plataforma Bing Creator a partir do texto produzido.


Ferramentas e recursos:

Computador e Bing Creator


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha30 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos de Grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os grupos de alunos apresentam as imagens e os respetivos texto à turma, discutindo-se a congruências das imagens com os textos elaborados.


Ferramentas e recursos:

Computador e textos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)