>
3º Ciclo
Ana Pires / 21-11-2023
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos aprendam a descreve-se e a descrever outros fisicamente. Depois de um conjunto de atividades de apresentação e gamificação, os alunos produzem um texto com uma descrição física e, com recurso à IA criam uma imagem. Por fim, discutem a imagem obtida com a descrição apresentada.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos criam uma nuvem de palavras (Mentimeter), com vocábulos que já conhecem relativo ao tema da descrição física, que será analisado por todos, na sua correção semântica e ortográfica.
Ferramentas e recursos:
Computador/telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O trabalho numa aula de Espanhol.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A docente apresenta um powerpoint com o vocabulário relativo à descrição física. Os alunos interagem com a docente respondendo a questões várias.
Ferramentas e recursos:
Computador, PowerPoint, manual.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula de Espanhol
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos realizam uma atividade lúdica no Educaplay relacionando imagens com palavra relativas a características físicas.
Ferramentas e recursos:
Computador e/ou telémovel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula de Espanhol
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A professora apresenta um áudio e os alunos relacionam o que ouvem com as imagens que lhes foram distribuídas previamente.
Ferramentas e recursos:
Computador; imagens; áudio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos criam um pequeno texto descrevendo fisicamente uma personagem inventada.
Ferramentas e recursos:
Caderno e manual
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos criam uma imagem recorrendo à Inteligência Artificial na plataforma Bing Creator a partir do texto produzido.
Ferramentas e recursos:
Computador e Bing Creator
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os grupos de alunos apresentam as imagens e os respetivos texto à turma, discutindo-se a congruências das imagens com os textos elaborados.
Ferramentas e recursos:
Computador e textos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)