Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
220 minutos

>

Quem Somos e Onde Vivemos?

3º Ciclo

Maria Goncalves / 31-05-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos vão investigar como a população está distribuída no território português e os principais fatores que condicionam o povoamento. Organizados em grupos, irão criar infografias digitais com dados populacionais reais (INE, PORDATA) e mapas que representem essa realidade. No final, apresentam os seus projetos à turma.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Compreender a distribuição e densidade populacional em Portugal.
> – Analisar fatores que influenciam o povoamento (meio natural, económico e histórico).
> – Promover o trabalho colaborativo e a comunicação oral/escrita.
> – Interpretar dados estatísticos e mapas temáticos.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
220 MINUTOS
Estudar a População e o Povoamento em Portugal

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos vão investigar como a população está distribuída no território português e os principais fatores que condicionam o povoamento. Organizados em grupos, irão criar infografias digitais com dados populacionais reais (INE, PORDATA) e mapas que representem essa realidade. No final, apresentam os seus projetos à turma.

Etapas do Cenário

Aula 1: Introdução ao Tema
– Apresentação de um vídeo curto sobre “População e Povoamento”
– Discussão orientada com perguntas geradoras
– Organização dos grupos

Aula 2: Investigação e Análise
– Exploração de dados em PORDATA e INE
– Identificação das áreas mais povoadas e menos povoadas

Aula 3: Produção
– Criação de infografias digitais
– Elaboração de gráficos e textos explicativos

Aula 4: Apresentação e Reflexão
– Apresentação dos projetos
– Discussão dos principais resultados
– Autoavaliação


Ferramentas e recursos:

– Computadores/tablets com acesso à Internet
– Sites: http://www.pordata.pt, http://www.ine.pt
– Aplicações: Canva, PowerPoint, Google Slides
– Guião de trabalho, fichas de apoio
– Quadro interativo / projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 220 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na 1ª aula, no primeiro momento da atividade o espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional (mesas e
cadeira dispostos em filas e direcionados de frente para o professor), para a visualização do vídeo.

Nas 2ª e 3ª aulas,  o professor muda a disposição da sala para um ambiente e um enquadramento físico mais
estimulantes e propícios à comunicação interpessoal.

Na 4ª aula, para a “Apresentação e Reflexão” , volta à tradicional (mesas e
cadeira dispostos em filas e direcionados de frente para o professor).
No terceiro momento da aula o professor muda a disposição da sala para um ambiente e um enquadramento físico mais
estimulantes e propícios à comunicação interpessoal, nomeadamente, através do contacto visual entre todos os
intervenientes no debate: as mesas são arrumadas para as laterais da sala e é formado um círculo de cadeiras viradas
para o centro da sala, onde estão dispostas duas mesas justapostas, em ilha.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top