>
3º Ciclo
Maria Goncalves / 31-05-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos vão investigar como a população está distribuída no território português e os principais fatores que condicionam o povoamento. Organizados em grupos, irão criar infografias digitais com dados populacionais reais (INE, PORDATA) e mapas que representem essa realidade. No final, apresentam os seus projetos à turma.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos vão investigar como a população está distribuída no território português e os principais fatores que condicionam o povoamento. Organizados em grupos, irão criar infografias digitais com dados populacionais reais (INE, PORDATA) e mapas que representem essa realidade. No final, apresentam os seus projetos à turma.
Etapas do Cenário
Aula 1: Introdução ao Tema
– Apresentação de um vídeo curto sobre “População e Povoamento”
– Discussão orientada com perguntas geradoras
– Organização dos grupos
Aula 2: Investigação e Análise
– Exploração de dados em PORDATA e INE
– Identificação das áreas mais povoadas e menos povoadas
Aula 3: Produção
– Criação de infografias digitais
– Elaboração de gráficos e textos explicativos
Aula 4: Apresentação e Reflexão
– Apresentação dos projetos
– Discussão dos principais resultados
– Autoavaliação
Ferramentas e recursos:
– Computadores/tablets com acesso à Internet
– Sites: http://www.pordata.pt, http://www.ine.pt
– Aplicações: Canva, PowerPoint, Google Slides
– Guião de trabalho, fichas de apoio
– Quadro interativo / projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 220 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na 1ª aula, no primeiro momento da atividade o espaço de aprendizagem está organizado da forma tradicional (mesas e
cadeira dispostos em filas e direcionados de frente para o professor), para a visualização do vídeo.
Nas 2ª e 3ª aulas, o professor muda a disposição da sala para um ambiente e um enquadramento físico mais
estimulantes e propícios à comunicação interpessoal.
Na 4ª aula, para a “Apresentação e Reflexão” , volta à tradicional (mesas e
cadeira dispostos em filas e direcionados de frente para o professor).
No terceiro momento da aula o professor muda a disposição da sala para um ambiente e um enquadramento físico mais
estimulantes e propícios à comunicação interpessoal, nomeadamente, através do contacto visual entre todos os
intervenientes no debate: as mesas são arrumadas para as laterais da sala e é formado um círculo de cadeiras viradas
para o centro da sala, onde estão dispostas duas mesas justapostas, em ilha.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)