>
3º Ciclo
Eugénia Cardoso / 04-12-2023
Descrição / Síntese:
A atividade proposta pretende levar os alunos a compreender os sistemas técnicos necessários para produção e aplicação da energia
alternativa como fonte produtora de trabalho.
Os alunos conhecem as diversas fontes de energia, nomeadamente a energia eólica, geotérmica, solar, entre outras.
Os alunos reconhecem as diferentes fontes de energias e o impacto social do esgotamento de fontes energéticas naturais, valorizando o uso
das energias alternativas.
Através do guião apresentado, com a indicação das tarefas a realizar, os alunos são levados a pesquisar, sistematizar e apresentar publicamente a
informação recolhida.
Posteriormente, os alunos idealizam e constroem, com materiais reutilizáveis o seu “catavento” que aproveita a energia dos ventos girando
sobre um eixo vertical.
Em grupo, será criado de um portefólio de turma com recurso à ferramenta Padlet.
O Padlet criado segue o modelo/formato de friso cronológico permitindo a criação de um mural virtual dinâmico e interativo de acordo com a ordem da realização das tarefas, para registar, guardar e partilhar sites consultados, apresentações realizadas, vídeos com imagens da execução das tarefas, fotografias dos trabalhos realizados.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O professor apresenta oralmente o trabalho a realizar abordando o tema, os objetivos, fontes de pesquisa e recolha de informação.
Ferramentas e recursos:
- YouTube
- Drive
- Classroom
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- O professor apresenta o tema e orienta o trabalho a realizar utilizando um vídeo introdutório e uma ficha de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos investigam sobre o tema para:
• Construção de um suporte teórico da pesquisa;
• Recolha de recursos;
• Lista de necessidades (materiais necessários);
Ferramentas e recursos:
- Google Slides
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo, os alunos tratam a informação recolhida e preparam a apresentação para os pares sobre o trabalho que vão executar.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Criação real de um catavento.
Ferramentas e recursos:
- Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo os alunos executam o catavento e criam um cartaz para divulgação dos trabalhos realizados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos organizam uma exposição dos cataventos, tiram fotografias dos trabalhos realizados, colocam na Classroom e partilham no Padlet.
Ferramentas e recursos:
- Telemóvel
- Câmara fotográfica
- Classroom
- Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos apresentam os trabalhos realizados utilizando vários recursos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)