Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

>

Fontes de Energias Renováveis

3º Ciclo

Eugénia Cardoso / 04-12-2023


Descrição / Síntese:

A atividade proposta pretende levar os alunos a compreender os sistemas técnicos necessários para produção e aplicação da energia
alternativa como fonte produtora de trabalho.
Os alunos conhecem as diversas fontes de energia, nomeadamente a energia eólica, geotérmica, solar, entre outras.
Os alunos reconhecem as diferentes fontes de energias e o impacto social do esgotamento de fontes energéticas naturais, valorizando o uso
das energias alternativas.
Através do guião apresentado, com a indicação das tarefas a realizar, os alunos são levados a pesquisar, sistematizar e apresentar publicamente a
informação recolhida.
Posteriormente, os alunos idealizam e constroem, com materiais reutilizáveis o seu “catavento” que aproveita a energia dos ventos girando
sobre um eixo vertical.
Em grupo, será criado de um portefólio de turma com recurso à ferramenta Padlet.
O Padlet criado segue o modelo/formato de friso cronológico permitindo a criação de um mural virtual dinâmico e interativo de acordo com a ordem da realização das tarefas, para registar, guardar e partilhar sites consultados, apresentações realizadas, vídeos com imagens da execução das tarefas, fotografias dos trabalhos realizados.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender os sistemas técnicos necessários para produção e aplicação da energia alternativa como fonte produtora de trabalho.
> Conhecer as diversas fontes de energia, nomeadamente a energia eólica, geotérmica, solar, entre outras.
> Reconhecer as diferentes fontes de energias e o impacto social do esgotamento de fontes energéticas naturais, valorizando o uso das energias alternativas.
> Pesquisar, sistematizar e apresentar publicamente a informação recolhida.
> Idealizar e construir, com materiais reutilizáveis um “catavento” que aproveita a energia dos ventos girando sobre um eixo vertical.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
“ENERGIAS ALTERNATIVAS”

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

O  professor apresenta oralmente o trabalho a realizar abordando o tema, os objetivos, fontes de pesquisa e recolha de informação.


Ferramentas e recursos:

  • YouTube
  • Drive
  • Classroom


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • O professor  apresenta o tema e orienta o trabalho a realizar utilizando um vídeo introdutório e uma ficha de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Os Cataventos.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos investigam sobre o tema para:

• Construção de um suporte teórico da pesquisa;
• Recolha de recursos;
• Lista de necessidades (materiais necessários);


Ferramentas e recursos:

  • Google Slides


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo, os alunos tratam a informação recolhida e preparam a apresentação para os pares sobre o trabalho que vão executar.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Criação de Cataventos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Criação real de um catavento.


Ferramentas e recursos:

  • Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo os alunos executam o catavento e criam um cartaz para divulgação dos trabalhos realizados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno100 MINUTOS
Exposição de Cataventos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos organizam uma exposição dos cataventos, tiram fotografias dos trabalhos realizados, colocam  na Classroom e partilham no Padlet.


Ferramentas e recursos:

  • Telemóvel
  • Câmara fotográfica
  • Classroom
  • Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos apresentam os trabalhos realizados utilizando vários recursos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)