>
Ensino Secundário
Paulo Almeida / 03-06-2025
Descrição / Síntese:
Pretende-se neste módulo fazer uma abordagem ao estudo dos diversos processos e técnicas de acabamento das peças, de modo a que o aluno possa selecionar o tipo de acabamento e escolher o melhor método de execução na perspetiva da maior durabilidade e fiabilidade da peça.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
- Atividade: Apresentar vídeos curtos que demonstrem diferentes processos de acabamento, como polimento, lixamento, anodização, entre outros. Acompanhar os vídeos com uma discussão inicial sobre a importância destes processos no fabrico de peças mecânicas.
- Intencionalidade pedagógica: Estimular a curiosidade dos alunos sobre os processos de acabamento na mecânica e estabelecer uma base inicial de conhecimento.
Ferramentas e recursos:
Youtube e vídeos produzidos pelo professor (produzidos utilizando https://invideo.io/ mas não incluídos aqui por serem demasiado “volumosos”).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos nos seus lugares normais de sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade: O professor divide a turma em grupos pequenos (dois ou, no máximo, três alunos) e apresenta o tema central: “Processos de Acabamento na Mecânica”. Cada grupo será responsável por pesquisar o mesmo tema.
- Intencionalidade pedagógica: Garantir que todos os alunos trabalhem no mesmo tema para fomentar uma aprendizagem colaborativa.
Ferramentas e recursos:
https://wheelofnames.com/ para sorteio dos elementos dos grupos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos nos seus lugares normais de sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade: Cada grupo planeia como irá conduzir a sua pesquisa sobre o tema atribuído. Eles devem decidir sobre os recursos online que irão utilizar, como artigos científicos, vídeos educacionais, websites técnicos, entre outros. O professor fornece orientação e suporte conforme necessário.
- Intencionalidade pedagógica: Desenvolver habilidades de planeamento e organização.
Ferramentas e recursos:
Computadores com ligação à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade: Os alunos realizam as suas pesquisas utilizando recursos disponíveis na internet. Eles recolhem informações relevantes, comparando diferentes fontes e registando os dados encontrados. Exemplos de fontes podem incluir:
- Artigos e vídeos explicativos sobre os efeitos dos abrasivos no polimento.
- Estudos de caso e relatórios técnicos sobre a eficiência de diferentes métodos de acabamento.
- Intencionalidade pedagógica: Promover a aprendizagem ativa e a construção do conhecimento através da pesquisa orientada.
Ferramentas e recursos:
Computadores com ligação à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 480 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade: Os alunos organizam as informações recolhidas e analisam os dados encontrados. Eles discutem em grupo se os dados suportam as suas hipóteses iniciais e o que aprenderam com a pesquisa. O professor orienta os alunos na análise crítica das fontes e na síntese dos dados.
- Intencionalidade pedagógica: Desenvolver habilidades de análise crítica e avaliação de fontes de informação.
Ferramentas e recursos:
Computadores com ligação à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade: Cada grupo prepara uma apresentação oral para compartilhar os seus achados com a turma. A apresentação deve incluir:
- O tema de pesquisa.
- O plano de pesquisa.
- Os resultados e a análise dos dados.
- As conclusões tiradas da pesquisa.
- Reflexões sobre o que aprenderam e sugestões para investigações futuras.
- Intencionalidade pedagógica: Desenvolver habilidades de comunicação e síntese.
Ferramentas e recursos:
Computadores com ligação à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
- Atividade: Os grupos apresentam os seus trabalhos para a turma. Cada grupo tem um tempo limitado (mínimo e máximo) para a apresentação, seguido de uma sessão de perguntas e respostas, onde os colegas e o professor podem fazer perguntas e comentários.
- Intencionalidade pedagógica: Promover a expressão oral e a partilha de conhecimento.
Ferramentas e recursos:
Quaisquer, sendo escolha dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os elementos constituintes do grupo que apresenta estão de pé, de frente para os restantes colegas e professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade: Após todas as apresentações, realizar uma discussão entre toda a turma sobre as descobertas feitas. Os alunos refletem sobre o processo de aprendizagem, identificando os pontos fortes e áreas a melhorar. Cada aluno escreve um breve relato pessoal sobre o que aprendeu.
- Intencionalidade pedagógica: Fomentar a metacognição e a autoavaliação.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos nos seus lugares normais de sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)