Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
1155 minutos

>

Tecnologia e Processos – Módulo 9 (Processos de acabamento)

Ensino Secundário

Paulo Almeida / 03-06-2025


Descrição / Síntese:

Pretende-se neste módulo fazer uma abordagem ao estudo dos diversos processos e técnicas de acabamento das peças, de modo a que o aluno possa selecionar o tipo de acabamento e escolher o melhor método de execução na perspetiva da maior durabilidade e fiabilidade da peça.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> No final do módulo, o aluno deverá ser capaz de:
> • Identificar e caraterizar as principais tecnologias de acabamento;
> • Interpretar as normas de tolerâncias de forma e de dimensão;
> • Interpretar a simbologia dos acabamentos;
> • Utilizar corretamente o rugosímetro e interpretar os valores obtidos na medição;
> • Distinguir e caraterizar os diversos tipos de abrasivos utilizados no acabamento;
> • Executar corretamente os processos de acabamento de máxima precisão, incluindo o polimento, conforme as normas e especificações técnicas indicadas;
> • Identificar, caraterizar e aplicar revestimentos/tratamentos superficiais.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
90 MINUTOS
Introdução ao tema

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

  • Atividade: Apresentar vídeos curtos que demonstrem diferentes processos de acabamento, como polimento, lixamento, anodização, entre outros. Acompanhar os vídeos com uma discussão inicial sobre a importância destes processos no fabrico de peças mecânicas.
  • Intencionalidade pedagógica: Estimular a curiosidade dos alunos sobre os processos de acabamento na mecânica e estabelecer uma base inicial de conhecimento.


Ferramentas e recursos:

Youtube e vídeos produzidos pelo professor (produzidos utilizando https://invideo.io/ mas não incluídos aqui por serem demasiado “volumosos”).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos nos seus lugares normais de sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
45 MINUTOS
Distribuição do tema

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Atividade: O professor divide a turma em grupos pequenos (dois ou, no máximo, três alunos) e apresenta o tema central: “Processos de Acabamento na Mecânica”. Cada grupo será responsável por pesquisar o mesmo tema.
  • Intencionalidade pedagógica: Garantir que todos os alunos trabalhem no mesmo tema para fomentar uma aprendizagem colaborativa.


Ferramentas e recursos:

https://wheelofnames.com/ para sorteio dos elementos dos grupos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos nos seus lugares normais de sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
90 MINUTOS
Planeamento da investigação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Atividade: Cada grupo planeia como irá conduzir a sua pesquisa sobre o tema atribuído. Eles devem decidir sobre os recursos online que irão utilizar, como artigos científicos, vídeos educacionais, websites técnicos, entre outros. O professor fornece orientação e suporte conforme necessário.
  • Intencionalidade pedagógica: Desenvolver habilidades de planeamento e organização.


Ferramentas e recursos:

Computadores com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
480 MINUTOS
Realização da pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Atividade: Os alunos realizam as suas pesquisas utilizando recursos disponíveis na internet. Eles recolhem informações relevantes, comparando diferentes fontes e registando os dados encontrados. Exemplos de fontes podem incluir:
    • Artigos e vídeos explicativos sobre os efeitos dos abrasivos no polimento.
    • Estudos de caso e relatórios técnicos sobre a eficiência de diferentes métodos de acabamento.
  • Intencionalidade pedagógica: Promover a aprendizagem ativa e a construção do conhecimento através da pesquisa orientada.


Ferramentas e recursos:

Computadores com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 480 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
180 MINUTOS
Coleta e análise de dados

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Atividade: Os alunos organizam as informações recolhidas e analisam os dados encontrados. Eles discutem em grupo se os dados suportam as suas hipóteses iniciais e o que aprenderam com a pesquisa. O professor orienta os alunos na análise crítica das fontes e na síntese dos dados.
  • Intencionalidade pedagógica: Desenvolver habilidades de análise crítica e avaliação de fontes de informação.


Ferramentas e recursos:

Computadores com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Preparação da apresentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Atividade: Cada grupo prepara uma apresentação oral para compartilhar os seus achados com a turma. A apresentação deve incluir:
    • O tema de pesquisa.
    • O plano de pesquisa.
    • Os resultados e a análise dos dados.
    • As conclusões tiradas da pesquisa.
    • Reflexões sobre o que aprenderam e sugestões para investigações futuras.
  • Intencionalidade pedagógica: Desenvolver habilidades de comunicação e síntese.


Ferramentas e recursos:

Computadores com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre numa sala de informática, dispondo de computadores com ligação à internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Apresentação oral

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

  • Atividade: Os grupos apresentam os seus trabalhos para a turma. Cada grupo tem um tempo limitado (mínimo e máximo) para a apresentação, seguido de uma sessão de perguntas e respostas, onde os colegas e o professor podem fazer perguntas e comentários.
  • Intencionalidade pedagógica: Promover a expressão oral e a partilha de conhecimento.


Ferramentas e recursos:

Quaisquer, sendo escolha dos alunos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os elementos constituintes do grupo que apresenta estão de pé, de frente para os restantes colegas e professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
90 MINUTOS
Reflexão final

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Atividade: Após todas as apresentações, realizar uma discussão entre toda a turma sobre as descobertas feitas. Os alunos refletem sobre o processo de aprendizagem, identificando os pontos fortes e áreas a melhorar. Cada aluno escreve um breve relato pessoal sobre o que aprendeu.
  • Intencionalidade pedagógica: Fomentar a metacognição e a autoavaliação.


Ferramentas e recursos:

https://www.mentimeter.com/app/presentation/ali1qx3vprefh6drg7y5v8og31vv1p5a/edit?source=share-invite-modal


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos nos seus lugares normais de sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top