>
3º Ciclo
José Simões / 28-05-2025
Descrição / Síntese:
Como a nobreza convivia na Idade Média?
1. A cultura cortesã:
– o que eram os jograis e os trovadores?
– a poesia trovadoresca: as cantigas de amigo, de amor, de escárnio de mal dizer; as canções de gesta
Como se fazia nos mosteiros na Idade Média? Como é que era a vida de um monge?
2. A cultura monástica.
– refere as principais atividades culturais e assistenciais que eram desenvolvidas nos mosteiros
– Distingue escolas monacais de de escolas catedrais´
– Enumera os vários mosteiros existentes em Portugal
Como é que o povo convivia na Idade Média? Como nasceram as Universidades?
3. A cultura popular
– caracteriza a cultura popular
– explica o aparecimento das universidades
– enumera as principais universidades europeias
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Como a nobreza convivia na Idade Média?
1. A cultura cortesã:
– o que eram os jograis e os trovadores?
– a poesia trovadoresca: as cantigas de amigo, de amor, de escárnio de mal dizer; as canções de gesta
Como se fazia nos mosteiros na Idade Média? Como é que era a vida de um monge?
2. A cultura monástica.
– refere as principais atividades culturais e assistenciais que eram desenvolvidas nos mosteiros
– Distingue escolas monacais de de escolas catedrais´
– Enumera os vários mosteiros existentes em Portugal
Como é que o povo convivia na Idade Média? Como nasceram as Universidades?
3. A cultura popular
– caracteriza a cultura popular
– explica o aparecimento das universidades
– enumera as principais universidades europeias
Ferramentas e recursos:
Computadores
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de informática.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)