Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

A cultura portuguesa na Idade Média

3º Ciclo

José Simões / 28-05-2025


Descrição / Síntese:

Como a nobreza convivia na Idade Média?
1. A cultura cortesã:
– o que eram os jograis e os trovadores?
– a poesia trovadoresca: as cantigas de amigo, de amor, de escárnio de mal dizer; as canções de gesta

Como se fazia nos mosteiros na Idade Média? Como é que era a vida de um monge?
2. A cultura monástica.
– refere as principais atividades culturais e assistenciais que eram desenvolvidas nos mosteiros
– Distingue escolas monacais de de escolas catedrais´
– Enumera os vários mosteiros existentes em Portugal

Como é que o povo convivia na Idade Média? Como nasceram as Universidades?
3. A cultura popular
– caracteriza a cultura popular
– explica o aparecimento das universidades
– enumera as principais universidades europeias


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Compreender o papel exercido pelas instituições monásticas e senhoriais na produção e disseminação da cultura.
> – Identificar/aplicar os conceitos: universidade e cultura popular.
> – Caracterizar os estilos românico e gótico, tendo como referências, os saberes da História de Arte.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
A cultura portuguesa face aos modelos europeus

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Como a nobreza convivia na Idade Média?
1. A cultura cortesã:
– o que eram os jograis e os trovadores?
– a poesia trovadoresca: as cantigas de amigo, de amor, de escárnio de mal dizer; as canções de gesta

Como se fazia nos mosteiros na Idade Média? Como é que era a vida de um monge?
2. A cultura monástica.
– refere as principais atividades culturais e assistenciais que eram desenvolvidas nos mosteiros
– Distingue escolas monacais de de escolas catedrais´
– Enumera os vários mosteiros existentes em Portugal

Como é que o povo convivia na Idade Média? Como nasceram as Universidades?
3. A cultura popular
– caracteriza a cultura popular
– explica o aparecimento das universidades
– enumera as principais universidades europeias


Ferramentas e recursos:

Computadores


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de informática.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top