Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
55 minutos

>

Dinheiro e Inflação

Ensino Secundário

graça Moutinho / 27-05-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos vão Refletir sobre a importância do valor do dinheiro que ajuda a compreender o conceito de Inflação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Explicar as consequências da inflação (valor da moeda no poder de compra).

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
O valor do dinheiro

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

– O professor lança duas perguntas provocadoras aos alunos:
Questão 1.
“E se o dinheiro perdesse valor todos os dias? O que mudava na tua vida?”
Os alunos vão dando as suas respostas/ideias utilizando a ferramenta “Mentimeter”, mapa de ideias vão sendo registadas.

Questão 2:
“Qual preferes ter? Um milhão de euros agora ou o valor final de um cêntimo dobrado a cada dia durante um mês?”

Os alunos vão fazendo as suas escolhas em grupo e apresentam a sua escolha e justificam.

 


Ferramentas e recursos:

Computador

Internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão divididos em 4 grupos à volta das mesas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
O Valor do dinheiro

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor apresenta o gráfico e explica a escolha certa. Dizendo se a maioria dos alunos da turma estava certa ou errada. 

Explica com base nos resultados das duas respostas  que estas questões mostram bem a importância do valor do dinheiro e o impacto que a inflação pode ter no nosso quotidiano.

Os alunos fazem uma pesquisa e elaboram no gamma uma apresentação sobre os conceitos: “Inflação, Hiperinflação, Deflação, Estagflação”.

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos trabalham em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
15 MINUTOS
Avaliação formativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Para concluir a aula os alunos usam a atividade do Educaplay

https://www.educaplay.com/learning-resources/4550586-inflacao.htm


Ferramentas e recursos:

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top