>
Ensino Secundário
graça Moutinho / 27-05-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos vão Refletir sobre a importância do valor do dinheiro que ajuda a compreender o conceito de Inflação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
– O professor lança duas perguntas provocadoras aos alunos:
Questão 1.
“E se o dinheiro perdesse valor todos os dias? O que mudava na tua vida?”
Os alunos vão dando as suas respostas/ideias utilizando a ferramenta “Mentimeter”, mapa de ideias vão sendo registadas.
Questão 2:
“Qual preferes ter? Um milhão de euros agora ou o valor final de um cêntimo dobrado a cada dia durante um mês?”
Os alunos vão fazendo as suas escolhas em grupo e apresentam a sua escolha e justificam.
Ferramentas e recursos:
Computador
Internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão divididos em 4 grupos à volta das mesas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor apresenta o gráfico e explica a escolha certa. Dizendo se a maioria dos alunos da turma estava certa ou errada.
Explica com base nos resultados das duas respostas que estas questões mostram bem a importância do valor do dinheiro e o impacto que a inflação pode ter no nosso quotidiano.
Os alunos fazem uma pesquisa e elaboram no gamma uma apresentação sobre os conceitos: “Inflação, Hiperinflação, Deflação, Estagflação”.
Ferramentas e recursos:
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos trabalham em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Para concluir a aula os alunos usam a atividade do Educaplay
https://www.educaplay.com/learning-resources/4550586-inflacao.htm
Ferramentas e recursos:
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)