>
Ensino Secundário
António Justino Santos / 26-05-2025
Descrição / Síntese:
Padrões Geométricos
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Depois da atividade “A Arte e a Matemática em Ovar”, foi proposto aos alunos que realizassem um trabalho sobre os Padrões Geométricos.
Ferramentas e recursos:
- Computador/telemóvel;
- Ferramentas digitais: Cup Cut, Canva, Kahoot!, PowerPoint;
- Jogo de tabuleiro/”tabuleiro humano”.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
– As aulas iniciar-se-ão com o registo do sumário da aula e das presenças dos alunos na plataforma Inovar;
– Propor aos alunos que identifiquem e recolhem imagens/videos durante a atividade “A Arte e a Matemática em Ovar“, pavimentações regulares e semi-regulares no meio circundante, destacando as figuras que as compõem, bem como isometrias e frisos.
– Propor o desenvolvimento e a apresentação de um trabalho de projeto, em grupo, que permita aos alunos, usando o património artístico para descrever as padrões geométricos existentes em Ovar (ex: pesquisar por azulejo, ladrilho, pavimentos) – Atividade 1.
– Realização e discussão, em grupo, da atividade 1. Durante essa discussão desta tarefa será dado o feedback, a cada grupo, sobre as intervenções/dúvidas quer sobre os conteúdos quer sobre a apresentação dos mesmos, nomeadamente na utilização das ferramentas digitais;
– Utilização do computador/telemóvel, por parte dos grupos, na elaboração da atividade 1.
Avaliação:
– Observação direta focalizada no comportamento, interesse, participação, capacidade de intervenção e argumentação, autonomia e empenho na atividades proposta.
– Aplicação correta das aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da atividade .
Ficheiros de Apoio (anexos):
Atividades-_Arte-e-a-Matematica-em-Ovar.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)