Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
500 minutos

>

Planificação

Ensino Secundário

António Justino Santos / 26-05-2025


Descrição / Síntese:

Padrões Geométricos


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Analisar geometricamente problemas históricos ou exemplares do património artístico.
> Desenvolver a visualização e o raciocínio geométrico no estudo de problemas históricos ou do património artístico.
> Determinar a amplitude dos ângulos internos de um polígono regular.
> Reconhecer e construir as pavimentações regulares e semi-regulares no plano e classificá-la.
> Reconhecer e aplicar isometrias no plano.
> Compreender e ser capaz de utilizar propriedades e relações relativas a figuras geométricas.
> Estudar padrões geométricos planos, em particular frisos e rosáceas.
> Representar e construir modelos de composição de objetos geométricos no plano.
> Ser capaz de resolver problemas, comunicar e raciocinar matematicamente em contextos geométricas.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
500 MINUTOS
A Arte e a matemática em Ovar

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Depois da atividade “A Arte e a Matemática em Ovar”, foi proposto aos alunos que  realizassem um trabalho sobre os Padrões Geométricos.  


Ferramentas e recursos:

  • Computador/telemóvel;
  • Ferramentas digitais: Cup Cut, Canva, Kahoot!, PowerPoint;
  • Jogo de tabuleiro/”tabuleiro humano”.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

– As aulas iniciar-se-ão com o registo do sumário da aula e das presenças dos alunos na plataforma Inovar;

– Propor aos alunos que identifiquem e recolhem imagens/videos durante a atividade “A Arte e a Matemática em Ovar“, pavimentações regulares e semi-regulares no meio circundante, destacando as figuras que as compõem, bem como isometrias e frisos.

– Propor o desenvolvimento e a apresentação de um trabalho de projeto, em grupo, que permita aos alunos, usando o património artístico para descrever as padrões geométricos existentes em Ovar (ex: pesquisar por azulejo, ladrilho, pavimentos) – Atividade 1.

– Realização e discussão, em grupo,  da atividade 1. Durante essa discussão desta tarefa será dado o feedback, a cada grupo, sobre as intervenções/dúvidas quer sobre os conteúdos quer sobre a apresentação dos mesmos, nomeadamente na utilização das ferramentas digitais;

– Utilização do computador/telemóvel, por parte dos grupos, na elaboração da atividade 1.

 

Avaliação:

– Observação direta focalizada no comportamento, interesse, participação, capacidade de intervenção e argumentação, autonomia e empenho na atividades proposta.

– Aplicação correta das aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da atividade .

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Atividades-_Arte-e-a-Matematica-em-Ovar.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top