Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
325 minutos

>

“Narrativas com Voz – Criar e Contar com Tecnologia”

3º Ciclo

Carina Fernandes Vaz Castro / 26-05-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem, destinado a alunos do 8.º ano de escolaridade, na disciplina de Português, tem como objetivo principal desenvolver competências de leitura, escrita, expressão oral e digital, através da criação colaborativa de um conto narrativo multimodal.
A atividade está estruturada segundo a lógica da plataforma CAMEE, inspirada no modelo do Future Classroom Lab, promovendo metodologias ativas, trabalho colaborativo e integração de tecnologias digitais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender a estrutura do texto narrativo;
> Produzir um conto original com recurso a ferramentas digitais;
> Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
> Utilizar tecnologias digitais para planear, criar e partilhar conteúdos.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Desafio Inicial (Exploração)

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Os alunos assistem a um vídeo curto de um conto animado (“O Conto da Ilha Desconhecida”) e respondem a perguntas sobre a visualização do conto através de um questionário incluído no vídeo, com o objetivo de estimular a curiosidade e identificar elementos narrativos.


Ferramentas e recursos:

Youtube/Escola Virtual/  Educaplay/ Nearpod


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Zona de interação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
45 MINUTOS
Investigação e Planificação

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Em grupos, os alunos exploram contos digitais na biblioteca digital da escola e/ou na plataforma LER+ para poderem identificar estruturas narrativas e planearem um conto original.


Ferramentas e recursos:

Google, Google Docs, Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Zona de investigação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
150 MINUTOS
Criação Colaborativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast


Descrição da atividade:

Os alunos escrevem o conto em Google Docs e gravam a narração em formato podcast, de forma a desenvolverem competências de escrita e de expressão oral.


Ferramentas e recursos:

Google Docs, Audacity, Flipgrid ou Vocaroo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Zona de criação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
Apresentação e Partilha

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os grupos apresentam os seus contos em formato áudio ou vídeo à turma, no sentido de partilharem e refletirem sobre os trabalhos realizados.


Ferramentas e recursos:

Canva, PowerPoint, Google Slides/ Google Docs, Audacity, Flipgrid ou Vocaroo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Zona de apresentação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
15 MINUTOS
Avaliação e Reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Autoavaliação e coavaliação com base numa rúbrica digital, com o objetivo de promover a metacognição e o feedback construtivo.


Ferramentas e recursos:

Microsoft Forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Zona da reflexão

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top