>
3º Ciclo
Carina Fernandes Vaz Castro / 26-05-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem, destinado a alunos do 8.º ano de escolaridade, na disciplina de Português, tem como objetivo principal desenvolver competências de leitura, escrita, expressão oral e digital, através da criação colaborativa de um conto narrativo multimodal.
A atividade está estruturada segundo a lógica da plataforma CAMEE, inspirada no modelo do Future Classroom Lab, promovendo metodologias ativas, trabalho colaborativo e integração de tecnologias digitais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Os alunos assistem a um vídeo curto de um conto animado (“O Conto da Ilha Desconhecida”) e respondem a perguntas sobre a visualização do conto através de um questionário incluído no vídeo, com o objetivo de estimular a curiosidade e identificar elementos narrativos.
Ferramentas e recursos:
Youtube/Escola Virtual/ Educaplay/ Nearpod
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Zona de interação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Em grupos, os alunos exploram contos digitais na biblioteca digital da escola e/ou na plataforma LER+ para poderem identificar estruturas narrativas e planearem um conto original.
Ferramentas e recursos:
Google, Google Docs, Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Zona de investigação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Os alunos escrevem o conto em Google Docs e gravam a narração em formato podcast, de forma a desenvolverem competências de escrita e de expressão oral.
Ferramentas e recursos:
Google Docs, Audacity, Flipgrid ou Vocaroo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Zona de criação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os grupos apresentam os seus contos em formato áudio ou vídeo à turma, no sentido de partilharem e refletirem sobre os trabalhos realizados.
Ferramentas e recursos:
Canva, PowerPoint, Google Slides/ Google Docs, Audacity, Flipgrid ou Vocaroo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Zona de apresentação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Autoavaliação e coavaliação com base numa rúbrica digital, com o objetivo de promover a metacognição e o feedback construtivo.
Ferramentas e recursos:
Microsoft Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Zona da reflexão
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)