>
Ensino Secundário
cristina Mendes / 21-05-2025
Descrição / Síntese:
Refletir sobre as causas do Bullying, analisando-as à luz dos princípios da Cidadania
. O projeto visa propor intervenções práticas para prevenir o problema dentro da comunidade escolar.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Filosofia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pretende-se realizar uma tertúlia científica dialógica que consiste numa forma de aprendizagem que promove o diálogo e a discussão sobre diferentes temas/Assuntos, sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade.
É uma metodologia ativa que se baseia na construção coletiva de conhecimento, utilizando obras literárias, artigos e outras obras publicações e, mais especificamente, conhecimentos científicos.
De salientar que pretende-se mobilizar os saberes e vivencias dos diferentes meios de origem dos alunos, com vista ao enriquecimento do debate.
Ferramentas e recursos:
Literatura científica selecionada;
Teams ou outra plataforma digital
Bloco de notas ou PC. Tablet
Ferramenta digital-PADDLET
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os docentes procedem à escolha da literatura necessária e mais ajustada às características do grupo turma.
Apresentam a proposta aos alunos.
Disponibilizam na plataforma Teams ou outra atempadamente os materiais para leitura e análise.
No dia, no fim da aula que antecede a de Filosofia, o docente com a ajuda de alguns voluntários organiza a sala, a saber: encostam as mesas à parede e dispõem as cadeiras em circulo, de forma a promover o envolvimento de todos na temática abordada.
Inicia-se então o debate com as inscrições dos alunos…
A atividade termina com o registo de conclusões no Padlet da turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)