Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Escola do Futuro: Que desafios

Ensino Secundário

cristina Mendes / 21-05-2025


Descrição / Síntese:

Refletir sobre as causas do Bullying, analisando-as à luz dos princípios da Cidadania
. O projeto visa propor intervenções práticas para prevenir o problema dentro da comunidade escolar.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Filosofia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Enunciar as teses do determinismo radical, determinismo moderado e libertismo enquanto respostas ao problema do livre-arbítrio. > Discutir criticamente as posições do determinismo radical, do determinismo moderado e do libertismo e respetivos argumentos.

Atividades a desenvolver

  Intercâmbio e Discussão
100 MINUTOS
Tertúlia cientifica sobre a escolas: Problemas e propostas de soluções

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pretende-se realizar uma tertúlia científica dialógica que consiste numa  forma de aprendizagem que promove o diálogo e a discussão sobre  diferentes temas/Assuntos, sem distinção de idade, gênero, cultura ou capacidade. 

É uma metodologia ativa que se baseia na construção coletiva de conhecimento, utilizando obras literárias, artigos e outras obras publicações e, mais especificamente, conhecimentos científicos. 

De salientar que pretende-se mobilizar os saberes e vivencias dos diferentes meios de origem dos alunos, com vista ao enriquecimento do debate.


Ferramentas e recursos:

Literatura científica selecionada;

Teams ou outra plataforma  digital

Bloco de notas ou PC. Tablet

Ferramenta digital-PADDLET


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os docentes procedem à escolha da literatura necessária e mais ajustada às características do grupo turma.

Apresentam a proposta aos alunos.

Disponibilizam na plataforma Teams ou outra atempadamente os materiais para leitura e análise. 

No dia, no fim da aula que antecede a de Filosofia, o docente com a ajuda de alguns voluntários organiza a sala, a saber: encostam as mesas à parede e dispõem as cadeiras em circulo, de forma  a promover o envolvimento de todos na temática abordada.

Inicia-se então o debate com as inscrições dos alunos…

A atividade termina com o registo de conclusões no Padlet da turma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top