Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
360 minutos

>

Exploração do espaço

1º Ciclo

Luis Grilo / 21-05-2025


Descrição / Síntese:

Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma
forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação
oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Enriquecer o vocabulário;
> – Desenvolver a oralidade e a compreensão leitora.
> – Aplicar a linguagem de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação;
> – Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica;
> – Treinar competências digitais.
> – Desenvolver o conhecimento do Mundo.
> – Escolher técnicas e materiais de acordo com a intensão expressiva das suas produções plásticas.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
360 MINUTOS
Exploração do espaço

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Introdução ao Tema:
    • A professora iniciará a aula com uma breve apresentação sobre o sistema solar, utilizando recursos visuais como vídeos e imagens dos planetas.
    • Será apresentado o sistema solar através de vídeos e de páginas Web sobre o assunto.
    • Em seguida, haverá uma explicação mais detalhada sobre a Terra, destacando seus continentes e oceanos.
  2. Divisão em Grupos:
    • Os alunos serão divididos em grupos de 4-6  onde estão inseridos os alunos com medidas adicionais.
    • Cada grupo ficará responsável por pesquisar um planeta específico do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).
    • Um grupo será especificamente dedicado à pesquisa sobre a Terra, com foco nos continentes e oceanos.
  3. Pesquisa:
    • Os grupos terão acesso a diferentes recursos, como livros, enciclopédias e acesso controlado à internet para uso de ferramentas da IA, para realizar suas pesquisas.
    • A pesquisa e produção de materiais sobre cada planeta deve incluir:
      • Tamanho do planeta
      • Distância do Sol
      • Características principais (temperatura, composição, presença de atmosfera, etc.)
      • Curiosidades (satélites naturais, missões espaciais que o visitaram, etc.)
    • Para o grupo que pesquisa a Terra, a pesquisa deve incluir:
      • Identificação e localização dos continentes (África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Europa, Oceania)
      • Identificação e localização dos oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, Antártico.

  4.Criação:

      • Elaboração do projeto com recurso a um esboço para a maquete do sistema solar;
      • Recolha de materiais para a elaboração da maquete;
      • Criação da maquete.


Ferramentas e recursos:

“Exploração do espaço”

Para garantir o sucesso da atividade, será necessário fornecer diversas ferramentas e recursos que facilitem a pesquisa, criação e apresentação dos trabalhos pelos alunos. Aqui está uma lista detalhada:

 

Ferramentas de Pesquisa

 

Acesso à Internet:

 

Computadores ou tablets com acesso controlado à internet para pesquisas online.

Lista de sites seguros e apropriados para crianças, como:

NASA’s Space Place (https://spaceplace.nasa.gov)

ESA Kids (https://www.esa.int/kids)

National Geographic Kids (https://kids.nationalgeographic.com)

Ferramentas de Criação de imagem: limewire e Lexica Art.

 

Ferramentas de Avaliação e Reflexão: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.

 

Fichas de Autoavaliação: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.

 

Impressas previamente com perguntas orientadoras sobre a participação e aprendizagem dos alunos.

Posters Educativos:

 

Posters com informações sobre o sistema solar e a Terra, que podem ser usados como referência durante a atividade.

Utilização de Assistentes Virtuais:

Google Assistant, Siri ou Alexa: Podem ser usados para responder a perguntas rápidas sobre o sistema solar e a Terra. Os alunos podem fazer perguntas diretamente aos assistentes virtuais e obter respostas imediatas.

ChatGPT: Um assistente virtual que pode responder a perguntas detalhadas e fornecer explicações sobre tópicos específicos. Pode ser usado em computadores ou tablets durante a pesquisa.

Aplicações de Realidade Aumentada (AR):

Google Sky Map: Permite que os alunos explorem o céu noturno e identifiquem estrelas, planetas e constelações. Pode ser usado em dispositivos móveis para uma exploração interativa.

Fichas de Autoavaliação Digital:

Google Forms: Pode ser utilizado para criar fichas de autoavaliação digitais que os alunos podem preencher online. As respostas podem ser analisadas automaticamente.

Microsoft Forms: Ferramenta similar ao Google Forms, útil para criar questionários e fichas de autoavaliação interativas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 360 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Área de Pesquisa:
    • Localização: Na sala de aula;
    • Descrição: Mesas grandes onde os alunos podem reunir-se em grupos. Estantes próximas contendo livros, enciclopédias e materiais de referência sobre o sistema solar e a Terra.
    • Recursos: Computadores ou tablets com acesso controlado à internet, materiais de escrita (papel, canetas, lápis), fichas de pesquisa com tópicos orientadores.

    2.Área de Criação:

      • Localização: Na sala de aula, permitindo fácil acesso a todos os grupos.
      • Descrição: Mesas com espaço suficiente para que os alunos possam criar as suas maquetes;
      • Recursos: Papel cartolina, canetas de feltro, lápis de cor, tesouras, colas, impressões de imagens dos planetas, mapas da Terra e outros materiais artísticos.
    •  

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top