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1º Ciclo
Luis Grilo / 21-05-2025
Descrição / Síntese:
Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma
forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação
oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Introdução ao Tema:
- A professora iniciará a aula com uma breve apresentação sobre o sistema solar, utilizando recursos visuais como vídeos e imagens dos planetas.
- Será apresentado o sistema solar através de vídeos e de páginas Web sobre o assunto.
- Em seguida, haverá uma explicação mais detalhada sobre a Terra, destacando seus continentes e oceanos.
- Divisão em Grupos:
- Os alunos serão divididos em grupos de 4-6 onde estão inseridos os alunos com medidas adicionais.
- Cada grupo ficará responsável por pesquisar um planeta específico do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).
- Um grupo será especificamente dedicado à pesquisa sobre a Terra, com foco nos continentes e oceanos.
- Pesquisa:
- Os grupos terão acesso a diferentes recursos, como livros, enciclopédias e acesso controlado à internet para uso de ferramentas da IA, para realizar suas pesquisas.
- A pesquisa e produção de materiais sobre cada planeta deve incluir:
- Tamanho do planeta
- Distância do Sol
- Características principais (temperatura, composição, presença de atmosfera, etc.)
- Curiosidades (satélites naturais, missões espaciais que o visitaram, etc.)
- Para o grupo que pesquisa a Terra, a pesquisa deve incluir:
- Identificação e localização dos continentes (África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Europa, Oceania)
- Identificação e localização dos oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, Antártico.
4.Criação:
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- Elaboração do projeto com recurso a um esboço para a maquete do sistema solar;
- Recolha de materiais para a elaboração da maquete;
- Criação da maquete.
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Ferramentas e recursos:
“Exploração do espaço”
Para garantir o sucesso da atividade, será necessário fornecer diversas ferramentas e recursos que facilitem a pesquisa, criação e apresentação dos trabalhos pelos alunos. Aqui está uma lista detalhada:
Ferramentas de Pesquisa
Acesso à Internet:
Computadores ou tablets com acesso controlado à internet para pesquisas online.
Lista de sites seguros e apropriados para crianças, como:
NASA’s Space Place (https://spaceplace.nasa.gov)
ESA Kids (https://www.esa.int/kids)
National Geographic Kids (https://kids.nationalgeographic.com)
Ferramentas de Criação de imagem: limewire e Lexica Art.
Ferramentas de Avaliação e Reflexão: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.
Fichas de Autoavaliação: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.
Impressas previamente com perguntas orientadoras sobre a participação e aprendizagem dos alunos.
Posters Educativos:
Posters com informações sobre o sistema solar e a Terra, que podem ser usados como referência durante a atividade.
Utilização de Assistentes Virtuais:
Google Assistant, Siri ou Alexa: Podem ser usados para responder a perguntas rápidas sobre o sistema solar e a Terra. Os alunos podem fazer perguntas diretamente aos assistentes virtuais e obter respostas imediatas.
ChatGPT: Um assistente virtual que pode responder a perguntas detalhadas e fornecer explicações sobre tópicos específicos. Pode ser usado em computadores ou tablets durante a pesquisa.
Aplicações de Realidade Aumentada (AR):
Google Sky Map: Permite que os alunos explorem o céu noturno e identifiquem estrelas, planetas e constelações. Pode ser usado em dispositivos móveis para uma exploração interativa.
Fichas de Autoavaliação Digital:
Google Forms: Pode ser utilizado para criar fichas de autoavaliação digitais que os alunos podem preencher online. As respostas podem ser analisadas automaticamente.
Microsoft Forms: Ferramenta similar ao Google Forms, útil para criar questionários e fichas de autoavaliação interativas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Área de Pesquisa:
- Localização: Na sala de aula;
- Descrição: Mesas grandes onde os alunos podem reunir-se em grupos. Estantes próximas contendo livros, enciclopédias e materiais de referência sobre o sistema solar e a Terra.
- Recursos: Computadores ou tablets com acesso controlado à internet, materiais de escrita (papel, canetas, lápis), fichas de pesquisa com tópicos orientadores.
2.Área de Criação:
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- Localização: Na sala de aula, permitindo fácil acesso a todos os grupos.
- Descrição: Mesas com espaço suficiente para que os alunos possam criar as suas maquetes;
- Recursos: Papel cartolina, canetas de feltro, lápis de cor, tesouras, colas, impressões de imagens dos planetas, mapas da Terra e outros materiais artísticos.
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Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)