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3º Ciclo
Carla Moura / 04-07-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário pretende envolver os alunos na reflexão sobre os espaços da escola onde se sentem mais ou menos seguros e/ou usufruem de mais ou menos bem-estar, com o objetivo de propor melhorias. Através de um trabalho interdisciplinar entre Geografia, Matemática/Sóciomática, Português e Educação Física, os alunos selecionam e marcam locais seguros/inseguros e/ou de bem-estar num mapa digital da escola (“Thinglink”), tratam os dados estatisticamente, redigem textos com propostas concretas de melhoria e apresentam os resultados à comunidade educativa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física ; Geografia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Cada aluno da turma dinamizadora é convidado a partilhar uma ou duas palavras que associe à ideia de segurança ou insegurança e/ou bem-estar no espaço escolar (ex: vigilância, conforto, medo, isolamento). As palavras serão reunidas e organizadas numa nuvem de palavras digital, projetada para a turma visualizar os conceitos mais frequentes.
A nuvem serve de ponto de partida para um debate oral, em grande grupo, promovendo a reflexão e a construção de uma definição coletiva de “segurança na escola” e/ou “bem-estar na escola”.
Ferramentas e recursos:
Mentimeter, WordArt ou AnswerGarden.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, configurada para a partilha e debate de ideias.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Nesta fase, os alunos da turma dinamizadora, divididos em 4 a 5 grupos, cada um com uma planta da escola em papel, percorrem os espaços da escola e, com base na sua perceção pessoal, assinalam na planta os locais que consideram passíveis de ser avaliados quanto à segurança e/ou bem-estar.
Em sala de aula, cada grupo elabora a pergunta e resposta para cada espaço que selecionou, bem como define um símbolo correspondente. Seguidamente, por ordem de grupos, cada porta-voz, no PC, na planta digital inserida no “Thinglink”, assinala os espaços com os símbolos e escreve as respetivas perguntas, com as opções de resposta “Não”, “Sim”, “Por vezes” (tema da segurança) e resposta aberta (tema do bem-estar). O porta-voz, se necessário, utiliza o Tutorial de utilização do “Thinglink”.
Ferramentas e recursos:
Thinglink, PC, imagem Jpeg da planta da escola (em papel e digital).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço escolar (interior e exterior).
Sala de aula com as mesas agrupadas para os grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Tutorial_Thinglink_Mapa_de_Seguranca.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos da turma dinamizadora, individualmente, respondem às questões, guardando, no final, a estatística obtida.
Cada grupo de trabalho prepara uma apresentação sobre o projeto para apresentá-lo oralmente a cada uma das outras turmas.
Os grupos apresentam às restantes turmas e solicitam que cada aluno das mesmas responda às perguntas, através do “link” partilhado. Sempre que uma turma termine de responder, o grupo da turma dinamizadora guarda os dados estatísticos.
Ferramentas e recursos:
PC, dispositivos eletrónicos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Salas de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos da turma organizadora, em grupos, recolhem e organizam os dados obtidos pelas diferentes turmas relativamente aos locais seguros, parcialmente seguros e inseguros da escola. Consultam o manual digital para rever os conceitos de análise estatística e construção de gráficos.
Com base nessa informação, constroem tabelas e gráficos diversos (de barras, circulares, pictogramas), analisando visualmente os resultados.
Realizam ainda cálculos de percentagens, médias e moda, permitindo uma leitura mais precisa dos espaços identificados como mais e menos seguros pelos alunos. Simultaneamente, iniciam a apresentação final, no Canva, guardando os resultados gerais.
Ferramentas e recursos:
PC, “Google Sheets”, “Excel”, Canva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Matemática/Sala de aula.
Mesas agrupadas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com base nos resultados gerais obtidos, a turma organizadora apresenta, em grupos, sugestões de melhoria para tornar os locais não seguros e por vezes seguros. Cada grupo da turma dinamizadora encontra-se com cada uma das outras turmas e apresenta a análise estatística geral (Canva) e recolhe as sugestões de melhoria. Apresentam também as sugestões da turma.
A turma organizadora, após reunir todas as sugestões, fará a sua seleção, atendendo às mais pertinentes, juntando as parecidas e descartando as não viáveis.
A apresentação das sugestões de melhoria são acrescentadas à apresentação no Canva.
Ferramentas e recursos:
PC, Canva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 135 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Salas de aula.
Mesas agrupadas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos da turma dinamizadora, divididos em grupo, organizam sessões de apresentação de resultados e sugestões de melhoria para os elementos da comunidade educativa: Direção, pessoal docente, pessoal não docente, encarregados de educação, todos os alunos da Escola/Agrupamento.
Ferramentas e recursos:
PC, projetor, apresentação Canva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
DramaLab/Auditório.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Na turma dinamizadora, todos os alunos devem preencher um formulário de autoavaliação relativo ao cenário de aprendizagem
desenvolvido.
Ferramentas e recursos:
“Googleforms”.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Não relevante.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Autoavaliacao_Projeto_Seguranca.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)