Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
350 minutos

>

Mundos em Conflito: O Xadrez da Guerra Fria

3º Ciclo

João Vieira / 24-05-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a explorar o contexto histórico da Guerra Fria, compreendendo as tensões entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. Através de atividades interativas e análise de fontes históricas (discursos, imagens, vídeos, mapas), os alunos vão interpretar os principais acontecimentos, estratégias e ideologias que marcaram este período. Serão convidados a assumir o papel de “estrategas” num jogo simbólico de alianças, rivalidades e propaganda, refletindo sobre os impactos da Guerra Fria no mundo atual. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico, a literacia histórica e a capacidade de argumentação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender as características do mundo bipolar resultante da Segunda Guerra Mundial.
> Reconhecer a Guerra Fria como um conflito político e ideológico.
> Relacionar o fim da Guerra Fria com transformações políticas globais.
> Mobilizar fontes históricas diversificadas para interpretar acontecimentos.
> Desenvolver o pensamento crítico e a consciência histórica.
> Identificar a localização geoestratégica das superpotências e as suas áreas de influência durante a Guerra Fria.
> Ler e interpretar textos históricos, artigos de opinião e discursos, desenvolvendo a capacidade de análise crítica.
> Produzir textos argumentativos ou criativos sobre os acontecimentos da Guerra Fria, utilizando uma linguagem adequada e estruturada.
> Aprofundar o conhecimento da língua portuguesa, aplicando regras gramaticais e ortográficas na produção textual.
> Desenvolver a criatividade e a expressão artística, aplicando conhecimentos técnicos e estéticos na produção de trabalhos visuais.
> Refletir sobre a importância da cooperação e do diálogo entre nações, analisando casos históricos e atuais.
> Participar em atividades que promovam a cidadania ativa, desenvolvendo competências de participação cívica e social.
> Produzir recursos digitais, como apresentações, vídeos e linhas do tempo interativas, utilizando ferramentas tecnológicas adequadas.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Mapa das Ideologias

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor projeta um mapa político do pós-guerra.

 Os alunos colocam bandeiras/cartões com os países que pertenciam a cada bloco (ocidental/soviético).

O professor orienta com perguntas como: “Por que razão este país pertence a este bloco?”, “Que tipo de regime existia aqui?” 


Ferramentas e recursos:

Mapa político da Europa e do mundo (1947-1949) em formato grande (papel ou projetado).

Cartões ou mini-bandeiras dos países (cores diferentes: azul para o bloco ocidental, vermelho para o bloco soviético).

Cartaz com legenda visual dos dois blocos ideológicos (com símbolos como a foice e martelo vs. a águia ou bandeiras dos EUA/URSS).

Quadro branco ou cartolina para registar ideias e conclusões discutidas.

Caderno de apoio do aluno, com espaço para apontamentos e mapas para preenchimento.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ambiente flexível, colaborativo e tecnologicamente integrado, que favoreça o pensamento crítico, a criatividade, a cooperação entre as disciplinas e o envolvimento ativo dos alunos na compreensão da Guerra Fria.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Linha Cronológica Investigativa – Guerra Fria ao Detalhe

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Recolher e organizar dados de forma cronológica com base em fontes

Distribuição dos Temas (1ª aula – 5-10 min)

O professor apresenta uma lista de eventos relevantes da Guerra Fria.

Os pares escolhem ou recebem dois acontecimentos distintos (ex: Crise dos Mísseis de Cuba, Queda do Muro de Berlim).

Investigação em Dupla (1.ª aula – 40 min)

Cada par:

Pesquisa as datas e contexto do(s) acontecimento(s).

Seleciona uma imagem representativa.

Elabora uma descrição curta e clara (50-100 palavras).

Verifica a fiabilidade das fontes (com supervisão do professor).

Montagem da Linha do Tempo ( para trabalho de casa)

Os pares inserem os dados recolhidos na plataforma digital escolhida (Padlet, Canva, TimeToast, etc.).

O professor acompanha e valida os conteúdos antes da publicação ( os alunos enviam para supervisão).

Os pares partilham os seus trabalhos com os restantes elementos da turma.


Ferramentas e recursos:

Computadores, tablets, telemóveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Computadores/tablets com ligação à internet e acesso a repositórios educativos e bibliotecas digitais.

Mesas organizadas em pares com espaço suficiente para registo de notas e discussão.

Espaço reservado para o professor orientar, esclarecer dúvidas, validar fontes e ajudar na redação das entradas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
100 MINUTOS
Jornal da Guerra Fria – Recolha de Fontes e Produção

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Investigar diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento.

Alunos criam um “jornal histórico” ( em particular num site) com notícias, entrevistas e artigos de opinião fictícios, baseados em pesquisa real.

Devem apresentar os dois lados (EUA e URSS), com base em fontes fidedignas.

O professor ajuda na estruturação do jornal, organização das secções e revisão.

Os alunos realizam trabalham em casa ( no qual o professor pode supervisionar)


Ferramentas e recursos:

Tablets, Computadores, Telemóveis, Jornais, Revistas, Caderno Diário.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos divididos em grupos (por temas)

Acesso a fontes digitais (tablets/computadores) e materiais impressos (livros, revistas, documentos históricos).

Estações de trabalho rotativas com fontes diferentes (vídeos, textos, imagens).

Espaço reservado para o professor orientar, esclarecer dúvidas, validar fontes e ajudar na redação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
Debate: “A Paz é possível num mundo dividido?”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Desenvolver competências de argumentação e escuta ativa.

O professor distribui papéis (defensores do bloco ocidental, do bloco soviético, pacifistas, ONU, etc.).

Os alunos preparam os seus argumentos com apoio do professor.

O professor modera o debate, incentivando o respeito, a justificação de ideias e o pensamento crítico.


Ferramentas e recursos:

Cardeno Diário, Folhas de Trabalho, Textos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Círculo de Diálogo:

Alunos sentados em círculo.

Cada um partilha uma ideia/opinião sem interrupções.

Encorajar a escuta e reflexão.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
50 MINUTOS
Estação da Guerra Fria

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Explorar vários aspetos do conflito em pequenas atividades.

A sala é organizada com estações temáticas (ex: propaganda, corrida espacial, conflitos armados, espionagem).

Os grupos rodam entre as estações com fichas de apoio e instruções claras.

Os alunos trabalham em grupos pequenos (3 a 5 elementos) que rodam entre as estações a cada 10/15 minutos


Ferramentas e recursos:

Fichas de apoio com questões e desafios.

Documentos visuais e escritos.

Equipamentos digitais (tablets ou computadores) para vídeos ou apresentações interativas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala é organizada em 4 a 6 estações temáticas, dispostas em diferentes zonas do espaço.

Cada estação terá mesas  com materiais próprios, incluindo fichas, imagens, documentos históricos, vídeos ou objetos simbólicos (ex: bandeiras, cartazes de propaganda, etc.).

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
Avaliação Sumativa – “Os Desafios da Guerra Fria”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Consolidação dos Conhecimentos:

Quiz com correção automática de algumas questões e orientada pelo professor.

15 a 20 perguntas de escolha múltipla, verdadeiro/falso, relacionamento, associação e interpretação de imagens/documentos.

Aplicado em sala pelos recursos digitais e online (ex: Google Forms, Quizizz, Socrative).

Objetivos da ficha:

Identificar as principais características do mundo bipolar no pós-Segunda Guerra Mundial.

Reconhecer a Guerra Fria como conflito político e ideológico entre EUA e URSS.

Relacionar acontecimentos marcantes com as tensões geoestratégicas do período.

Aplicar vocabulário e conceitos históricos de forma adequada.

Interpretar imagens, textos e documentos relacionados com o tema.


Ferramentas e recursos:

Computadores, tablets ou telemóveis com auscultadores se necessário.

Dispositivos com acesso a internet e plataforma de quizzes.

Cópias impressas do quiz e folhas de respostas ( no caso de algum aluno não estar munido de um equipamento digital).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala  organizada para trabalho individual e silencioso.

Cada aluno ocupa um lugar separado, garantindo privacidade e concentração.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top