>
3º Ciclo
João Vieira / 24-05-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a explorar o contexto histórico da Guerra Fria, compreendendo as tensões entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. Através de atividades interativas e análise de fontes históricas (discursos, imagens, vídeos, mapas), os alunos vão interpretar os principais acontecimentos, estratégias e ideologias que marcaram este período. Serão convidados a assumir o papel de “estrategas” num jogo simbólico de alianças, rivalidades e propaganda, refletindo sobre os impactos da Guerra Fria no mundo atual. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico, a literacia histórica e a capacidade de argumentação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor projeta um mapa político do pós-guerra.
Os alunos colocam bandeiras/cartões com os países que pertenciam a cada bloco (ocidental/soviético).
O professor orienta com perguntas como: “Por que razão este país pertence a este bloco?”, “Que tipo de regime existia aqui?”
Ferramentas e recursos:
Mapa político da Europa e do mundo (1947-1949) em formato grande (papel ou projetado).
Cartões ou mini-bandeiras dos países (cores diferentes: azul para o bloco ocidental, vermelho para o bloco soviético).
Cartaz com legenda visual dos dois blocos ideológicos (com símbolos como a foice e martelo vs. a águia ou bandeiras dos EUA/URSS).
Quadro branco ou cartolina para registar ideias e conclusões discutidas.
Caderno de apoio do aluno, com espaço para apontamentos e mapas para preenchimento.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ambiente flexível, colaborativo e tecnologicamente integrado, que favoreça o pensamento crítico, a criatividade, a cooperação entre as disciplinas e o envolvimento ativo dos alunos na compreensão da Guerra Fria.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Recolher e organizar dados de forma cronológica com base em fontes
Distribuição dos Temas (1ª aula – 5-10 min)
O professor apresenta uma lista de eventos relevantes da Guerra Fria.
Os pares escolhem ou recebem dois acontecimentos distintos (ex: Crise dos Mísseis de Cuba, Queda do Muro de Berlim).
Investigação em Dupla (1.ª aula – 40 min)
Cada par:
Pesquisa as datas e contexto do(s) acontecimento(s).
Seleciona uma imagem representativa.
Elabora uma descrição curta e clara (50-100 palavras).
Verifica a fiabilidade das fontes (com supervisão do professor).
Montagem da Linha do Tempo ( para trabalho de casa)
Os pares inserem os dados recolhidos na plataforma digital escolhida (Padlet, Canva, TimeToast, etc.).
O professor acompanha e valida os conteúdos antes da publicação ( os alunos enviam para supervisão).
Os pares partilham os seus trabalhos com os restantes elementos da turma.
Ferramentas e recursos:
Computadores, tablets, telemóveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Computadores/tablets com ligação à internet e acesso a repositórios educativos e bibliotecas digitais.
Mesas organizadas em pares com espaço suficiente para registo de notas e discussão.
Espaço reservado para o professor orientar, esclarecer dúvidas, validar fontes e ajudar na redação das entradas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Investigar diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento.
Alunos criam um “jornal histórico” ( em particular num site) com notícias, entrevistas e artigos de opinião fictícios, baseados em pesquisa real.
Devem apresentar os dois lados (EUA e URSS), com base em fontes fidedignas.
O professor ajuda na estruturação do jornal, organização das secções e revisão.
Os alunos realizam trabalham em casa ( no qual o professor pode supervisionar)
Ferramentas e recursos:
Tablets, Computadores, Telemóveis, Jornais, Revistas, Caderno Diário.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos divididos em grupos (por temas)
Acesso a fontes digitais (tablets/computadores) e materiais impressos (livros, revistas, documentos históricos).
Estações de trabalho rotativas com fontes diferentes (vídeos, textos, imagens).
Espaço reservado para o professor orientar, esclarecer dúvidas, validar fontes e ajudar na redação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Desenvolver competências de argumentação e escuta ativa.
O professor distribui papéis (defensores do bloco ocidental, do bloco soviético, pacifistas, ONU, etc.).
Os alunos preparam os seus argumentos com apoio do professor.
O professor modera o debate, incentivando o respeito, a justificação de ideias e o pensamento crítico.
Ferramentas e recursos:
Cardeno Diário, Folhas de Trabalho, Textos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Círculo de Diálogo:
Alunos sentados em círculo.
Cada um partilha uma ideia/opinião sem interrupções.
Encorajar a escuta e reflexão.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Explorar vários aspetos do conflito em pequenas atividades.
A sala é organizada com estações temáticas (ex: propaganda, corrida espacial, conflitos armados, espionagem).
Os grupos rodam entre as estações com fichas de apoio e instruções claras.
Os alunos trabalham em grupos pequenos (3 a 5 elementos) que rodam entre as estações a cada 10/15 minutos
Ferramentas e recursos:
Fichas de apoio com questões e desafios.
Documentos visuais e escritos.
Equipamentos digitais (tablets ou computadores) para vídeos ou apresentações interativas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala é organizada em 4 a 6 estações temáticas, dispostas em diferentes zonas do espaço.
Cada estação terá mesas com materiais próprios, incluindo fichas, imagens, documentos históricos, vídeos ou objetos simbólicos (ex: bandeiras, cartazes de propaganda, etc.).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Consolidação dos Conhecimentos:
Quiz com correção automática de algumas questões e orientada pelo professor.
15 a 20 perguntas de escolha múltipla, verdadeiro/falso, relacionamento, associação e interpretação de imagens/documentos.
Aplicado em sala pelos recursos digitais e online (ex: Google Forms, Quizizz, Socrative).
Objetivos da ficha:
Identificar as principais características do mundo bipolar no pós-Segunda Guerra Mundial.
Reconhecer a Guerra Fria como conflito político e ideológico entre EUA e URSS.
Relacionar acontecimentos marcantes com as tensões geoestratégicas do período.
Aplicar vocabulário e conceitos históricos de forma adequada.
Interpretar imagens, textos e documentos relacionados com o tema.
Ferramentas e recursos:
Computadores, tablets ou telemóveis com auscultadores se necessário.
Dispositivos com acesso a internet e plataforma de quizzes.
Cópias impressas do quiz e folhas de respostas ( no caso de algum aluno não estar munido de um equipamento digital).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada para trabalho individual e silencioso.
Cada aluno ocupa um lugar separado, garantindo privacidade e concentração.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)