Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

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UMA CORRIDA MARADA

3º Ciclo

Isabel Garcez / 19-05-2025


Descrição / Síntese:

A atividade consiste na criação de jogos na plataforma https://learningapps.org/createApp.php que facilitem a compreensão do livro “Uma corrida marada” e a exploração dos conteúdos que conduzam à conquista de uma alimentação saudável.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> > Desenvolver a aptidão física, na perspetiva da melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar.
> > Favorecer a compreensão e aplicação dos princípios, processos e problemas de organização e participação nos diferentes tipos de atividades físicas, na perspetiva da animação cultural e da educação permanente, valorizando, designadamente, a ética e o espírito desportivo, a responsabilidade pessoal e coletiva, a cooperação e a solidariedade e a consciência cívica na preservação das condições de realização das atividades físicas, em especial a qualidade do ambiente.
> > Reforçar o gosto pela prática regular das atividades físicas e aprofundar a compreensão da sua importância como fator de saúde ao longo da vida e componente da cultura, quer na dimensão individual, quer social.
> > Assegurar o aperfeiçoamento dos jovens nas atividades físicas da sua preferência, de acordo com as suas características pessoais e motivações, através da formação específica e opcional, num conjunto de matérias que garanta o seu desenvolvimento multilateral e harmonioso.
> >Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;
> >Analisar criticamente a qualidade da informação;
> > Utilizar soluções tecnológicas que permitam a comunicação, colaboração, apresentação e partilha do produto conseguido no âmbito de projetos realizados;

Atividades a desenvolver

  Criação
200 MINUTOS
Uma Corrida Marada

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A atividade será dividida nas etapas a seguir indicadas:

1.Leitura animada da história, em Educação Física;
2. Abordagem dos conteúdos relativos à temática “Alimentação Saudável”, em Educação Física;
3. Pesquisa sobre a temática “Alimentação Saudável”, em TIC;
4. Criação de guião, em grupos de trabalho, dos jogos e da respetiva temática a ser explorada;
5. Elaboração de jogos facilitadores da compressão da temática do livro “Uma corrida marada” com recurso à plataforma https://learningapps.org/createApp.php nas aulas de TIC.

Nota: Publicação dos jogos elaborados na página web da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Real.


Ferramentas e recursos:

Livro ” Uma Corrida Marada”: leitura e abordagem da temática “Alimentação Saudável”;

Computadores: trabalho com a plataforma https://learningapps.org/createApp.php;

Papel e canetas: criação do guião do jogo (por grupo).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos da turma estarão distribuídos em grupos de trabalho com acesso a um computador.






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