>
2º Ciclo
joelma Tavares / 15-05-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos devem escrever um Diário fictício onde se coloquem na posição de alguém que vivia no século XIII em Portugal.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
1. Escolha da Personagem:
Escolhe uma personagem pertencente a um dos seguintes grupos sociais do século XIII:
Membro do Clero (ex.: monge, bispo, padre, freira)
Membro da Nobreza (ex.: cavaleiro, dama nobre, senhor feudal)
Membro do Povo (ex.: camponês, artesão, pescador, servo)
Atenção: Dentro de cada grupo social há diferenças. Escolhe uma personagem específica e imagina
como seria a sua vida.
2. Introdução – A Sociedade do Século XIII:
Antes de começares o diário, faz uma breve explicação sobre como era organizada a sociedade no
século XIII em Portugal:
Quem fazia parte do clero e qual o seu papel.
Quem fazia parte da nobreza e como viviam.
Quem fazia parte do povo e as suas dificuldades.
3. Diário Fictício – Personagem
Agora, escreve um texto no formato de diário pessoal, imaginando que és essa personagem a viver
no século XIII. O teu texto deve incluir:
Rotina diária:
Que horas acordas? Que tarefas realizas ao longo do dia?
Condições de vida:
Onde vives? Como é a tua casa? O que costumas comer? Que roupas usas?
Emoções e sentimentos:
Como te sentes na tua posição? (ex.: cansado, grato, triste, esperançoso…)
Eventos importantes:
Algo especial aconteceu no teu dia? (ex.: uma visita do rei, uma colheita difícil, uma cerimónia
religiosa…)
Usa linguagem emotiva, realista e adequada ao século XIII. Imagina os sons, cheiros, sabores e
sentimentos da época.
Ferramentas e recursos:
Textos Históricos no manual escolar;
Exemplos de diários e biografias fictícias.
Inspiração em vídeos ou imagens sobre a idade média.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos devem procurar um local calmo e adequado para a realização da tarefa.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)