Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

>

Unidade e diversidade da sociedade oitocentista

Ensino Secundário

Isabel Moreira / 16-05-2025


Descrição / Síntese:

Na segunda metade do século XIX, os progressos do capitalismo industrial traduziram-se em importantes alterações na estrutura da sociedade. A tradicional sociedade de ordens desmantelou-se e deu origem a uma sociedade de classes, na qual a burguesia empresarial e financeira assumiu um estatuto proeminente, tanto na economia como na política. O desenvolvimento do setor terciário fez surgir e proliferar as classes médias.
Em contraponto a esta classe burguesa, emerge o proletariado, numeroso e miserável.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar as mudanças provocadas pela expansão da indústria, comércio e banca com a posição dominante da burguesia e com a formação das classes médias.
> Comparar valores e comportamentos das classes burguesas com valores e comportamentos da nobreza do Antigo Regime.
> Caracterizar a condição operária.
> Fortalecer as relações interpessoais e de cooperação.
> Desenvolver a capacidade de comunicação, sobretudo oral.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
50 MINUTOS
A sociedade oitocentista – Trabalho de Grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

A turma, composta por 25 alunos, é dividida em 5 grupos de trabalho. A cada grupo será entregue uma questão, de acordo com os objetivos a atingir: relacionar a posição dominante da burguesia com as mudanças provocadas pela expansão da indústria, comércio e banca (Grupo 1); explicar a formação das classes médias (Grupo 2); apresentar comportamentos e valores da burguesia do século XIX (Grupo 3); comparar a sociedade burguesa do século XIX com a sociedade do Antigo Regime (Grupo 4); caracterizar a condição operária ao nível do trabalho e das condições de vida (Grupo 5). Através da pesquisa autónoma, leitura dos respetivos documentos do manual e discussão entre os elementos do grupo, formular uma solução comum ao problema colocado inicialmente, para, posteriormente, apresentar à turma e à professora. 


Ferramentas e recursos:

Manual escolar, computador/kit digital/telemóvel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em quadrado (de modo a poder circular à volta), para 5 alunos trabalharem em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
A sociedade oitocentista – apresentação/partilha das conclusões do trabalho em grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Após a realização dos trabalhos, com recurso à ferramenta “Canva”, os diferentes grupos vão apresentar oralmente à turma, o trabalho realizado sobre Unidade e diversidade da sociedade oitocentista.


Ferramentas e recursos:

Canva

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula, os grupos organizam-se (à vez) para a apresentação oral dos trabalhos realizados no Canva.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
50 MINUTOS
A sociedade oitocentista – conclusões do trabalho de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

Reunidos no grupo de origem, os alunos completam um Padlet com a informação pertinente de cada temática abordada, para poder ser consultada, sempre que necessário por cada elemento da turma – inclusive na preparação para o exame final da disciplina. 


Ferramentas e recursos:

Padlet único para ser preenchido/partilhado por toda a turma;

Computador/Kit digital/telemóvel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em quadrado (de modo a poder circular à volta), para 5 alunos trabalharem em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top