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Ensino Secundário
Isabel Moreira / 16-05-2025
Descrição / Síntese:
Na segunda metade do século XIX, os progressos do capitalismo industrial traduziram-se em importantes alterações na estrutura da sociedade. A tradicional sociedade de ordens desmantelou-se e deu origem a uma sociedade de classes, na qual a burguesia empresarial e financeira assumiu um estatuto proeminente, tanto na economia como na política. O desenvolvimento do setor terciário fez surgir e proliferar as classes médias.
Em contraponto a esta classe burguesa, emerge o proletariado, numeroso e miserável.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
A turma, composta por 25 alunos, é dividida em 5 grupos de trabalho. A cada grupo será entregue uma questão, de acordo com os objetivos a atingir: relacionar a posição dominante da burguesia com as mudanças provocadas pela expansão da indústria, comércio e banca (Grupo 1); explicar a formação das classes médias (Grupo 2); apresentar comportamentos e valores da burguesia do século XIX (Grupo 3); comparar a sociedade burguesa do século XIX com a sociedade do Antigo Regime (Grupo 4); caracterizar a condição operária ao nível do trabalho e das condições de vida (Grupo 5). Através da pesquisa autónoma, leitura dos respetivos documentos do manual e discussão entre os elementos do grupo, formular uma solução comum ao problema colocado inicialmente, para, posteriormente, apresentar à turma e à professora.
Ferramentas e recursos:
Manual escolar, computador/kit digital/telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em quadrado (de modo a poder circular à volta), para 5 alunos trabalharem em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Após a realização dos trabalhos, com recurso à ferramenta “Canva”, os diferentes grupos vão apresentar oralmente à turma, o trabalho realizado sobre Unidade e diversidade da sociedade oitocentista.
Ferramentas e recursos:
Canva
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala de aula, os grupos organizam-se (à vez) para a apresentação oral dos trabalhos realizados no Canva.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
Reunidos no grupo de origem, os alunos completam um Padlet com a informação pertinente de cada temática abordada, para poder ser consultada, sempre que necessário por cada elemento da turma – inclusive na preparação para o exame final da disciplina.
Ferramentas e recursos:
Padlet único para ser preenchido/partilhado por toda a turma;
Computador/Kit digital/telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em quadrado (de modo a poder circular à volta), para 5 alunos trabalharem em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)