Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
180 minutos

>

A herança da civilização islâmica

3º Ciclo

Ana Paula Miranda / 14-05-2025


Descrição / Síntese:

A turma a que se destina este cenário de aprendizagem é do 7.º ano de escolaridade. A atividade é construir um Padlet que contenha os principais aspetos da herança da civilização islâmica em território português e me diversas áreas: Medicina, Astronomia, Arquitetura, Matemática, Filosofia, Língua e Agricultura.
A turma é constituída por 20 alunos, sendo dividida em 5 grupos de 4 alunos. Cada grupo iniciará o seu trabalho, dividindo tarefas: pesquisa; registo; conceção do produto final. Cada elemento também terá tarefas adicionais, sendo selecionado um elemento para porta-voz; um elemento para gerir o tempo (monitoriza); um elemento para gerir a dinâmica do grupo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer as áreas que têm um contributo significativo da herança islâmica.
> Exemplificar semelhanças e diferenças entre o que existe na atualidade e essas heranças.
> Reconhecer o avanço civilizacional islâmico durante a sua presença na Península Ibérica.
> Relacionar a herança islâmica com a História local.
> Valorizar o património histórico material e imaterial.
> Reconhecer a importância da interação respeitosa entre culturas /civilizações

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
180 MINUTOS
A herança da civilização islâmica

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

A turma é constituída por 20 alunos, sendo dividida em 5 grupos de 4 alunos. Cada grupo iniciará o seu trabalho, dividindo tarefas: pesquisa – https://www.youtube.com/watch?v=R_XvsaVniJ  ; registo, em grelha própria; conceção do produto final. Cada elemento também terá tarefas adicionais, sendo selecionado um elemento para porta-voz; um elemento para gerir o tempo (monitoriza); um elemento para gerir a dinâmica do grupo.


Ferramentas e recursos:

  • Padlet
  • Youtube
  • Unsplah


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Sala de aula (História / Cidadania e Desenvolvimento) visualização  do vídeo e registo na grelha;
  • Na sala de TIC – em ilhas de trabalho os grupos organizam e realizam as tarefas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

GRELHA-DE-REGISTO-1.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top