>
3º Ciclo
Ana Paula Miranda / 14-05-2025
Descrição / Síntese:
A turma a que se destina este cenário de aprendizagem é do 7.º ano de escolaridade. A atividade é construir um Padlet que contenha os principais aspetos da herança da civilização islâmica em território português e me diversas áreas: Medicina, Astronomia, Arquitetura, Matemática, Filosofia, Língua e Agricultura.
A turma é constituída por 20 alunos, sendo dividida em 5 grupos de 4 alunos. Cada grupo iniciará o seu trabalho, dividindo tarefas: pesquisa; registo; conceção do produto final. Cada elemento também terá tarefas adicionais, sendo selecionado um elemento para porta-voz; um elemento para gerir o tempo (monitoriza); um elemento para gerir a dinâmica do grupo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
A turma é constituída por 20 alunos, sendo dividida em 5 grupos de 4 alunos. Cada grupo iniciará o seu trabalho, dividindo tarefas: pesquisa – https://www.youtube.com/watch?v=R_XvsaVniJ ; registo, em grelha própria; conceção do produto final. Cada elemento também terá tarefas adicionais, sendo selecionado um elemento para porta-voz; um elemento para gerir o tempo (monitoriza); um elemento para gerir a dinâmica do grupo.
Ferramentas e recursos:
- Padlet
- Youtube
- Unsplah
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Sala de aula (História / Cidadania e Desenvolvimento) visualização do vídeo e registo na grelha;
- Na sala de TIC – em ilhas de trabalho os grupos organizam e realizam as tarefas.