>
2º Ciclo
João Costa / 14-05-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos irão construir um mapa-mundo (canga /google maps) com as rotas das viagens dos principais navegadores: Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães. Farão um resumo/descrição da viagem e do capitão responsável pela mesma. Por último irão refletir sobre a importância de cada uma das viagens para a história de Portugal e conhecimento geográfico do Mundo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são organizados em grupos aos quais serão atribuídas viagens marítimas.
Cada grupo irá:
1 – Construir a rota da viagem atribuída no mapa mundo digital coletivo.
2 – Pesquisar sobre cada viagem (embarcação, resumo da viagem) e respetivo capitão (pequena biografia), através de motor de busca / infopédia/ manual ou outro.
3 – Elaborar uma apresentação (powerpoint com as informações recolhidas).
4 – Discussão acerca da importância de cada uma das viagens para a História de Portugal e o conhecimento geográfico da Terra.
Ferramentas e recursos:
Caderno
Office /Google Maps / Canva /Infopédia
Computador /projetor
Material de desgaste
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ihas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)