Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

Grandes Viagens Marítimas do séc. XVI

2º Ciclo

João Costa / 14-05-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos irão construir um mapa-mundo (canga /google maps) com as rotas das viagens dos principais navegadores: Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães. Farão um resumo/descrição da viagem e do capitão responsável pela mesma. Por último irão refletir sobre a importância de cada uma das viagens para a história de Portugal e conhecimento geográfico do Mundo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> AE35 – Referir o contributo das grandes viagens para o conhecimento de novas terras, povos e culturas, nomeadamente as de Vasco da Gama, de Pedro Álvares Cabral e de Fernão de Magalhães

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
90 MINUTOS
A importância das viagens marítimas do séc. XVI

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são organizados em grupos aos quais serão atribuídas viagens marítimas.

Cada grupo irá:

1 – Construir a rota da viagem atribuída no mapa mundo digital coletivo.

2 – Pesquisar sobre cada viagem (embarcação, resumo da viagem) e respetivo capitão (pequena biografia), através de motor de busca /  infopédia/ manual ou outro.

3 – Elaborar uma apresentação (powerpoint com as informações recolhidas).

4 – Discussão acerca da importância de cada uma das viagens para a História de Portugal e o conhecimento geográfico da Terra.


Ferramentas e recursos:

Caderno

Office /Google Maps / Canva /Infopédia

Computador /projetor

Material de desgaste


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ihas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top