Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

Identificação de Rochas

Ensino Secundário

Otilio Jose / 12-05-2025


Descrição / Síntese:

Aula para Identificação de Rochas, utilizando a aplicação “Rock Identifier”. Os alunos deverão identificar rochas fornecidas pelo professor, utilizando a referida App. Esta identificação deve ser geológica e de acordo com a sua utilização. Após identificar a rocha, os alunos deverão localizar no território nacional as àreas onde a rocha identificada existe. Os alunos deverão, ainda, referir as principais utilizações do tipo de rocha identificado.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Geografia ; Geologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir os principais tipos de recursos naturais e compreender a sua importância para as sociedades humanas
> Identificar os principais recursos do subsolo e as áreas geográficas onde são explorados

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Identificação de Rochas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Objetivo: Identificar rochas e minerais, localizar a sua ocorrência em Portugal e reconhecer as suas principais utilizações.
Duração estimada: 1 a 2 aulas
Material necessário: Smartphone com app Rock Identifier, atlas geográfico ou acesso à internet, caderno de apontamentos.

🧭 Tarefas
1. Identificação de rochas

O professor fornecerá amostras de rochas diferentes (ou imagens de rochas, caso não existam amostras físicas).
Utiliza a app Rock Identifier para identificar cada rocha e preenche a tabela seguinte


Ferramentas e recursos:

Ficha/Guião fornecido pelo professor

Telemóvel – APP “Rock Identifier”Rochas fornecidas pelo professor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula – Espaço normal pois os alunos trabalharão aos pares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

ficha-observacao-rochas.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top