>
3º Ciclo
Susana do Céu Amaral Silvestre de Almeida Guerrinha / 16-05-2025
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a compreender as causas e consequências das ditaduras do século XX, com especial desenvolvimento e especificidade no nazismo e no Holocausto. Partindo da análise de documentos históricos e testemunhos de vítimas, os alunos criam uma exposição intitulada “Nunca Mais!”, onde comparam os mecanismos de controlo e repressão das ditaduras e refletem sobre os perigos atuais dos discursos extremistas. O produto final será um conjunto de cartazes e vídeos informativos através de QRCode expostos na escola, acompanhados de uma reflexão argumentativa individual.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos organizam-se em grupos e analisam documentos visuais (cartazes, fotografias, leis, propaganda) de diferentes regimes totalitários. Cada grupo fica responsável por um tema: ascensão de Hitler, propaganda, repressão, campos de concentração, resistência, impacto do Holocausto. Criam cartazes com legendas explicativas e reflexões, que são expostos na sala. Os grupos circulam, analisam e deixam comentários (post-its) nas produções dos colegas.
Cada grupo escolhe um dos temas abordados na atividade anterior e escreve um texto argumentativo, articulando a História com o presente: Que lições tirar? Que sinais devemos reconhecer hoje?
Os alunos selecionam partes dos textos argumentativos e produzem um vídeo curto (máx. 3 minutos), onde expõem as suas conclusões sobre o perigo das ditaduras e a importância da memória histórica.
Ferramentas e recursos:
Fontes históricas, papel de cenário, marcadores, post-its, computador, tablets, telemóveis, Canva, Animoto, iMovie, etc.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Salas de trabalho personalizado, na Biblioteca Escolar
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Cada aluno responde a um formulário de autoavaliação sobre o trabalho desenvolvido. O vídeo é partilhado com a comunidade escolar, que pode deixar feedback via formulário online (acessível por QR Code).
Ferramentas e recursos:
Formulário Google Forms
Telemóvel
Leitor de QRcode
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)