Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
120 minutos

>

“Nunca Mais!” – Memória, Ditadura e Resistência

3º Ciclo

Susana do Céu Amaral Silvestre de Almeida Guerrinha / 16-05-2025


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, os alunos são desafiados a compreender as causas e consequências das ditaduras do século XX, com especial desenvolvimento e especificidade no nazismo e no Holocausto. Partindo da análise de documentos históricos e testemunhos de vítimas, os alunos criam uma exposição intitulada “Nunca Mais!”, onde comparam os mecanismos de controlo e repressão das ditaduras e refletem sobre os perigos atuais dos discursos extremistas. O produto final será um conjunto de cartazes e vídeos informativos através de QRCode expostos na escola, acompanhados de uma reflexão argumentativa individual.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os fatores que explicam o surgimento das ditaduras na Europa do século XX
> Compreender o funcionamento dos regimes totalitários (nazismo, estalinismo e fascismo)
> Analisar criticamente documentos históricos e testemunhos
> Expressar pontos de vista fundamentados sobre temas da atualidade ligados aos Direitos Humanos
> Produzir textos argumentativos com base em fontes e reflexão pessoal
> Utilizar ferramentas digitais para comunicar ideias

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
“Nunca mais!” – Memória, Ditadura e Resistência

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos organizam-se em grupos e analisam documentos visuais (cartazes, fotografias, leis, propaganda) de diferentes regimes totalitários. Cada grupo fica responsável por um tema: ascensão de Hitler, propaganda, repressão, campos de concentração, resistência, impacto do Holocausto. Criam cartazes com legendas explicativas e reflexões, que são expostos na sala. Os grupos circulam, analisam e deixam comentários (post-its) nas produções dos colegas.

Cada grupo escolhe um dos temas abordados na atividade anterior e escreve um texto argumentativo, articulando a História com o presente: Que lições tirar? Que sinais devemos reconhecer hoje?

Os alunos selecionam partes dos textos argumentativos e produzem um vídeo curto (máx. 3 minutos), onde expõem as suas conclusões sobre o perigo das ditaduras e a importância da memória histórica.


Ferramentas e recursos:

Fontes históricas, papel de cenário, marcadores, post-its, computador, tablets, telemóveis, Canva, Animoto, iMovie, etc.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Salas de trabalho personalizado, na Biblioteca Escolar

Ficheiros de Apoio (anexos):

Links-videos-da-aula.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
Avaliação e Feedback

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Cada aluno responde a um formulário de autoavaliação sobre o trabalho desenvolvido. O vídeo é partilhado com a comunidade escolar, que pode deixar feedback via formulário online (acessível por QR Code).


Ferramentas e recursos:

Formulário Google Forms

Telemóvel

Leitor de QRcode


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top