Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

Cenários de Aprendizagem – As Revoluções Liberais séculos XVIII e XIX

3º Ciclo

Elisa Soares / 09-05-2025


Descrição / Síntese:

Realização de uma tabela síntese com as revoluções liberais: Revolução Americana (1776); Revolução Francesa (1789) e Revolução Liberal Portuguesa (1820).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA).
> Destacar no processo revolucionário francês a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderna estabelecendo-se teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei.
> Interpretar a revolução liberal portuguesa, identificando causas e diversas propostas políticas expressas na Constituição de 1822, na Carta Constitucional de 1826 e na resistência absolutista.

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
150 MINUTOS
Atividade 1 – Revoluções Liberais

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Visualização de pequenos vídeos alusivos ao tema das revoluções liberais e seleção de imagens que permitam aos alunos interagir com os conteúdos apresentados. Da análise dos alunos, a professora poderá apurar os conhecimentos que os alunos têm sobre os temas apresentados.


Ferramentas e recursos:

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/797998/res

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/14010908/res

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerguest/player/797921/res


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada em assembleia.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top