Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
45 minutos

>

Barroco

3º Ciclo

Mª Elisabete Oliveira / 18-05-2025


Descrição / Síntese:

Visita de estudo ao Bom Jesus o Monte – Braga


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Consolidar conhecimentos adquiridos nas aulas relativos à arte barroca.
> – Reconhecer a cidade de Braga como a “Capital do Barroco”.
> – Identificar, no espaço/paisagem do Santuário do bom Jesus do Monte, características do barroco.
> – Refletir sobre a importância da classificação como património Mundial pela UNESCO.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
45 MINUTOS
Bom Jesus de Braga

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Os alunos ao visitar o  Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, irão identificar os elementos arquitetónicos típicos do barroco presente no santuário e escadório. Os alunos apresentarão as suas conclusões nas seguintes ferramentas e recursos:

-Genially

-Canva 

-google slides  

O professor avaliará os trabalhos dos alunos.


Ferramentas e recursos:

 Genially

Canva

Google slides


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Santuário do Bom Jesus do Monte, em  Braga e espaços envolventes.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Interior-do-bom-Jesus-em-Braga.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top