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Pesquisa de Cenários

 
200 minutos

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“A Coragem de Salvar Vidas: Aristides de Sousa Mendes, os Refugiados da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto”

3º Ciclo

Isabel Carrilho / 15-05-2025


Descrição / Síntese:

• Compreender o contexto histórico do Holocausto durante a II Guerra Mundial.
• Identificar os principais acontecimentos e figuras relacionadas com o Holocausto.
• Refletir sobre as consequências do Holocausto e a importância da memória histórica.
• Desenvolver competências de trabalho em grupo, pesquisa e apresentação.
• Valorizar a dignidade humana e os direitos humanos, promovendo a diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade no cumprimento das leis.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> APRENDIZAGENS ESSENCIAIS e ações estratégicas de ensino orientadas para o PERFIL DOS ALUNOS: 1. Conhecimentos: o Contextualizar o Holocausto no âmbito da II Guerra Mundial. o Compreender a ideologia nazi e as perseguições movidas aos judeus; aos negros; aos ciganos; aos homossexuais e os portadores de deficiências. o Identificar os principais campos de concentração e extermínio. o Analisar testemunhos e fontes históricas (primárias e secundárias) sobre o Holocausto. o Identificar/aplicar os conceitos: Antissemitismo Genocídio; Resistência; Holocausto.
> Domínios em História: TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE FONTES; COMPREENSÃO HISTÓRICA e COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA 3. Competências em História: o Capacidade de pesquisa e análise de fontes históricas. o Pensamento crítico e reflexivo. o Capacidade de trabalho colaborativo. o Competências de comunicação oral e escrita; Pensamento crítico e ético; Cidadania e valores; Comunicação e literacia digital

Atividades a desenvolver

  Criação
200 MINUTOS
A Coragem de Salvar Vidas: Aristides de Sousa Mendes, os Refugiados da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

A atividade pedagógica “A Coragem de Salvar Vidas: Aristides de Sousa Mendes, os Refugiados da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto” visa promover a reflexão crítica sobre os Direitos Humanos, através da análise do papel de Aristides de Sousa Mendes durante o Holocausto. Integrada nos conteúdos programáticos do 9.º ano de História e articulada com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, esta atividade convida os alunos a investigar o contexto da Segunda Guerra Mundial, a perseguição aos judeus e a atuação do cônsul português que desafiou as ordens de Salazar para salvar milhares de vidas.

Através de metodologias ativas, como o trabalho de projeto e a aprendizagem baseada em problemas, os alunos organizam-se em grupos para criar um painel digital ou multimédia, onde partilham os resultados da sua pesquisa, análise de fontes históricas e produção de conteúdos como cartas dramáticas, entrevistas fictícias ou mini documentários.

Esta atividade culmina com uma apresentação pública, promovendo a partilha com a comunidade escolar e o desenvolvimento de competências de comunicação. Ao longo do processo, os alunos desenvolvem capacidades de análise e interpretação histórica, pensamento crítico, literacia digital e aprofundam valores como a solidariedade, a coragem cívica e a responsabilidade, fundamentais para a construção de uma cidadania ativa e esclarecida.

Este cenário de aprendizagem permitirá aos alunos desenvolver competências de análise histórica, pensamento crítico e literacia digital, bem como consolidar os valores da solidariedade, coragem cívica e responsabilidade social, essenciais para a construção de uma cidadania ativa e consciente.


Ferramentas e recursos:

Recursos Didáticos Tradicionais:

  • Manual escolar de História  para contextualização da Segunda Guerra Mundial, o Holocausto e o papel de Portugal no conflito.

  • Caderno diário para registo e síntese das aprendizagens.

Ferramentas Digitais:

  • Genially ou TimelineJS – para a construção de linhas do tempo interativas com os principais eventos do Holocausto e da ação de Aristides de Sousa Mendes.

  • Padlet – para partilha e organização colaborativa de fontes históricas, vídeos, mapas, testemunhos e reflexões dos alunos.

  • Canva – para criação de cartazes, infográficos e apresentações visuais do produto final.

  • Google Docs / Slides – para produção de textos colaborativos, entrevistas ou cartas dramáticas.

  • YouTube / Vimeo – para visualização de vídeos curtos sobre o Holocausto e documentários como “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”.

  • Museu  Aristides de Sousa Mendes – para acesso a testemunhos, fotografias, mapas e cartas.

🎙️ Recursos Audiovisuais:

  • Documentários selecionados e vídeos de curta duração sobre Aristides de Sousa Mendes e o Holocausto.

  • Testemunhos de refugiados salvos pelo cônsul (legendas em português sempre que necessário).

📄 Fontes Históricas:

  • Cópias de cartas, despachos diplomáticos, testemunhos de refugiados, excertos do Diário da Anne Frank, entre outros documentos primários.

🎧 Outros recursos:

  • Podcasts educativos sobre Direitos Humanos e a Segunda Guerra Mundial (ex: “História com História”, da RTP Ensina).

  • Fotografias de época e mapas geopolíticos da Europa durante a guerra.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorrerá na biblioteca num ambiente de aprendizagem colaborativo, organizada de forma flexível, com os seguintes espaços e recursos:

  • Espaço central de trabalho em grupo: mesas dispostas em ilhas (4 a 5 alunos por grupo), permitindo o diálogo e o trabalho colaborativo na construção dos produtos finais (linha do tempo, painel digital, dramatizações ou vídeos).

  • Zona digital: com computadores/tablets com acesso à internet para pesquisa orientada, visualização de documentos históricos, testemunhos e edição de conteúdos digitais (Padlet, Genially, Canva, etc.).

  • Cantinho das fontes históricas: mesa com cópias de documentos, mapas, imagens e testemunhos organizados em dossiês temáticos (Holocausto, Aristides de Sousa Mendes, Segunda Guerra Mundial).

  • Painel interativo/projetor: para visionamento de documentários, partilha de trabalhos dos grupos e momentos de reflexão guiada pela docente.

  • Espaço de reflexão individual: canto com cadeiras e almofadas onde os alunos podem, num momento mais introspectivo, escrever cartas, diários fictícios ou testemunhos (atividade da “Carta de um refugiado salvo”).

O espaço será dinamicamente reorganizado consoante as fases da atividade, promovendo a mobilidade, a cooperação e o envolvimento dos alunos. O ambiente será preparado para favorecer o respeito, a escuta ativa e a empatia, essenciais no tratamento de um tema com forte carga emocional e histórica como o Holocausto.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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