Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
90 minutos

>

O MILAGRE ECONÓMICO JAPONÊS: RECONSTRUÇÃO E CRESCIMENTO NO PÓS-GUERRA

3º Ciclo

Valentino Alves / 08-05-2025


Descrição / Síntese:

Nesta atividade, os alunos irão explorar as causas, características e consequências do Milagre Económico Japonês — um fenómeno de rápido crescimento económico do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Os discentes trabalharão em grupos para analisar fontes visuais e textuais (fotografias, gráficos, cartazes, excertos) que ilustram a intervenção estatal, a modernização industrial e o papel das relações internacionais. Os alunos utilizarão o Padlet para registar as suas análises e reflexões, desenvolvendo competências de pensamento crítico e literacia histórica.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender os fatores que possibilitaram o crescimento económico do Japão após a Segunda Guerra Mundial.
> Reconhecer o papel dos Estados Unidos e do contexto geopolítico na recuperação económica japonesa.
> Identificar e analisar medidas políticas e económicas implementadas pelo governo japonês.
> Refletir sobre os impactos sociais e culturais do crescimento económico rápido.
> Desenvolver competências de literacia histórica através da análise crítica de fontes.
> Utilizar ferramentas digitais (Padlet) para comunicar conclusões de forma estruturada e colaborativa.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
O Milagre Económico Japonês – O que é crescimento económico?

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

O professor lança a questão: O que significa “crescimento económico”?
Os alunos partilham as suas ideias através do Mentimeter, permitindo ao professor identificar ideias prévias e introduzir conceitos fundamentais.


Ferramentas e recursos:

https://www.menti.com


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos iniciam esta atividade sentados nos seus lugares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
O Milagre Económico Japonês – Análise de fontes

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel


Descrição da atividade:

O professor apresenta um breve vídeo introdutório (5-10 min) e explica o conceito de “Milagre Económico”. Em seguida, os alunos são divididos em 6 grupos e analisam fontes visuais e textuais distribuídas em estações temáticas:

  1. Reconstrução no pós-guerra

  2. Apoio dos EUA e Guerra da Coreia

  3. Intervenção estatal (MITI, políticas industriais)

  4. Modernização tecnológica e educação

  5. Keiretsu e o modelo de emprego vitalício

  6. Abertura comercial e exportações

Cada grupo terá uma sala de Padlet para registar:

  • Qual a mensagem principal da fonte?

  • Que elementos visuais/textuais se destacam?

  • Que impacto teve esta política/fenómeno na sociedade japonesa?

  • Existem paralelos com o presente?


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos iniciam esta atividade sentados em grupos de 4/5 elementos. Discutem dentro do grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
25 MINUTOS
Debate final – Lições do Milagre Japonês

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com base nas análises nos Padlets, os grupos partilham as suas conclusões numa discussão orientada. Questões orientadoras:

  • Quais os principais fatores que explicam o sucesso do Japão?

  • O apoio externo foi essencial?

  • Houve custos sociais deste modelo de crescimento?

  • O modelo japonês pode ser aplicado hoje noutros contextos?


Ferramentas e recursos:

Padlets dos grupos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos iniciam esta atividade sentados em grupos de 4/5 elementos. A discussão abrangerá o Grande Grupo, mas a interação será entre os grupos através de porta-voz rotativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Anexo-de-Atividade-Milagre-Japones.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top