>
3º Ciclo
Valentino Alves / 08-05-2025
Descrição / Síntese:
Nesta atividade, os alunos irão explorar as causas, características e consequências do Milagre Económico Japonês — um fenómeno de rápido crescimento económico do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Os discentes trabalharão em grupos para analisar fontes visuais e textuais (fotografias, gráficos, cartazes, excertos) que ilustram a intervenção estatal, a modernização industrial e o papel das relações internacionais. Os alunos utilizarão o Padlet para registar as suas análises e reflexões, desenvolvendo competências de pensamento crítico e literacia histórica.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
O professor lança a questão: O que significa “crescimento económico”?
Os alunos partilham as suas ideias através do Mentimeter, permitindo ao professor identificar ideias prévias e introduzir conceitos fundamentais.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos iniciam esta atividade sentados nos seus lugares.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel
Descrição da atividade:
O professor apresenta um breve vídeo introdutório (5-10 min) e explica o conceito de “Milagre Económico”. Em seguida, os alunos são divididos em 6 grupos e analisam fontes visuais e textuais distribuídas em estações temáticas:
-
Reconstrução no pós-guerra
-
Apoio dos EUA e Guerra da Coreia
-
Intervenção estatal (MITI, políticas industriais)
-
Modernização tecnológica e educação
-
Keiretsu e o modelo de emprego vitalício
-
Abertura comercial e exportações
Cada grupo terá uma sala de Padlet para registar:
-
Qual a mensagem principal da fonte?
-
Que elementos visuais/textuais se destacam?
-
Que impacto teve esta política/fenómeno na sociedade japonesa?
-
Existem paralelos com o presente?
Ferramentas e recursos:
-
Vídeo introdutório: https://www.youtube.com/watch?source_ve_path=Mjg2NjQsMTY0NTAz&v=m8r5r-ZAylU&feature=youtu.be
-
Padlet geral e breakout rooms: A Criar (se necessário)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos iniciam esta atividade sentados em grupos de 4/5 elementos. Discutem dentro do grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com base nas análises nos Padlets, os grupos partilham as suas conclusões numa discussão orientada. Questões orientadoras:
-
Quais os principais fatores que explicam o sucesso do Japão?
-
O apoio externo foi essencial?
-
Houve custos sociais deste modelo de crescimento?
-
O modelo japonês pode ser aplicado hoje noutros contextos?
Ferramentas e recursos:
Padlets dos grupos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos iniciam esta atividade sentados em grupos de 4/5 elementos. A discussão abrangerá o Grande Grupo, mas a interação será entre os grupos através de porta-voz rotativo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Anexo-de-Atividade-Milagre-Japones.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)