>
3º Ciclo
Daniel Pereira / 06-05-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos jogam GeoGuessr em pequenos grupos, explorando locais aleatórios no mundo. Usam pistas visuais (placas, relevo, vegetação, construções) para deduzir a localização. Depois registam as suas hipóteses, justificando-as com termos geográficos (clima, paisagem, latitude/longitude). No final, comparam os palpites com a localização real e refletem sobre os erros. A atividade desenvolve o raciocínio geográfico, a leitura da paisagem e a orientação espacial. Pode ser integrada no estudo das paisagens, da diversidade geográfica ou da localização relativa e absoluta. A aula termina com uma discussão sobre os continentes e zonas climáticas exploradas. Avaliação formativa com base na argumentação dos alunos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; Geologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos jogam GeoGuessr em pequenos grupos, explorando locais aleatórios no mundo. Usam pistas visuais (placas, relevo, vegetação, construções) para deduzir a localização. Depois registam as suas hipóteses, justificando-as com termos geográficos (clima, paisagem, latitude/longitude). No final, comparam os palpites com a localização real e refletem sobre os erros. A atividade desenvolve o raciocínio geográfico, a leitura da paisagem e a orientação espacial. Pode ser integrada no estudo das paisagens, da diversidade geográfica ou da localização relativa e absoluta. A aula termina com uma discussão sobre os continentes e zonas climáticas exploradas. Avaliação formativa com base na argumentação dos alunos.
Ferramentas e recursos:
Geoguessr.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)