Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
60 minutos

>

Paisagem e orientação espacial

3º Ciclo

Daniel Pereira / 06-05-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos jogam GeoGuessr em pequenos grupos, explorando locais aleatórios no mundo. Usam pistas visuais (placas, relevo, vegetação, construções) para deduzir a localização. Depois registam as suas hipóteses, justificando-as com termos geográficos (clima, paisagem, latitude/longitude). No final, comparam os palpites com a localização real e refletem sobre os erros. A atividade desenvolve o raciocínio geográfico, a leitura da paisagem e a orientação espacial. Pode ser integrada no estudo das paisagens, da diversidade geográfica ou da localização relativa e absoluta. A aula termina com uma discussão sobre os continentes e zonas climáticas exploradas. Avaliação formativa com base na argumentação dos alunos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Geologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Localização absoluta e localização relativa
> Localização absoluta e localização relativa

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
60 MINUTOS
Localização absoluta e localização relativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos jogam GeoGuessr em pequenos grupos, explorando locais aleatórios no mundo. Usam pistas visuais (placas, relevo, vegetação, construções) para deduzir a localização. Depois registam as suas hipóteses, justificando-as com termos geográficos (clima, paisagem, latitude/longitude). No final, comparam os palpites com a localização real e refletem sobre os erros. A atividade desenvolve o raciocínio geográfico, a leitura da paisagem e a orientação espacial. Pode ser integrada no estudo das paisagens, da diversidade geográfica ou da localização relativa e absoluta. A aula termina com uma discussão sobre os continentes e zonas climáticas exploradas. Avaliação formativa com base na argumentação dos alunos.


Ferramentas e recursos:

Geoguessr.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top