>
2º Ciclo
Bruna Sequeira / 18-06-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário propõe uma experiência de investigação realista e interdisciplinar para alunos do 6.º ano em História e Geografia de Portugal, inserida na visita de estudo ao Palácio-Convento de Mafra. Inspirado no modelo de cenários de aprendizagem, articula-se com os objetivos curriculares e insere-se num enredo que combina economia colonial, migrações, inovações alimentares, hierarquia social e absolutismo régio.
O ambiente de aprendizagem é estruturado em três fases sequenciais:
Pré-visita: na sala, os alunos visualizam vídeos temáticos e formulam perguntas de investigação.
Visita a Mafra: em grupos, circulam por quatro estações temáticas, onde investigam, registam observações e recolhem evidências sobre os recursos do império (ouro e açúcar), a introdução de batata e milho, a sociedade de ordens e o poder régio.
Pós-visita: na sala, transformam os resultados da investigação em painéis digitais multimédia, apresentam-nos em formato Gallery Walk, refletem criticamente e avaliam-se mutuamente.
O cenário articula várias metodologias — inquiry‑based learning, project‑based learning, jigsaw, gallery walk, regulação e reflexo — potenciando a autonomia, o pensamento crítico, a colaboração e a literacia digital, conforme os princípios do design de cenários educativos .
A professora assume o papel de orientadora de todo o processo, desde a mediação inicial e supervisão da visita até à facilitação das discussões e avaliação no pós-visita. Os alunos são colocados no papel ativo de pequenos investigadores históricos, centrando-se em problemas autênticos e sustentando conclusões com evidência real.
Este cenário explora o contexto do Palácio de Mafra não apenas como um local de visita, mas como um laboratório vivo para a construção do conhecimento histórico e geográfico, mobilizando recursos digitais e metodologias inovadoras que promovem aprendizagens significativas e transformadoras.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos consultam previamente vídeos curtos sobre:
-
Economia do ouro e do açúcar (Brasil–Portugal);
-
Introdução da batata e do milho;
-
Sociedade de ordens;
-
Absolutismo de D. João V.
Depois, em grupos, elaboram um conjunto de perguntas/hipóteses que vão investigar em Mafra.
Ferramentas e recursos:
Tablet/PC por grupo, vídeos pré‑selecionados, formulários (Google Forms ou papel) com espaços para registar perguntas e hipóteses.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula equipada com projetor e mesas em grupos.
5 grupos de 4 alunos, com papéis rotativos (coordenador, secretário, pesquisador, relator).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Durante a visita, os alunos passam por 4 estações temáticas (Economia, Novas Culturas, Sociedade e Poder Régio). Em cada estação completam fichas guiadas, recolhem imagens, observações e hipóteses para validar o que investigaram na pré-visita.
Ferramentas e recursos:
Fichas de estação, tablets/telemóveis para fotos e pesquisa no local, canetas, fichas impressas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Salões e espaços do Palácio: Sala do Trono, Biblioteca, Cozinha/Corredores, fachada exterior.
Mesmo grupo, circulam pelas estações; em cada uma, um aluno assume a função de especialista em registo (fotos, notas).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Os grupos elaboram um painel digital multimédia (Genially, Padlet ou Canva) sobre um dos temas. Depois expõem o trabalho no formato Gallery Walk, onde cada grupo circula, analisa e dá feedback a outros.
Ferramentas e recursos:
Computadores/tablets, acesso à Internet, conta Genially/Padlet/Canva, rubricas de avaliação impressas, notas da visita.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aulas com projetor ou várias estações em computadores.
Grupos mantidos (4 alunos), com divisão de papéis (designer, pesquisador, narrador, avaliador). Durante o Gallery Walk, rotação em pares, respondendo a rubricas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)