Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
400 minutos

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“Investigadores do Império: Mafra, ouro, culturas e poder no século XVIII”

2º Ciclo

Bruna Sequeira / 18-06-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário propõe uma experiência de investigação realista e interdisciplinar para alunos do 6.º ano em História e Geografia de Portugal, inserida na visita de estudo ao Palácio-Convento de Mafra. Inspirado no modelo de cenários de aprendizagem, articula-se com os objetivos curriculares e insere-se num enredo que combina economia colonial, migrações, inovações alimentares, hierarquia social e absolutismo régio.
O ambiente de aprendizagem é estruturado em três fases sequenciais:
Pré-visita: na sala, os alunos visualizam vídeos temáticos e formulam perguntas de investigação.
Visita a Mafra: em grupos, circulam por quatro estações temáticas, onde investigam, registam observações e recolhem evidências sobre os recursos do império (ouro e açúcar), a introdução de batata e milho, a sociedade de ordens e o poder régio.
Pós-visita: na sala, transformam os resultados da investigação em painéis digitais multimédia, apresentam-nos em formato Gallery Walk, refletem criticamente e avaliam-se mutuamente.
O cenário articula várias metodologias — inquiry‑based learning, project‑based learning, jigsaw, gallery walk, regulação e reflexo — potenciando a autonomia, o pensamento crítico, a colaboração e a literacia digital, conforme os princípios do design de cenários educativos .
A professora assume o papel de orientadora de todo o processo, desde a mediação inicial e supervisão da visita até à facilitação das discussões e avaliação no pós-visita. Os alunos são colocados no papel ativo de pequenos investigadores históricos, centrando-se em problemas autênticos e sustentando conclusões com evidência real.
Este cenário explora o contexto do Palácio de Mafra não apenas como um local de visita, mas como um laboratório vivo para a construção do conhecimento histórico e geográfico, mobilizando recursos digitais e metodologias inovadoras que promovem aprendizagens significativas e transformadoras.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Evidenciar a importância do Brasil para a economia portuguesa neste período, nomeadamente enquanto centro de exploração de ouro e de outros recursos naturais e recetáculo de produtos manufaturados portugueses e europeus;
> Relacionar os movimentos migratórios livres e forçados (comércio de escravos) com a cultura do açúcar e com a exploração mineira;
> Evidenciar a importância da introdução de novas culturas como a batata e o milho para a melhoria da dieta e para o aumento populacional em Portugal;
> Compreender a organização da sociedade de ordens, sabendo identificar os diferentes grupos sociais;
> Reconhecer em D. João V um rei absoluto, ressaltando manifestações do seu poder (fausto da Corte, cerimónias públicas e construções monumentais);
> Demonstrar a importância do legado africano nas sociedades portuguesa e brasileira.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
100 MINUTOS
Investigação pré-visita: “O Investigador Júnior”

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos consultam previamente vídeos curtos sobre:

  • Economia do ouro e do açúcar (Brasil–Portugal);

  • Introdução da batata e do milho;

  • Sociedade de ordens;

  • Absolutismo de D. João V.

Depois, em grupos, elaboram um conjunto de perguntas/hipóteses que vão investigar em Mafra.


Ferramentas e recursos:

Tablet/PC por grupo, vídeos pré‑selecionados, formulários (Google Forms ou papel) com espaços para registar perguntas e hipóteses.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula equipada com projetor e mesas em grupos.

5 grupos de 4 alunos, com papéis rotativos (coordenador, secretário, pesquisador, relator).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
200 MINUTOS
Visita de estudo ao Palácio de Mafra: “Estações do Império”

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Durante a visita, os alunos passam por 4 estações temáticas (Economia, Novas Culturas, Sociedade e Poder Régio). Em cada estação completam fichas guiadas, recolhem imagens, observações e hipóteses para validar o que investigaram na pré-visita.


Ferramentas e recursos:

Fichas de estação, tablets/telemóveis para fotos e pesquisa no local, canetas, fichas impressas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Salões e espaços do Palácio: Sala do Trono, Biblioteca, Cozinha/Corredores, fachada exterior.

Mesmo grupo, circulam pelas estações; em cada uma, um aluno assume a função de especialista em registo (fotos, notas).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
100 MINUTOS
Produção e debate pós-visita: “Galeria do Conhecimento”

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os grupos elaboram um painel digital multimédia (Genially, Padlet ou Canva) sobre um dos temas. Depois expõem o trabalho no formato Gallery Walk, onde cada grupo circula, analisa e dá feedback a outros.


Ferramentas e recursos:

Computadores/tablets, acesso à Internet, conta Genially/Padlet/Canva, rubricas de avaliação impressas, notas da visita.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aulas com projetor ou várias estações em computadores.

Grupos mantidos (4 alunos), com divisão de papéis (designer, pesquisador, narrador, avaliador). Durante o Gallery Walk, rotação em pares, respondendo a rubricas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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