>
3º Ciclo
Gabriel Marques / 18-06-2025
Descrição / Síntese:
A instabilidade do regime monárquico alcança seu ápice com a questão do Mapa Cor-de-Rosa e o Ultimatum Inglês (1890), aliado a bancarrota portuguesa.
Ao mesmo tempo, as ideias republicanas ganhavam mais adesão, sobretudo na burguesia lisboeta sob influência da carbonária, maçonaria e dos ideais positivistas.
O acúmulo das tensões acarretariam no regicídio perpetrado em 1908 e não subsequente golpe republicano dois anos depois.
Sob novo governo foram tomadas uma série de medidas concretas e simbólicas. Motivado pela busca por reconhecimento e manutenção das colónias, Portugal entra na I Guerra Mundial.
A instabilidade governativa permanece, redundando em inúmeros golpes e conflitos intestinos até que, em 1926, o regime cai sob um golpe militar.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
Encenação do dia 5 de outubro.
- os alunos assumem o papel de algumas personagens relevantes no episódio;
- palco improvisado dando relevo às principais praças dos acontecimentos;
- duração média de 5-10 minutos
Ferramentas e recursos:
.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
A cada grupo é atribuído um tema (bandeira, moeda e hino nacional) e fazem um quadro comparativo-explicativo das alterações simbólicas ocorridas junto com sua própria análise e opinião a ser apresentado aos demais colegas.
Ferramentas e recursos:
.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Leitura de fontes primárias (diários e cartas) de soldados portugueses que lutaram na Grande Guerra, interpretação e análise dos textos com a manifestação das próprias opiniões e conclusões.
Ferramentas e recursos:
.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)