Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
110 minutos

>

Portugal: da 1.ª República à ditadura militar

3º Ciclo

Gabriel Marques / 18-06-2025


Descrição / Síntese:

A instabilidade do regime monárquico alcança seu ápice com a questão do Mapa Cor-de-Rosa e o Ultimatum Inglês (1890), aliado a bancarrota portuguesa.
Ao mesmo tempo, as ideias republicanas ganhavam mais adesão, sobretudo na burguesia lisboeta sob influência da carbonária, maçonaria e dos ideais positivistas.
O acúmulo das tensões acarretariam no regicídio perpetrado em 1908 e não subsequente golpe republicano dois anos depois.
Sob novo governo foram tomadas uma série de medidas concretas e simbólicas. Motivado pela busca por reconhecimento e manutenção das colónias, Portugal entra na I Guerra Mundial.
A instabilidade governativa permanece, redundando em inúmeros golpes e conflitos intestinos até que, em 1926, o regime cai sob um golpe militar.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer os aspetos fundamentais da doutrina republicana;
> Compreender a conjuntura económica, social e política que esteve na origem da implantação da I República;
> Identificar as principais medidas governativas da I República;
> Demonstrar que a participação de Portugal na I Guerra Mundial se relacionou com a questão colonial e com a necessidade de reconhecimento do regime republicano;
> Avaliar as consequências políticas, económicas e financeiras da participação de Portugal na I Guerra Mundial;
> Compreender que a instabilidade política e as dificuldades económicas e sociais concorreram para intervenção militar em 28 de maio de 1926;

Atividades a desenvolver

  Apresentação e Partilha
10 MINUTOS
O 5 de Outubro

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

Encenação do dia 5 de outubro.

  • os alunos assumem o papel de algumas personagens relevantes no episódio;
  • palco improvisado dando relevo às principais praças dos acontecimentos;
  • duração média de 5-10 minutos


Ferramentas e recursos:

.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
50 MINUTOS
A mudança dos símbolos nacionais

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

A cada grupo é atribuído um tema (bandeira, moeda e hino nacional) e fazem um quadro comparativo-explicativo das alterações simbólicas ocorridas junto com sua própria análise e opinião a ser apresentado aos demais colegas.


Ferramentas e recursos:

.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Portugal na 1.ª Guerra Mundial

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Leitura de fontes primárias (diários e cartas) de soldados portugueses que lutaram na Grande Guerra, interpretação e análise dos textos com a manifestação das próprias opiniões e conclusões.


Ferramentas e recursos:

.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top