Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
50 minutos

>

O estado do tempo na minha cidade.

3º Ciclo

Teresa Brito Rosa / 18-06-2025


Descrição / Síntese:

O objetivo deste cenário é estudar os elementos do clima e interpretar o dados do site do IPMA.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir clima e estado do tempo, utilizando a observação direta e diferentes recursos digitais (sítio do IPMA, por exemplo).
> Reconhecer a zonalidade dos climas e biomas, utilizando representações cartográficas (em suporte papel ou digital). Ѻ
> Reconhecer os elementos do Clima e os instrumentos de medição.
> Identificar exemplos de impactes da ação humana no território, apoiados em fontes fidedignas.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
50 MINUTOS
Como estudar os elementos do Clima?

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Esta atividade insere-se num cenário de aprendizagem que visa levar os alunos a compreender, de forma ativa e investigativa, os principais elementos do clima: temperatura, precipitação, humidade, vento e pressão atmosférica.

Os alunos serão desafiados a trabalhar em grupo para responder à pergunta-problema “Como estudar os elementos do clima?” através de uma abordagem prática, com recurso a diferentes fontes de informação e ferramentas digitais/metodológicas. A atividade decorrerá em três momentos principais:

  • Exploração inicial e levantamento de hipóteses:
    Após uma breve introdução teórica, os alunos, organizados em grupos, identificam o que já sabem sobre os elementos do clima e colocam questões que gostariam de ver respondidas.
  1. Investigação orientada:

    Cada grupo irá estudar um elemento do clima, pesquisando:

    • o que é;

    • como se mede;

    • que instrumentos são utilizados 

    • onde se podem obter dados reais (ex: IPMA, aplicações meteorológicas);

    • qual a sua influência no clima e no quotidiano.

    • Os alunos utilizarão fichas de trabalho, recursos digitais (como o site do IPMA), vídeos e/ou medições simuladas para aprofundar o conhecimento.

  2. Apresentação e partilha:
    Cada grupo apresenta os resultados da sua pesquisa à turma, com recurso a suportes visuais (cartaz, PowerPoint, infografia ou vídeo curto), promovendo a partilha de conhecimentos.


Ferramentas e recursos:

Sites: IPMA, Windy, Manual Escolar

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem será organizado de forma flexível, promovendo a colaboração, a investigação autónoma e o uso de recursos diversificados. A sala de aula será dividida em zonas de trabalho diferenciadas, adaptadas às necessidades da atividade e dos alunos:

Zona de Investigação em Grupo

Mesas organizadas em grupos de 4 a 6 alunos, com acesso a fichas de trabalho, manuais escolares e tablets/computadores (se disponíveis).

Aqui, os alunos irão pesquisar sobre um elemento do clima atribuído ao seu grupo.

Espaço com acesso à internet, onde os alunos poderão consultar páginas oficiais como o site do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) para aceder a dados reais sobre os elementos climáticos.

Também poderão visualizar vídeos educativos ou utilizar aplicações de meteorologia.

Zona de Recursos e Materiais Didáticos

Mesa com instrumentos meteorológicos (reais ou simulados) como termómetro, pluviómetro, barómetro, anemómetro e higrómetro, ou representações visuais dos mesmos.

Mapas climáticos, esquemas, imagens e gráficos disponíveis para apoio à pesquisa.

Professor Facilitador:

O professor circulará pelos diferentes espaços, promovendo o questionamento, esclarecendo dúvidas, orientando as investigações e incentivando a cooperação entre pares.

Este tipo de organização permite um ambiente de aprendizagem dinâmico, centrado no aluno, promovendo o desenvolvimento de competências como a autonomia, o pensamento crítico, a comunicação e a literacia científica.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top