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3º Ciclo
Teresa Brito Rosa / 18-06-2025
Descrição / Síntese:
O objetivo deste cenário é estudar os elementos do clima e interpretar o dados do site do IPMA.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Esta atividade insere-se num cenário de aprendizagem que visa levar os alunos a compreender, de forma ativa e investigativa, os principais elementos do clima: temperatura, precipitação, humidade, vento e pressão atmosférica.
Os alunos serão desafiados a trabalhar em grupo para responder à pergunta-problema “Como estudar os elementos do clima?” através de uma abordagem prática, com recurso a diferentes fontes de informação e ferramentas digitais/metodológicas. A atividade decorrerá em três momentos principais:
- Exploração inicial e levantamento de hipóteses:
Após uma breve introdução teórica, os alunos, organizados em grupos, identificam o que já sabem sobre os elementos do clima e colocam questões que gostariam de ver respondidas.
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Investigação orientada:
Cada grupo irá estudar um elemento do clima, pesquisando:
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o que é;
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como se mede;
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que instrumentos são utilizados
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onde se podem obter dados reais (ex: IPMA, aplicações meteorológicas);
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qual a sua influência no clima e no quotidiano.
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Os alunos utilizarão fichas de trabalho, recursos digitais (como o site do IPMA), vídeos e/ou medições simuladas para aprofundar o conhecimento.
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Apresentação e partilha:
Cada grupo apresenta os resultados da sua pesquisa à turma, com recurso a suportes visuais (cartaz, PowerPoint, infografia ou vídeo curto), promovendo a partilha de conhecimentos.
Ferramentas e recursos:
Sites: IPMA, Windy, Manual Escolar
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem será organizado de forma flexível, promovendo a colaboração, a investigação autónoma e o uso de recursos diversificados. A sala de aula será dividida em zonas de trabalho diferenciadas, adaptadas às necessidades da atividade e dos alunos:
Zona de Investigação em Grupo
Mesas organizadas em grupos de 4 a 6 alunos, com acesso a fichas de trabalho, manuais escolares e tablets/computadores (se disponíveis).
Aqui, os alunos irão pesquisar sobre um elemento do clima atribuído ao seu grupo.
Espaço com acesso à internet, onde os alunos poderão consultar páginas oficiais como o site do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) para aceder a dados reais sobre os elementos climáticos.
Também poderão visualizar vídeos educativos ou utilizar aplicações de meteorologia.
Zona de Recursos e Materiais Didáticos
Mesa com instrumentos meteorológicos (reais ou simulados) como termómetro, pluviómetro, barómetro, anemómetro e higrómetro, ou representações visuais dos mesmos.
Mapas climáticos, esquemas, imagens e gráficos disponíveis para apoio à pesquisa.
Professor Facilitador:
O professor circulará pelos diferentes espaços, promovendo o questionamento, esclarecendo dúvidas, orientando as investigações e incentivando a cooperação entre pares.
Este tipo de organização permite um ambiente de aprendizagem dinâmico, centrado no aluno, promovendo o desenvolvimento de competências como a autonomia, o pensamento crítico, a comunicação e a literacia científica.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)