Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
150 minutos

>

A Voz do Poeta

2º Ciclo

Maria Silva / 19-05-2025


Descrição / Síntese:

No 2.º ciclo, a poesia pode ser trabalhada como forma de expressão criativa e sensível. Neste cenário de aprendizagem, intitulado “A Voz do Poeta”, os alunos são convidados a explorar poemas diversos através da leitura expressiva, da análise de figuras de estilo, temas e intenções do eu lírico. Após esse contacto, são desafiados a criar os seus próprios poemas a partir de imagens ou palavras-chave, desenvolvendo a criatividade e o gosto pela escrita. A atividade culmina num Sarau Poético, onde os alunos apresentam os seus textos oralmente, com liberdade criativa. Ao longo do processo, promove-se a reflexão sobre a função da poesia, valorizando a expressão pessoal e a escuta ativa. A avaliação é formativa, baseada na participação, na originalidade e na expressividade. Este cenário permite aos alunos descobrir a poesia como uma linguagem viva e significativa no seu percurso escolar.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver a capacidade dos alunos de compreender, interpretar e produzir textos poéticos.
> Reconhecer a poesia como forma de expressão pessoal, artística e cultural.
> Compreender textos poéticos identificando o tema, o eu lírico e recursos expressivos (como metáforas, aliterações ou comparações).
> Desenvolver o gosto pela leitura de poesia, valorizando a linguagem artística como meio de expressão de emoções e ideias.
> Produzir textos poéticos simples, respeitando características do género e usando vocabulário criativo e expressivo.
> Reconhecer e utilizar figuras de estilo na leitura e na escrita de poemas.
> Exercitar a oralidade através da leitura expressiva e da declamação de poemas.
> Promover a escuta ativa e o respeito pela expressão do outro em momentos de partilha poética.
> Explorar diferentes formas de poesia, incluindo poemas visuais, livres ou rimados, ampliando a visão sobre o género.
> Estimular a criatividade e a imaginação, incentivando a expressão pessoal através da palavra poética.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Roda de Leitura Poética

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor realiza uma leitura expressiva de 2 a 3 poemas curtos, de diferentes estilos (ex: lírico, divertido, descritivo), enquanto os alunos escutam em círculo. Em seguida, os alunos são convidados a ler outros poemas em voz alta, voluntariamente, ou em pares. Após cada leitura, há um breve comentário coletivo sobre o que o poema transmite e como está estruturado.

O objetivo desta atividade é desenvolver escuta, compreensão e apreciação da poesia.


Ferramentas e recursos:

Poemas impressos, áudio ou vídeo com declamações.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Leitura expressiva de poemas curtos e partilha de primeiras impressões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Interação e Orientação
15 MINUTOS
Conversa Guiada – “O que é poesia?”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor conduz uma conversa a partir de questões abertas: “O que é poesia?”, “Como se escreve um poema?”, “A poesia tem regras?” Os alunos são incentivados a partilhar as suas ideias e experiências. O professor regista as principais contribuições no quadro, organizando-as em categorias (emoção, forma, linguagem, ritmo, etc.).

O objetivo desta atividade é ativar conhecimentos prévios e estimular o pensamento crítico.


Ferramentas e recursos:

Quadro para registar ideias, vídeo motivador (opcional).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Debate sobre a função da poesia e sua presença no quotidiano.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
15 MINUTOS
Poetas em Foco

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Grupos de 3 a 4 alunos escolhem (ou recebem) o nome de um poeta português (ex: Matilde Rosa Araújo, António Mota, Fernando Pessoa). Com apoio de tablets, livros ou excertos fornecidos, pesquisam breves informações sobre o autor e selecionam um poema para apresentar oralmente à turma.

O objetivo desta atividade é conhecer autores, contextos e estilos diferentes.


Ferramentas e recursos:

Tablets/computadores, fichas orientadoras.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Pequena pesquisa e partilha sobre um poeta e um poema.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
20 MINUTOS
Caça às Palavras Poéticas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada par recebe um poema (impresso ou digital). A tarefa é destacar e recolher palavras ou expressões que considerem especialmente “poéticas”, por som, sentido ou imagem. Depois, cada par apresenta as suas palavras e explica por que as escolheu. Estas palavras são colocadas num mural ou quadro coletivo.

O objetivo desta atividade é ampliar o vocabulário e entender o uso expressivo da linguagem.


Ferramentas e recursos:

Poemas impressos, dicionários, fichas de apoio.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Exploração de palavras expressivas em poemas selecionados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
30 MINUTOS
Laboratório do Poeta

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada aluno recebe uma imagem inspiradora ou palavra-chave (ex: “vento”, “esperança”, “silêncio”) e é desafiado a criar um poema livre. O ambiente da sala é transformado numa oficina de criação: com música suave, materiais visuais, papel colorido. Os alunos podem ilustrar os poemas. No final, alguns partilham a sua criação.

O objetivo desta atividade é estimular a criatividade e a escrita poética.


Ferramentas e recursos:

Papel, lápis de cor, imagens inspiradoras, tablets (opcional).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Escrita de poemas a partir de imagens, palavras ou temas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
40 MINUTOS
Sarau Poético de Turma

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos apresentam oralmente os seus próprios poemas (ou poemas de autores), em formato de sarau. O ambiente passa-se num auditório da escola onde os alunos leem à vez para a audiência (turmas de outros anos). Podem declamar individualmente ou em pares, com liberdade de interpretação.

O objetivo desta atividade é desenvolver a expressão oral e a confiança na apresentação pública.


Ferramentas e recursos:

Microfone (se disponível), música ambiente, cartazes, poemas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Apresentação oral dos poemas, com possibilidade de música, som ou encenação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Autoavaliação Criativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada aluno responde, por escrito, a uma ficha simples com perguntas reflexivas: “O que aprendi sobre poesia?”, “O que gostei mais de fazer?”, “Como me senti ao partilhar o meu poema?”, “O que faria diferente numa próxima vez?” O professor recolhe as fichas e faz comentários personalizados.

O objetivo desta atividade é promover consciência sobre a própria aprendizagem.


Ferramentas e recursos:

Ficha de autoavaliação com questões abertas, caixa de sugestões (opcional).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

 Reflexão escrita sobre a experiência: o que aprendi, o que gostei mais, o que faria diferente. Mesas organizadas para escrita individual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top