>
2º Ciclo
Maria Silva / 19-05-2025
Descrição / Síntese:
No 2.º ciclo, a poesia pode ser trabalhada como forma de expressão criativa e sensível. Neste cenário de aprendizagem, intitulado “A Voz do Poeta”, os alunos são convidados a explorar poemas diversos através da leitura expressiva, da análise de figuras de estilo, temas e intenções do eu lírico. Após esse contacto, são desafiados a criar os seus próprios poemas a partir de imagens ou palavras-chave, desenvolvendo a criatividade e o gosto pela escrita. A atividade culmina num Sarau Poético, onde os alunos apresentam os seus textos oralmente, com liberdade criativa. Ao longo do processo, promove-se a reflexão sobre a função da poesia, valorizando a expressão pessoal e a escuta ativa. A avaliação é formativa, baseada na participação, na originalidade e na expressividade. Este cenário permite aos alunos descobrir a poesia como uma linguagem viva e significativa no seu percurso escolar.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor realiza uma leitura expressiva de 2 a 3 poemas curtos, de diferentes estilos (ex: lírico, divertido, descritivo), enquanto os alunos escutam em círculo. Em seguida, os alunos são convidados a ler outros poemas em voz alta, voluntariamente, ou em pares. Após cada leitura, há um breve comentário coletivo sobre o que o poema transmite e como está estruturado.
O objetivo desta atividade é desenvolver escuta, compreensão e apreciação da poesia.
Ferramentas e recursos:
Poemas impressos, áudio ou vídeo com declamações.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Leitura expressiva de poemas curtos e partilha de primeiras impressões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor conduz uma conversa a partir de questões abertas: “O que é poesia?”, “Como se escreve um poema?”, “A poesia tem regras?” Os alunos são incentivados a partilhar as suas ideias e experiências. O professor regista as principais contribuições no quadro, organizando-as em categorias (emoção, forma, linguagem, ritmo, etc.).
O objetivo desta atividade é ativar conhecimentos prévios e estimular o pensamento crítico.
Ferramentas e recursos:
Quadro para registar ideias, vídeo motivador (opcional).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Debate sobre a função da poesia e sua presença no quotidiano.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Grupos de 3 a 4 alunos escolhem (ou recebem) o nome de um poeta português (ex: Matilde Rosa Araújo, António Mota, Fernando Pessoa). Com apoio de tablets, livros ou excertos fornecidos, pesquisam breves informações sobre o autor e selecionam um poema para apresentar oralmente à turma.
O objetivo desta atividade é conhecer autores, contextos e estilos diferentes.
Ferramentas e recursos:
Tablets/computadores, fichas orientadoras.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Pequena pesquisa e partilha sobre um poeta e um poema.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada par recebe um poema (impresso ou digital). A tarefa é destacar e recolher palavras ou expressões que considerem especialmente “poéticas”, por som, sentido ou imagem. Depois, cada par apresenta as suas palavras e explica por que as escolheu. Estas palavras são colocadas num mural ou quadro coletivo.
O objetivo desta atividade é ampliar o vocabulário e entender o uso expressivo da linguagem.
Ferramentas e recursos:
Poemas impressos, dicionários, fichas de apoio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Exploração de palavras expressivas em poemas selecionados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada aluno recebe uma imagem inspiradora ou palavra-chave (ex: “vento”, “esperança”, “silêncio”) e é desafiado a criar um poema livre. O ambiente da sala é transformado numa oficina de criação: com música suave, materiais visuais, papel colorido. Os alunos podem ilustrar os poemas. No final, alguns partilham a sua criação.
O objetivo desta atividade é estimular a criatividade e a escrita poética.
Ferramentas e recursos:
Papel, lápis de cor, imagens inspiradoras, tablets (opcional).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Escrita de poemas a partir de imagens, palavras ou temas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos apresentam oralmente os seus próprios poemas (ou poemas de autores), em formato de sarau. O ambiente passa-se num auditório da escola onde os alunos leem à vez para a audiência (turmas de outros anos). Podem declamar individualmente ou em pares, com liberdade de interpretação.
O objetivo desta atividade é desenvolver a expressão oral e a confiança na apresentação pública.
Ferramentas e recursos:
Microfone (se disponível), música ambiente, cartazes, poemas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Apresentação oral dos poemas, com possibilidade de música, som ou encenação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada aluno responde, por escrito, a uma ficha simples com perguntas reflexivas: “O que aprendi sobre poesia?”, “O que gostei mais de fazer?”, “Como me senti ao partilhar o meu poema?”, “O que faria diferente numa próxima vez?” O professor recolhe as fichas e faz comentários personalizados.
O objetivo desta atividade é promover consciência sobre a própria aprendizagem.
Ferramentas e recursos:
Ficha de autoavaliação com questões abertas, caixa de sugestões (opcional).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Reflexão escrita sobre a experiência: o que aprendi, o que gostei mais, o que faria diferente. Mesas organizadas para escrita individual.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)