>
2º Ciclo
Susana Oliveira / 31-05-2025
Descrição / Síntese:
Os alunos são desafiados a criar uma campanha de sensibilização ambiental, destinada à escola ou comunidade. Devem escolher um problema (por exemplo: resíduos, desperdício de água e energia, reciclagem, ruído) e elaborar um cartaz, panfleto, vídeo ou apresentação digital com mensagens claras e que causem impacto.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
A docente apresenta exemplos de campanhas visuais (por exemplo da DECO, Quercus..) vídeo a apresentação motivacional.
Nesta fase, os alunos assumem o papel de cidadãos ativos e conscientes, sendo desafiados a planear e desenvolver uma campanha de sensibilização ambiental dirigida à comunidade escolar.
Divididos em pequenos grupos, os discentes trabalham cooperativamente, escolhendo um problema ambiental relevante (resíduos, desperdício de água e energia, reciclagem, ruído) e desenvolvem uma campanha de comunicação apelativa, baseada em linguagem persuasiva e problemas ambientais reais.
Cada grupo deve:
- Identificar e analisar um problema ambiental concreto, com recurso a imagens, dados, experiências ou observação da realidade local;
- Definir uma mensagem principal e selecionar o público-alvo da sua campanha;
-
Criar um produto comunicativo à escolha:
-
Cartaz de sensibilização;
-
Panfleto informativo;
-
Slogan ambiental + ilustração;
-
Vídeo ou gravação em formato de spot áudio;
-
Apresentação digital (PowerPoint, Canva).
-
Durante a atividade:
-
Os alunos colaboram ativamente, tomando decisões conjuntas, dividindo tarefas e revendo o trabalho colaborativo.
-
A professora orienta os grupos, promovendo a utilização de linguagem persuasiva e responsável e apoia os alunos com dificuldades de expressão através de modelos visuais.
-
No final, cada grupo apresenta o seu trabalho à turma, explicando as suas escolhas e o objetivo da campanha.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=STaExHPmIfw
Computador, projetor de vídeo, youTube e apresentação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em grupos, favorecendo a interação e a partilha de conhecimento entre pares.
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
A docente mostra imagens impactantes sobre problemas ambientais atuais (por exemplo: plástico nos oceanos, rios poluídos, animais em perigo).
-
Segue-se uma conversa orientada:
-
“O que vês aqui?”
-
“Como isto afeta o nosso planeta?”
-
“Acham que podemos fazer alguma coisa?”
-
Apresenta-se uma campanha real (vídeo ou cartaz) e discute-se:
-
Qual é a mensagem?
-
Que sentimentos desperta?
-
Quem é o público-alvo?
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor de vídeo, apresentação e recursos necessários à criação do produto comunicativo final.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Imagens-Impactantes-A-Crise-Ambiental-Atual.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Após a criação das campanhas:
-
Cada grupo apresenta o seu trabalho à turma.
-
Os colegas fazem perguntas:
-
“Por que escolheram esse tema?”
-
“O que podemos mudar na nossa escola?”
-
-
Debate-se a eficácia das mensagens:
-
“Esta campanha convence-te? Porquê?”
-
Inclusão:
-
Alunos com dificuldades de escrita podem construir frases com cartões.
-
Os que têm competências mais desenvolvidas ajudam na organização do texto e leitura em voz alta.
Ferramentas e recursos:
Produtos comunicativos finais, podendo ser:
-
Cartaz de sensibilização;
-
Panfleto informativo;
-
Slogan ambiental + ilustração;
-
Vídeo ou gravação em formato de spot áudio;
-
Apresentação digital (PowerPoint, Canva).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em grupos. No entanto, formar-se-ão novos grupos que circularão entre os vários locais de exposição, explicando aos pares os conteúdos trabalhados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Exemplo-de-cartaz_compromisso-verde.png
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
No final:
-
Os trabalhos são expostos na escola ou partilhados com a comunidade.
-
Os alunos refletem:
-
“O que aprendeste sobre o ambiente?”
-
“Como a tua voz pode fazer a diferença?”
-
“Que comportamentos vais mudar?”
-
É construída em conjunto a lista 3-2-1 em cada grupo.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor de vídeo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada em grupos.