Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

“Somos Guardiões do Ambiente” – Criar uma Campanha de Sensibilização Ambiental

2º Ciclo

Susana Oliveira / 31-05-2025


Descrição / Síntese:

Os alunos são desafiados a criar uma campanha de sensibilização ambiental, destinada à escola ou comunidade. Devem escolher um problema (por exemplo: resíduos, desperdício de água e energia, reciclagem, ruído) e elaborar um cartaz, panfleto, vídeo ou apresentação digital com mensagens claras e que causem impacto.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover a comunicação persuasiva.
> Fomentar o uso funcional da linguagem.
> Promover a cidadania ativa.
> Estimular a consciência ambiental.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
“Juntos pelo Ambiente: A Nossa Missão”

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

A docente apresenta exemplos de campanhas visuais (por exemplo da DECO, Quercus..) vídeo a apresentação motivacional.

Nesta fase, os alunos assumem o papel de cidadãos ativos e conscientes, sendo desafiados a planear e desenvolver uma campanha de sensibilização ambiental dirigida à comunidade escolar.

Divididos em pequenos grupos, os discentes trabalham cooperativamente, escolhendo um problema ambiental relevante (resíduos, desperdício de água e energia, reciclagem, ruído) e desenvolvem uma campanha de comunicação apelativa, baseada em linguagem persuasiva e problemas ambientais reais.

Cada grupo deve:

  • Identificar e analisar um problema ambiental concreto, com recurso a imagens, dados, experiências ou observação da realidade local;
  • Definir uma mensagem principal e selecionar o público-alvo da sua campanha;
  • Criar um produto comunicativo à escolha:

    • Cartaz de sensibilização;

    • Panfleto informativo;

    • Slogan ambiental + ilustração;

    • Vídeo ou gravação em formato de spot áudio;

    • Apresentação digital (PowerPoint, Canva).

Durante a atividade:

  • Os alunos colaboram ativamente, tomando decisões conjuntas, dividindo tarefas e revendo o trabalho colaborativo.

  • A professora orienta os grupos, promovendo a utilização de linguagem persuasiva e responsável e apoia os alunos com dificuldades de expressão através de modelos visuais.

  • No final, cada grupo apresenta o seu trabalho à turma, explicando as suas escolhas e o objetivo da campanha.


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=STaExHPmIfw

Computador, projetor de vídeo, youTube e apresentação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em grupos, favorecendo a interação e a partilha de conhecimento entre pares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Somos-Guardioes-do-Ambiente-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
50 MINUTOS
“Da Ideia à Ação Verde”

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

A docente mostra imagens impactantes sobre problemas ambientais atuais (por exemplo: plástico nos oceanos, rios poluídos, animais em perigo).

  • Segue-se uma conversa orientada:

    • “O que vês aqui?”

    • “Como isto afeta o nosso planeta?”

    • “Acham que podemos fazer alguma coisa?”

Apresenta-se uma campanha real (vídeo ou cartaz) e discute-se:

  • Qual é a mensagem?

  • Que sentimentos desperta?

  • Quem é o público-alvo?


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor de vídeo, apresentação e recursos necessários à criação do produto comunicativo final.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Imagens-Impactantes-A-Crise-Ambiental-Atual.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
20 MINUTOS
“As Nossas Ideias Contam”

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Após a criação das campanhas:

  • Cada grupo apresenta o seu trabalho à turma.

  • Os colegas fazem perguntas:

    • “Por que escolheram esse tema?”

    • “O que podemos mudar na nossa escola?”

  • Debate-se a eficácia das mensagens:

    • “Esta campanha convence-te? Porquê?”

Inclusão:

  • Alunos com dificuldades de escrita podem construir frases com cartões.

  • Os que têm competências mais desenvolvidas ajudam na organização do texto e leitura em voz alta.


Ferramentas e recursos:

Produtos comunicativos finais, podendo ser:

  • Cartaz de sensibilização;

  • Panfleto informativo;

  • Slogan ambiental + ilustração;

  • Vídeo ou gravação em formato de spot áudio;

  • Apresentação digital (PowerPoint, Canva).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em grupos. No entanto, formar-se-ão novos grupos que circularão entre os vários locais de exposição, explicando aos pares os conteúdos trabalhados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Exemplo-de-cartaz_compromisso-verde.png

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
20 MINUTOS
“Missão Cumprida? Vamos Avaliar!”

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

No final:

  • Os trabalhos são expostos na escola ou partilhados com a comunidade.

  • Os alunos refletem:

    • “O que aprendeste sobre o ambiente?”

    • “Como a tua voz pode fazer a diferença?”

    • “Que comportamentos vais mudar?”

É construída em conjunto a lista 3-2-1 em cada grupo.


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor de vídeo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Lista-3-2-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top