>
1º Ciclo
Clara Silva / 30-05-2025
Descrição / Síntese:
Compreender as características da banda desenhada.
Criar um livro de banda desenhada.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Criar uma nuvem de palavras que responda a questão “Quais as características da banda desenhada?”.
Discussão/debate sobre as respostas dadas.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho individual na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visualizar/explorar o vídeo “Banda Desenhada – Português 1º ciclo – O Troll explica…” .
Realizar questões aos alunos sobre o vídeo.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=yYDXrRQZYJY
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupo na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos em pares identificam em livros de BD, que trouxeram de casa, as suas características e onomatopeias.
Partilhar com os colegas de turma o que identificaram.
Ferramentas e recursos:
Livros de BD.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho de pares em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os pares da atividade anterior selecionam um excerto do livro de BD com duas personagens.
Fazem uma leitura silenciosa.
Por último, fazem um leitura dramatizada para a turma.
Ferramentas e recursos:
Livros de BD.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho de pares em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos escrevem e ilustram a BD “Uma aventura no Algar do Carvão – Ilha Terceira”.
Seguem o guião que segue em anexo.
Visualizam o vídeo do recurso digital “EstudoEmCasa” a fim de saberem como se faz uma história de banda desenhada.
Com ajuda do canva criam as ilustrações.
Ferramentas e recursos:
Como criar uma banda desenhada | #EstudoemCasa@
canva.com
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho de pares em sala de aula.
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos realizam o Quiz da BD no recurso digita “EstudoEmCasa”.
Ferramentas e recursos:
Como criar uma banda desenhada | #EstudoemCasa@
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho individual na sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)