Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
140 minutos

>

Banda Desenhada

1º Ciclo

Clara Silva / 30-05-2025


Descrição / Síntese:

Compreender as características da banda desenhada.
Criar um livro de banda desenhada.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Expressão Artística ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Compreender a estrutura e finalidade de uma banda desenhada;
> • Fazer uma leitura silenciosa e autónoma;
> • Fazer uma leitura dramatizada de uma banda desenha;
> • Compreender uma banda desenhada;
> • Responder a questões sobre a banda desenhada;
> • Redigir uma banda desenhada com utilização correta das formas de representação escrita;
> • Ilustrar uma banda desenhada;
> • Reconhecer onomatopeias.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
20 MINUTOS
Quais as características da banda desenhada?

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Criar uma nuvem de palavras que responda a questão  “Quais as características da banda desenhada?”.

Discussão/debate sobre as respostas dadas.

 

 


Ferramentas e recursos:

http://www.mentimeter.com

 

 

 

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho individual na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
15 MINUTOS
Vídeo – Banda desenhada no 1º ciclo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Visualizar/explorar o vídeo “Banda Desenhada – Português 1º ciclo – O Troll explica…” .

Realizar questões aos alunos sobre o vídeo.

 

 


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=yYDXrRQZYJY  


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupo na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
15 MINUTOS
Livros de BD e as suas características

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos em pares identificam em  livros de BD, que trouxeram de casa, as suas características e onomatopeias.

Partilhar com os colegas de turma o que identificaram.


Ferramentas e recursos:

Livros de BD.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho de pares em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
20 MINUTOS
Dramatização de um excerto de BD

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os pares da atividade anterior selecionam um excerto do livro de BD com duas personagens. 

Fazem uma leitura silenciosa.

Por último, fazem um leitura dramatizada para a turma.

 


Ferramentas e recursos:

Livros de BD.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho de pares em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
60 MINUTOS
Escrever e ilustrar uma BD

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos escrevem e ilustram a BD “Uma aventura no Algar do Carvão – Ilha Terceira”.

Seguem o guião que segue em anexo.

Visualizam o vídeo do recurso digital “EstudoEmCasa” a fim de saberem como se faz uma história de banda desenhada.

Com ajuda do canva criam as ilustrações.

 

 


Ferramentas e recursos:

Como criar uma banda desenhada | #EstudoemCasa@

canva.com

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho de pares em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Guiao-Banda-Desenhada.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Quiz da Banda Desenhada

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos realizam o Quiz da BD no recurso digita “EstudoEmCasa”.


Ferramentas e recursos:

Como criar uma banda desenhada | #EstudoemCasa@


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho individual na sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top