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3º Ciclo
Catarina Maia / 23-04-2025
Descrição / Síntese:
Com este cenário pretende-se que os alunos adquiram competências de literacia digital e prática laboratorial. Assim, os alunos realizarão uma atividade prática laboratorial que responde à questão problema «Como simular, em laboratório, os processos mais comuns de fossilização?» com recurso à metodologia de aprendizagem ativa “Rotação por Estações”. Para esta tarefa será pedido aos alunos que instalem, no telemóvel/tablet, a app QUIVER, para conhecerem a realidade aumentada e a realidade virtual nas ciências naturais e criarem um vídeo de todo o percurso pelas 4 estações, utilizando uma ferramenta de edição de vídeo o Clipchamp. Os alunos também serão convidados a produzir um dinocartão criado colaborativamente num livro digital, utilizando a ferramenta BooK Creator. Por fim, os alunos irão fazer uma pequena exposição dos exemplares de fósseis que criaram nas aulas práticas laboratoriais, na Biblioteca da escola.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com este cenário pretende-se que os alunos adquiram competências de literacia digital e prática laboratorial. Assim, os alunos realizarão uma atividade prática laboratorial que responde à questão problema «Como simular, em laboratório, os processos mais comuns de fossilização?» que conjuga a metodologia de aprendizagem ativa «Rotação por Estações». Para esta tarefa será pedido aos alunos que instalem, no telemóvel/tablet, a app QUIVER, para conhecerem a realidade aumentada e a realidade virtual nas ciências naturais e criarem um vídeo de todo o percurso pelas 4 estações, utilizando uma ferramenta de edição de vídeo o Clipchamp. Os alunos também serão convidados a produzir um dinocartão criado colaborativamente num livro digital, utilizando a ferramenta BooK Creator. Por fim, os alunos irão fazer uma pequena exposição dos exemplares de fósseis que criaram nas aulas práticas laboratoriais, na Biblioteca da escola.
Ferramentas e recursos:
Os recursos/ferramentas a utilizar são: material laboratorial, protocolo laboratorial, telemóvel/tablet, computador, app Quiver, Book Creator e Clipchamp.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 250 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na aula de Ciências Naturais a docente explica que vão realizar uma aula prática laboratorial, em grupos, com recurso à metodologia de aprendizagem ativa «Rotação por Estações» e, que cada grupo passará por duas das quatro estações, a saber: Estação A, Estação B, Estação C e Estação Dino Virtual. Na aula de turnos da semana seguinte, cada grupo passará pelas duas estações em falta. Cada grupo irá captar imagens e fotos para realizar um vídeo de toda atividade prática e dos resultados obtidos e um ebook colaborativo dos dinocartões, para depois serem apresentados ao grupo-turma. A docente informa que na estação D, que vão utilizar a aplicação Quiver, onde vão conhecer a vida de 8 dinossauros, contudo cada grupo irá incidir o seu estudo em 2 dinossauros, do qual terão de produzir um dinocartão criado colaborativamente num livro digital, utilizando a ferramenta BooK Creator.
Na primeira e segunda aula (de turnos) de Ciências Naturais, os alunos, em grupos e de acordo com cada estação (A, B, C, D), criam moldes internos e externos de conchas de bivalves, em plasticina; criam contramoldes internos e externos de conchas de bivalves, em gesso; simulam o processo de conservação total, com recurso à glicerina sólida e conhecem algumas das características dos dinossauros, utilizando a realidade aumentada e a realidade virtual da app Quiver.
Na terceira aula de Ciências Naturais, a docente supervisiona os registos em papel, fotografia e vídeo de cada grupo de trabalho, por forma acompanhar e a dar o feedback sobre os conteúdos a integrar no e-book colaborativo dos dinocartões, utilizando a ferramenta Book Creator e as imagens captadas para realizarem o video no Clipchamp.
Na primeira aula de TIC, os alunos criam o e-book colaborativo dos dinocartões, utilizando a ferramenta Book Creator.
Na segunda aula de TIC, os alunos criam o vídeo, utilizando a ferramenta Clipchamp.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)