>
3º Ciclo
Amadeu Luís Pinto Fragas Alberto / 23-04-2025
Descrição / Síntese:
Criação de um cenário de aprendizagem em que as disciplinas de História, Matemática, Físico-Química e Educação Visual abordam a temática do Arco Romano do ponto de vista das diferentes disciplinas. Culmina com a impressão 3D de um Arco Romano em filamento PLA e numa apresentação vídeo das conclusões finais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Física ; História ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
- Introdução ao tema: “As pontes romanas – diferentes perspetivas”
Objetivo: Despertar o interesse dos alunos para o tema das pontes romanas e a importância da pedra mestre na sua construção.
Atividade sugerida:
- Sessão multimédia (1 hora): Apresentação de um vídeo documentário sobre as pontes romanas, com foco em como eram construídas, a importância da engenharia e a função da pedra mestre. Pode-se incluir imagens e vídeos de pontes ainda existentes, como a Ponte de Alcântara ou a Ponte de Trajano.
- Discussão em grupo (30 minutos): Após o vídeo, iniciar uma discussão sobre a importância da engenharia romana e como a pedra mestre contribui para a estabilidade das pontes. Perguntas guia:
- O que é a pedra mestre e por que ela é crucial para a estabilidade da ponte?
- Como as pontes romanas influenciaram a engenharia moderna?
Objetivo final da introdução: Garantir que os alunos compreendam a base histórica e científica das pontes romanas e sua relevância na atualidade.
Ferramentas e recursos:
material das discplinas; câmara de filmar; material de desenho; impressora 3D; filamento PLA
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
4 espaços: investigação, cálculos, criação/impressão, resultados
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)