Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
360 minutos

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Arco Romano

3º Ciclo

Amadeu Luís Pinto Fragas Alberto / 23-04-2025


Descrição / Síntese:

Criação de um cenário de aprendizagem em que as disciplinas de História, Matemática, Físico-Química e Educação Visual abordam a temática do Arco Romano do ponto de vista das diferentes disciplinas. Culmina com a impressão 3D de um Arco Romano em filamento PLA e numa apresentação vídeo das conclusões finais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Física ; História ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Despertar o interesse dos alunos para o tema das pontes romanas e a importância da pedra mestre na sua construção.
> Desenvolver a compreensão estética e funcional das pontes romanas, focando na arquitetura e no design.
> Compreender os princípios de construção das pontes, focando nas propriedades dos materiais e na física das forças envolvidas.
> Explorar a importância das pontes romanas na expansão do império e seu impacto no transporte e na economia.
> Aplicar conceitos matemáticos para entender as forças que atuam nas pontes romanas e a geometria das suas estruturas.

Atividades a desenvolver

  Criação
360 MINUTOS
As pontes romanas – diferentes perspetivas

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

  1. Introdução ao tema: “As pontes romanas – diferentes perspetivas”

Objetivo: Despertar o interesse dos alunos para o tema das pontes romanas e a importância da pedra mestre na sua construção.

Atividade sugerida:

  • Sessão multimédia (1 hora): Apresentação de um vídeo documentário sobre as pontes romanas, com foco em como eram construídas, a importância da engenharia e a função da pedra mestre. Pode-se incluir imagens e vídeos de pontes ainda existentes, como a Ponte de Alcântara ou a Ponte de Trajano.
  • Discussão em grupo (30 minutos): Após o vídeo, iniciar uma discussão sobre a importância da engenharia romana e como a pedra mestre contribui para a estabilidade das pontes. Perguntas guia:
    • O que é a pedra mestre e por que ela é crucial para a estabilidade da ponte?
    • Como as pontes romanas influenciaram a engenharia moderna?

Objetivo final da introdução: Garantir que os alunos compreendam a base histórica e científica das pontes romanas e sua relevância na atualidade.


Ferramentas e recursos:

material das discplinas; câmara de filmar; material de desenho; impressora 3D; filamento PLA


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 360 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

4 espaços: investigação, cálculos, criação/impressão, resultados

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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