Lista de Cenários de Aprendizagem

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315 minutos

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Sólidos entre o rigor e a criativiadde

3º Ciclo

Filipa Moniz Azevedo / 06-05-2025


Descrição / Síntese:

Nesta atividade interdisciplinar, os alunos vão descobrir o fascinante mundo dos sólidos, integrando conhecimentos de Matemática e Educação Visual. Em Matemática, aprendem a identificar e classificar os sólidos, explorando as suas propriedades geométricas. Na disciplina de Educação Visual expressam a simetria e a beleza destes sólidos através do desenho técnico e da modelação tridimensional. Uma abordagem criativa e integrada que desenvolve competências matemáticas e artísticas!
Plano de aula, envolve as disciplinas de Matemática e Educação Visual.
A atividade na disciplina de Matemática consiste na realização de quatro tarefas orientadas de investigação e de exploração, a partir das quais os alunos são incentivados a formular conjeturas, a testá-las, a realizar experiências e a partilhar as suas conclusões com a turma.
O tema é o das “Figuras no espaço”, que consta nas aprendizagens essenciais de Matemática do 7º ano, será dividido em quatro tópicos, nomeadamente:
1- Sólidos platónicos
2- Porque existem apenas cinco sólidos platónicos
3- Prismas e pirâmides
4- Relação de Euler
Metodologia:
A turma será dividida em quatro grupos e a cada elemento (ou pares de elementos) será atribuído um dos quatro tópicos. Cada aluno receberá uma ficha orientadora, consoante o tópico que lhe foi atribuído, com tarefas a realizar: questões, tabelas para preencher, links ou QR codes que permitam aceder a representações tridimensionais dinâmicas de poliedros (no Geogebra) e instruções para a realização de experiências (com polydrons). Nesta fase, o professor terá um papel passivo, podendo intervir pontualmente junto dos alunos com mais
dificuldades, dando-lhes a oportunidade de explorarem autonomamente os tópicos em estudo.
Concluído este processo, cada um destes grupos realizará uma síntese com as principais ideias e as conclusões que tirou sobre o tópico em estudo. O professor fornecerá a cada grupo orientações sobre o que deve ser incluído nessas sínteses, nomeadamente:
Tópico 1- Distinção entre poliedros regulares e irregulares e explicação das diferenças; identificação dos poliedros regulares e dos elementos que os constituem.
Tópico 2- Determinação das amplitudes dos ângulos internos de polígonos regulares (triângulos, quadrados, pentágonos e hexágonos); indicação do número máximo de faces que concorrem num mesmo vértice de um poliedro regular (conforme as faces sejam triângulos, quadrados ou pentágonos); breve explicação sobre a impossibilidade de existirem poliedros regulares convexos cujas faces sejam hexágonos ou outros polígonos com mais lados.
Tópico 3- Relação entre o polígono da base de uma pirâmide, ou de um prisma, e o número de faces, vértices e arestas dessa pirâmide ou prisma; apresentação de exemplos.
Tópico 4- Indicação da Relação de Euler; apresentação de um exemplo em que a relação é válida e outro em que não é válida, explicando a razão.
Cada grupo publicará as suas sínteses num mural Padlet criado pelo professor, a partir do qual monitorizará de perto o trabalho desenvolvido certificando-se que não há incorreções.
Nota: os trabalhos desenvolvidos serão avaliados através de uma rubrica de trabalhos de grupo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Visualizar poliedros e suas planificações;
> Distinguir poliedros regulares e irregulares e explicar as diferenças;
> Identificar os cinco poliedros convexos regulares que existem e justificar a não existência de outros;
> Estabelecer relações entre o número de elementos (faces, arestas e vértices) de pirâmides e prismas;
> Inferir a fórmula de Euler a partir da análise de um conjunto alargado de poliedros;
> Formular e testar generalizações, a partir da identificação de regularidades comuns a vários poliedros;
> Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito;
> Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos;
> Analisar e discutir ideias, centrando-se em evidências;
> Realizar trabalho colaborativo
> Reconhecer a representação geométrica como meio expressivo no processo criativo, e como método de comunicação visual.
> Saber representar polígonos e poliedrios. Saber representar as diferentes formas geométricas.
> Identificar as áreas de intervenção do desenho técnico.
> Aplicar corretamente os métodos e processos construtivos dos polígonos e poliedros.

Atividades a desenvolver

  Investigação e Pesquisa
180 MINUTOS
Figuras no Espaço

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A turma será dividida em quatro grupos, a cada grupo será atribuído um dos quatro tópicos que estarão disponiveis no Classroom.

O tema é o das “Figuras no espaço”, que consta nas aprendizagens essenciais de Matemática do 7º ano, será dividido em quatro tópicos, nomeadamente:
1- Sólidos platónicos
2- Porque existem apenas cinco sólidos platónicos
3- Prismas e pirâmides
4- Relação de Euler

Cada grupo publicará as suas sínteses num mural Padlet criado pelo professor, a partir do qual monitorizará de perto o trabalho desenvolvido certificando-se que não há incorreções.

No final cada grupo apresentará à turma as suas sínteses.


Ferramentas e recursos:

Classroom;

Telemóveis para leitura de QR Codes para visualizar representações dinâmicas dos sólidos platónicos;

Internet (atractor);

Polydrons de polígonos regulares;

Sólidos geométricos em madeira;

 Apresentação dos trabalhos: computador com ligação à internet;

Padlet .


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade realiza-se na sala de aula de Matemática, os alunos estão  organizados em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
90 MINUTOS
A Criatividade na Construção de Sólidos Platónicos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na aula de Educação Visual cada grupo irá construir e decorar um dos cinco Sólidos Platónicos, posteriormente cada grupo deverá tirar fotografias ao sólido elaborado e publicá-las no Padlet.


Ferramentas e recursos:

Cartolina;

Tesoura;

Cola;

Compasso;

Régua;

Lápis;

Transferidor;

Outros materiais  ( segundo a criatividade de cada grupo)  para decorar os sólidos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada grupo irá construir e decorar, na sala de aula, um dos cinco Sólidos Platónicos, mediante a pesquisa das planificações dos mesmos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
45 MINUTOS
Avaliação Formativa – Matemática

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos acedem individualmente à ferramenta digital (Quizizz)  através de código ou QR code para aferir os seus conhecimentos.


Ferramentas e recursos:

Telemóvel;

Acesso à internet;

Ferramenta digital usada Quizizz através de código ou QR code.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos acedem, na sala de aula, individualmente à ferramenta digital Quizizz.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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