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3º Ciclo
Filipa Moniz Azevedo / 06-05-2025
Descrição / Síntese:
Nesta atividade interdisciplinar, os alunos vão descobrir o fascinante mundo dos sólidos, integrando conhecimentos de Matemática e Educação Visual. Em Matemática, aprendem a identificar e classificar os sólidos, explorando as suas propriedades geométricas. Na disciplina de Educação Visual expressam a simetria e a beleza destes sólidos através do desenho técnico e da modelação tridimensional. Uma abordagem criativa e integrada que desenvolve competências matemáticas e artísticas!
Plano de aula, envolve as disciplinas de Matemática e Educação Visual.
A atividade na disciplina de Matemática consiste na realização de quatro tarefas orientadas de investigação e de exploração, a partir das quais os alunos são incentivados a formular conjeturas, a testá-las, a realizar experiências e a partilhar as suas conclusões com a turma.
O tema é o das “Figuras no espaço”, que consta nas aprendizagens essenciais de Matemática do 7º ano, será dividido em quatro tópicos, nomeadamente:
1- Sólidos platónicos
2- Porque existem apenas cinco sólidos platónicos
3- Prismas e pirâmides
4- Relação de Euler
Metodologia:
A turma será dividida em quatro grupos e a cada elemento (ou pares de elementos) será atribuído um dos quatro tópicos. Cada aluno receberá uma ficha orientadora, consoante o tópico que lhe foi atribuído, com tarefas a realizar: questões, tabelas para preencher, links ou QR codes que permitam aceder a representações tridimensionais dinâmicas de poliedros (no Geogebra) e instruções para a realização de experiências (com polydrons). Nesta fase, o professor terá um papel passivo, podendo intervir pontualmente junto dos alunos com mais
dificuldades, dando-lhes a oportunidade de explorarem autonomamente os tópicos em estudo.
Concluído este processo, cada um destes grupos realizará uma síntese com as principais ideias e as conclusões que tirou sobre o tópico em estudo. O professor fornecerá a cada grupo orientações sobre o que deve ser incluído nessas sínteses, nomeadamente:
Tópico 1- Distinção entre poliedros regulares e irregulares e explicação das diferenças; identificação dos poliedros regulares e dos elementos que os constituem.
Tópico 2- Determinação das amplitudes dos ângulos internos de polígonos regulares (triângulos, quadrados, pentágonos e hexágonos); indicação do número máximo de faces que concorrem num mesmo vértice de um poliedro regular (conforme as faces sejam triângulos, quadrados ou pentágonos); breve explicação sobre a impossibilidade de existirem poliedros regulares convexos cujas faces sejam hexágonos ou outros polígonos com mais lados.
Tópico 3- Relação entre o polígono da base de uma pirâmide, ou de um prisma, e o número de faces, vértices e arestas dessa pirâmide ou prisma; apresentação de exemplos.
Tópico 4- Indicação da Relação de Euler; apresentação de um exemplo em que a relação é válida e outro em que não é válida, explicando a razão.
Cada grupo publicará as suas sínteses num mural Padlet criado pelo professor, a partir do qual monitorizará de perto o trabalho desenvolvido certificando-se que não há incorreções.
Nota: os trabalhos desenvolvidos serão avaliados através de uma rubrica de trabalhos de grupo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A turma será dividida em quatro grupos, a cada grupo será atribuído um dos quatro tópicos que estarão disponiveis no Classroom.
O tema é o das “Figuras no espaço”, que consta nas aprendizagens essenciais de Matemática do 7º ano, será dividido em quatro tópicos, nomeadamente:
1- Sólidos platónicos
2- Porque existem apenas cinco sólidos platónicos
3- Prismas e pirâmides
4- Relação de Euler
Cada grupo publicará as suas sínteses num mural Padlet criado pelo professor, a partir do qual monitorizará de perto o trabalho desenvolvido certificando-se que não há incorreções.
No final cada grupo apresentará à turma as suas sínteses.
Ferramentas e recursos:
Classroom;
Telemóveis para leitura de QR Codes para visualizar representações dinâmicas dos sólidos platónicos;
Internet (atractor);
Polydrons de polígonos regulares;
Sólidos geométricos em madeira;
Apresentação dos trabalhos: computador com ligação à internet;
Padlet .
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade realiza-se na sala de aula de Matemática, os alunos estão organizados em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na aula de Educação Visual cada grupo irá construir e decorar um dos cinco Sólidos Platónicos, posteriormente cada grupo deverá tirar fotografias ao sólido elaborado e publicá-las no Padlet.
Ferramentas e recursos:
Cartolina;
Tesoura;
Cola;
Compasso;
Régua;
Lápis;
Transferidor;
Outros materiais ( segundo a criatividade de cada grupo) para decorar os sólidos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada grupo irá construir e decorar, na sala de aula, um dos cinco Sólidos Platónicos, mediante a pesquisa das planificações dos mesmos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos acedem individualmente à ferramenta digital (Quizizz) através de código ou QR code para aferir os seus conhecimentos.
Ferramentas e recursos:
Telemóvel;
Acesso à internet;
Ferramenta digital usada Quizizz através de código ou QR code.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos acedem, na sala de aula, individualmente à ferramenta digital Quizizz.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)