>
1º Ciclo
Ricardo Pereira / 29-04-2025
Descrição / Síntese:
Este cenário foi criado para promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Português e Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente para o 4.º ano. Tem como foco central o tema “animais e os seus habitats”, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica e educativa com forte componente linguística e expressiva. O cenário promove o uso natural e funcional das línguas através de atividades criativas e cooperativas.
Este é um trabalho conjunto realizado no âmbito da formação “PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR APOIADAS POR TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS”, realizado por Ana Rita Silva e Ricardo Pereira.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Inglês ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Leitura de uma história simples sobre uma viagem ao mundo dos animais (em português com partes em inglês).
Ferramentas e recursos:
Uma manta para os alunos se sentarem;
História em formato digital com ilustrações geradas por IA.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos são dispostos em semicírculo, sentados no chão.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Conversa sobre animais. Perguntar aos alunos quais são seus animais favoritos e por quê. Será em ambas as línguas, incentivando a prática do vocabulário em Português e Inglês.
Ferramentas e recursos:
Não se aplica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos são dispostos em semicírculo, sentados no chão.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo terá um animal diferente (por exemplo, leão, golfinho, elefante, etc.).
Os alunos devem pesquisar informações sobre o animal, como habitat, alimentação, características físicas e curiosidades. Podem usar livros e/ou a internet.
Ferramentas e recursos:
Livros;
Computador/Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos agrupados em grupos de 4 (máximo).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Após a pesquisa, cada grupo cria um texto informativo sobre o seu animal. O texto deve incluir:
- Nome do animal
- Descrição física
- Habitat
- Alimentação
- Curiosidades
Os alunos são incentivados a escreverem o texto em Português e, se possível, traduzirem algumas partes para o Inglês, praticando assim as duas línguas.
Ferramentas e recursos:
Cartolinas e material de desgaste (cartaz físico)
Canva (cartaz digital)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalham em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta o seu animal para o resto da turma. Os alunos podem utilizar cartazes, slides ou até mesmo uma pequena dramatização.
Ferramentas e recursos:
Cartazes e textos previamente produzidos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se sentados nos seus lugares enquanto os apresentadores se posicionam na frente do resto da turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Promover uma discussão sobre o que aprenderam sobre os animais e a importância da preservação das espécies. Perguntar como se sentiram ao trabalhar em grupo e ao apresentar.
Ferramentas e recursos:
Não se aplica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
De regresso aos seus lugares, com um espírito de autoavaliação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos resolvem um questionário online para consolidação dos conteúdos abordados.
Ferramentas e recursos:
Computadores + Internet
Questionário QUIZIZZ.
https://quizizz.com/admin/quiz/6811173cfd3e48c601ebf1ef
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se nos seus lugares.