Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários

 
100 minutos

>

À Descoberta dos Animais

1º Ciclo

Ricardo Pereira / 29-04-2025


Descrição / Síntese:

Este cenário foi criado para promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Português e Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente para o 4.º ano. Tem como foco central o tema “animais e os seus habitats”, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica e educativa com forte componente linguística e expressiva. O cenário promove o uso natural e funcional das línguas através de atividades criativas e cooperativas.
Este é um trabalho conjunto realizado no âmbito da formação “PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR APOIADAS POR TECNOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS”, realizado por Ana Rita Silva e Ricardo Pereira.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Inglês ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver a habilidade de pesquisa e escrita em Português e Inglês.
> Aprender sobre diferentes animais e seus habitats.
> Criar um texto informativo que apresente as características de um animal escolhido.
> Aprender e utilizar vocabulário básico relacionado com animais e habitats.
> Compreender e usar frases simples em inglês no contexto das atividades.
> Promover a oralidade através de jogos.

Atividades a desenvolver

  Interação e Orientação
10 MINUTOS
História Bilingue Interativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Leitura de uma história simples sobre uma viagem ao mundo dos animais (em português com partes em inglês).


Ferramentas e recursos:

Uma manta para os alunos se sentarem;

História em formato digital com ilustrações geradas por IA.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos são dispostos em semicírculo, sentados no chão. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Os-Animais-historia.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Intercâmbio e Discussão
10 MINUTOS
Animais favoritos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Conversa sobre animais. Perguntar aos alunos quais são seus animais favoritos e por quê. Será em ambas as línguas, incentivando a prática do vocabulário em Português e Inglês.


Ferramentas e recursos:

Não se aplica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos são dispostos em semicírculo, sentados no chão. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Investigação e Pesquisa
15 MINUTOS
Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada grupo terá um animal diferente (por exemplo, leão, golfinho, elefante, etc.).
Os alunos devem pesquisar informações sobre o animal, como habitat, alimentação, características físicas e curiosidades. Podem usar livros e/ou a internet.


Ferramentas e recursos:

Livros;

Computador/Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos agrupados em grupos de 4 (máximo).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Criação
20 MINUTOS
Criação do Texto Informativo

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Após a pesquisa, cada grupo cria um texto informativo sobre o seu animal. O texto deve incluir:

  • Nome do animal
  • Descrição física
  • Habitat
  • Alimentação
  • Curiosidades

Os alunos são incentivados a escreverem o texto em Português e, se possível, traduzirem algumas partes para o Inglês, praticando assim as duas línguas.


Ferramentas e recursos:

Cartolinas e material de desgaste (cartaz físico)

Canva (cartaz digital)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalham em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Apresentação e Partilha
25 MINUTOS
Apresentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta o seu animal para o resto da turma. Os alunos podem utilizar cartazes, slides ou até mesmo uma pequena dramatização.


Ferramentas e recursos:

Cartazes e textos previamente produzidos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se sentados nos seus lugares enquanto os apresentadores se posicionam na frente do resto da turma. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Promover uma discussão sobre o que aprenderam sobre os animais e a importância da preservação das espécies. Perguntar como se sentiram ao trabalhar em grupo e ao apresentar.


Ferramentas e recursos:

Não se aplica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

De regresso aos seus lugares, com um espírito de autoavaliação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

  Avaliação e Retorno
10 MINUTOS
Avaliação formativa

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos resolvem um questionário online para consolidação dos conteúdos abordados.


Ferramentas e recursos:

Computadores + Internet

Questionário QUIZIZZ.

https://quizizz.com/admin/quiz/6811173cfd3e48c601ebf1ef


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se nos seus lugares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Animais-Animals-_-Quizizz.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top