Interação e Orientação (Interact and Instruct)
Atividade assente na interação entre o professor e os alunos com vista a orientar o processo de ensino-aprendizagem e motivar para um tema / conteúdo.
Vídeo interativo – Ferramentas: YouTube / Mentimeter)
Visualização de vídeo sobre um tema com a integração de ferramenta em que os alunos podem interagir com o conteúdo apresentado. Da análise das respostas dos alunos o professor consegue apurar o conhecimento que têm sobre o tema.
Questionário de resposta rápida – Ferramentas: Google forms, Slido, Mentimeter
O professor apresenta um questionário de resposta rápida para introduzir um tema e/ou diagnosticar os conhecimentos dos alunos.
Senta-te se concordas
O professor pede aos alunos para se colocarem em pé. De seguida introduz um tema através de um afirmação. Os alunos que concordam e conhecem o tema sentam-se.
Pelo número de alunos em pé consegue saber o grau de conhecimento que têm sobre o tema.
Debate sobre nuvem de palavras – Ferramentas: Mentimeter, Slido
Através da utilização de uma ferramenta de nuvem de palavras o professor introduz um tema e cria um debate sobre o mesmo.
Intercâmbio e Discussão (Exchange and Discuss)
Atividade que privilegia a colaboração e a comunicação entre os alunos. Pretende-se que desenvolvam um debate de ideias acerca do tema (ou de sub-tópicos), de forma autónoma. Podem ser utilizadas tecnologias.
Debate em carrossel – Ferramentas: Padlet
O professor coloca grandes folhas de papel com perguntas ou tópicos em diferentes lugares da sala de aula e divide a turma em grupos iguais ao número de folhas. Cada grupo tem 5 a 10 minutos para pensar em ideias sobre o tema. Quando o tempo acabar, mudam-se para outro cartaz. Também pode ser realizado com recurso a ferramentas digitais, como o Padlet.
Discussão em aquário – Ferramentas: eRubrica
Estratégia de debate facilitadora da discussão / troca de experiências: A turma é dividida em dois grupos, em que o círculo interior discute um determinado tópico e o círculo exterior é representado pelos observadores, em que cada um observa um orador do círculo interior. Após a discussão, o participante do círculo interior recebe feedback do seu observador baseado numa rubrica/lista de verificação. Em seguida, os papéis invertem-se para uma segunda discussão.
Galeria – Ferramentas: Canva
Os alunos trabalham, em pequenos grupos, um tema atribuído pelo professor. Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala. Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam uns aos outros sobre o conteúdo em que trabalharam.
Puzzle de texto – Ferramentas: Google docs
O professor atribui partes de um texto ou tarefa a diferentes alunos do grupo. Cada aluno torna-se um perito na sua parte e depois explica-o aos outros alunos. Pode ser usado um texto partilhado online.
Cadeiras filosóficas
Uma declaração discutível é lida em voz alta para gerar debate. De seguida os alunos dividem-se por dois espaços da sala, em posições baseadas em se concordam ou discordam da declaração. Os alunos alternam entre si para defender a sua posição. O moderador pode primeiro dar a palavra a “extremos” e depois avançar para o meio da escala da opinião. Os alunos podem mudar de posição com base num dos argumentos dos seus pares.
Rotação entre grupos
Os alunos discutem um tema em pequenos grupos. Depois de algum tempo, mudam-se para outro grupo para explicar o que aprenderam e contribuir para o debate do novo grupo. Cada grupo deve ter um aluno fixo, para garantir a continuidade do debate.
Pensa-emparelha-partilha
Método de discussão em 3 rondas.
Na primeira ronda, os alunos refletem individualmente sobre uma questão ou problema que requer competências de raciocínio de ordem superior. Na segunda ronda, os alunos emparelham-se em grupos de dois, onde explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. A terceira ronda é uma sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos e uma discussão em grupo de classes.
Investigação e Pesquisa (Investigate and Research)
Os alunos realizam atividades de recolha dados para encontrar respostas a questões originadas por situações-problema, cm vista a aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema/conteúdo.
Questões chave
Os alunos, em grande grupo, realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre um determinado tema. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave) para o seu trabalho de projeto.
Questionário de interesses – Ferramentas: Google forms, Slido, Mentimeter
Através de uma tabela ou de uma ferramenta digital, os alunos fornecem feedback sobre o seu nível de interesse num conceito ou tópico sugerido pelos seus colegas ou pelo professor. Podem mostrar que estão muito interessados, algo interessados ou que não estão interessados. Em alternativa, podem classificar o seu nível de interesse numa escala, por exemplo, de 1 a 10.
Webquest – Ferramentas: Google docs, Zunal
Os alunos recebem um problema ou uma pergunta específica, para a qual existe uma seleção de recursos (geralmente uma lista de links para materiais online) que podem usar para responder. Tanto a lista de recursos como as questões podem ser adicionadas a um documento online partilhado.
Criação (Create)
Os alunos criam algum tipo de produto/trabalho que evidencie as suas aprendizagens.
Infográfico – Ferramentas: Canva, Visme
Os alunos criam poster ou um cartaz infográfico (digital ou em papel) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram.
Mapa conceptual – Ferramentas: Mindmeister, Canva
Os alunos analisam e tentam visualizar as relações entre conceitos através da criação de mapas conceptuais.
Estes mapas são representações visuais das relações entre conceitos, onde os conceitos são colocados em nós (representados por círculos) com setas rotuladas que ligam os conceitos e indicam as relações entre eles.
Podcast – Ferramentas: Audacity (editor de audio), Zencastr
Grupos de alunos fazem pesquisas sobre um tema que escolheram ou lhes foi atribuído, e criam um trabalho que resulta na gravação de uma podcast para demonstrar o que aprenderam. O podcast pode ser colocado online, onde estará disponível para qualquer pessoa ou para um público limitado, ou pode ser distribuído como ficheiro áudio. Um podcast pode ser apenas a gravação de um monólogo ou uma entrevista, por exemplo, uma entrevista com um especialista.
Apresentação – Ferramentas: Google slides, Prezi, PowerPoint
Grupos de alunos preparam uma apresentação que depois mostrarão aos colegas, para demonstrar as suas descobertas.
Sumário em árvore – Ferramentas: Google docs
O professor pede aos alunos que escrevam três resumos do texto ou da aula: um entre 10 a 15 palavras, outro entre 30 a 50 palavras e outro entre 75 a 100 palavras. Isto permite que os alunos refinem a sua compreensão e escolham apenas os elementos importantes para os resumos mais pequenos.
Apresentação e Partilha (Present and Share)
Atividade orientada para a partilha do trabalho desenvolvido com uma audiência.
Feira
Uma atividade de feira é uma oportunidade para os grupos apresentarem seu projeto simultaneamente. Na primeira parte da aula, metade da turma (formada pela soma das metades de todos os grupos) apresenta seu produto nos seus stands. A outra metade da turma faz o papel dos visitantes e eles ouvem e ao mesmo tempo avaliam os palestrantes. Os visitantes podem passear como se estivessem em uma feira real. Após o intervalo, os alunos trocam de papéis.
Passeio em Galeria – Ferramentas: Canva
Os alunos trabalham em pequenos grupos sobre um tema atribuído pelo professor. Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala. Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam uns aos outros sobre o conteúdo em que trabalharam.
Miniconferência – Ferramentas: Gamma, Slido, Mentimeter
Aos alunos é solicitado que apresentem as conclusões do seu projeto de grupo numa miniconferência. Os professores atribuem a cada aluno um papel a desempenhar ao apresentar, por exemplo, um político, um pesquisador, um autor, etc…
Partilha com uma audiência externa – Ferramentas: Gamma, Slido, Mentimeter
Alunos e professores convidam um público, diferente dos colegas da turma (por exemplo, outras turmas da escola, pais, escolas parceiras, um especialista externo…) para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos.
A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir.
Museu de cera falante
Os alunos pesquisam e recolhem informações sobre figuras importantes relacionadas a um determinado tópico que desenvolveram. Seguidamente vestem-se (ou usam um adereço) para criar um “museu de cera falante”. Um dos alunos pode assumir o papel de guia do museu e o público pode entrevistar as figuras, que falarão sobre o tópico que representam.
Avaliação e retorno (Assessment and Feedback)
Tem como propósito regular as aprendizagens dos alunos (e o ensino do professor) nas diferentes atividades do cenário, incluindo o retorno aos alunos sobre o processo de aprendizagem.
Lista 3-2-1 – Ferramentas: Padlet
Os alunos criam um documento com 3 colunas: coluna A – 3 ideias ou conceitos que aprenderam; Coluna B – 2 ideias ou conceitos que os surpreenderam; Coluna C – 1 coisa que eles querem fazer com base no que aprenderam ou na dúvida que têm sobre o conteúdo.
Pausa de 3 minutos
O professor faz uma pausa na aula a qualquer momento e faz perguntas que os alunos têm que responder numa folha de papel (ex. Fiquei surpreso com… fiquei mais ciente de… quero saber mais sobre…). O feedback é útil para a preparação das próximas aulas.
Diagrama KWL (Sei / Quero aprender / Aprendi) – Ferramentas: Padlet, Canva
Os alunos refletem sobre um tema partilhado pelo professor: 1 – O que SABES sobre o assunto? 2 – O que APRENDESTE? 3 – O que ainda GOSTARIAS de aprender? A atividade pode ser realizada individualmente ou em pequenos grupos.
Questionário – Ferramentas: Google forms, Slido, Mentimeter, Socrative
Um questionário on-line para verificar a compreensão (Verdadeiro/Falso, múltipla escolha, correspondência etc.). Os alunos podem discutir suas respostas em pares antes de responder. Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato. Dependendo de aplicação usada, (com perguntas exibidas no ecrã principal ou apenas nos dispositivos dos alunos), o professor pode fornecer feedback geral para toda a turma ou os alunos podem trabalhar independentemente com o feedback fornecido nos seus ecrãs.
Autoavaliação – Ferramentas:Google docs, Quickrubric.com
Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.
Conteúdo do Cenário de Aprendizagem
[frontend_admin form=2412]