PIC.TIC 2025 – Covilhã

Programa

(Informação provisória)

HorárioAtividade
09h00SESSÃO DE ABERTURA (Auditorio Polo I da UBI)
Paula Duarte (Reitora da UBI)
Susana Senos (CCTIC UA)
Regina Gouveia (Vereadora CMC)
Maria Luísa Oliveira (Sec. Estado da Administração e Inovação Educativa)
PALESTRAS
10h00Inteligência Artificial: Conceitos Fundamentais e o Papel da IA Generativa (Pedro Inácio – UBI
10h45Coffee Break
11h15Inteligência Artificial na Educação: Inovação, Ética e Pedagogia (Vasco Lopes – UBI)
Princípios Essenciais para a Integração Eficaz da IA na Aprendizagens (Mário Martins – FORMA-TE)
13h00Almoço
WORKSHOPS (AE Pêro da Covilhã)
15h001.ª Sessão de Workshops
16h302.ª Sessão de Workshops

Workshops

(Mais workshops disponíveis em breve)

Dinamizador(es)NívelTítuloDescrição
José CaladoPré-escolarExplorando a Robótica com Alegria Breve descrição: formação prática para educadores de infância, onde se aprende a usar robots educativos para tornar a aprendizagem mais divertida e criativa. Os participantes experimentam os robôs, aprendem a programar e criam atividades para as crianças, tudo num ambiente de descoberta e colaboração.  
Cidalia Marques1º CicloRobótica no 1º ciclo- O papel do Pensamento Computacional e dos objetos tangíveisBreve descrição:  
Este workshop é direcionado a professores do ensino básico que desejam explorar diferentes recursos para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Desenvolvimento de uma atividade prática de utilização de diferentes objetos tangíveis, robôs e outros kits. Será abordado um cenário de aprendizagem no âmbito dos LED e realizada uma atividade reflexiva sobre as potencialidades da robótica em atividades transdisciplinares. 
Material necessário: Plástico transparente com 1,60X1,60m, réguas de 50 cm ou acima, canetas de feltro permanentes 
David Rua 1º CicloPráticas sustentáveis: A eficiência da tecnologia_nos_sistemas de irrigação Breve descrição:  
Este WS pretende mostrar um exemplo de integração da tecnologia na resolução de problemas da vida real, um projeto (STEM) desenvolvido com alunos do 1.º ciclo articulando as aprendizagens essenciais e o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.  Da agricultura sustentável à programação, vamos plantar alfaces e construir um sistema de rega eficiente com micro:bit
Tânia Serrão1º e 2º CicloComunicar com Artes e Multimédia Breve descrição: Este WS abordará o uso de equipamentos multimédia como ferramentas pedagógicas, focando em cenários de aprendizagem que incluem o uso do teleponto e da técnica de Chroma Key.  Serão partilhadas sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização do equipamento multimédia.  
Material necessário: Os participantes deverão fazer-se acompanhar de computador e será necessário ter acesso à internet .
Mónica AldeiaPré-escolarBrincar, Criar e Programar – Narrativas Interativas no Pré-EscolarBreve descrição: Como podemos usar a tecnologia para enriquecer a criatividade e a imaginação das crianças? Neste workshop, as educadoras de infância irão explorar o Book Creator para criar livros digitais interativos, combinando imagem, som e texto de forma intuitiva e divertida. 
João Grácio 1º CicloMicroscópios Digitais Descrição: Neste workshop, dirigido a Educadores de Infância/Professores do 1.º Ciclo, os participantes farão uma exploração prática do uso de microscópios digitais em contextos educativos, articulando observação e investigação com o trabalho de projeto e a metodologia STEAM, para promover a criatividade e o pensamento crítico nos alunos.
Raquel Costa e Carla Ferreira 1º CicloScratch com Makey-Makey Descrição: Neste Workshop iremos realizar algumas atividades que permitem identificar as potencialidades do Makey Makey. O Makey Makey é uma placa eletrónica que permite transformar praticamente qualquer objeto condutor numa tecla ou botão de um computador. Permite que os alunos se envolvam com a programação de forma tangível, transformando objetos do quotidiano em componentes interativos através do fascinante mundo da programação. Através do Makey Makey, os alunos descobrem o prazer da experimentação, da resolução de problemas e da criatividade. 
Material necessário: computador com ligação à Internet 
Nancy Silva e Pedro David 1º CicloClipchamp na Sala de Aula: Vídeos Educativos no 1.º Ciclo Breve descrição: Este workshop prático tem como objetivo capacitar professores do 1.º ciclo no uso do Clipchamp, uma ferramenta intuitiva de edição de vídeo. Durante a sessão, os participantes aprenderão a criar e editar vídeos, adicionar textos e efeitos visuais, e explorar formas de dinamizar o ensino com recursos multimédia. 
Luís Pitta (C2ti) 
(WORKSHOP A CONFIRMAR)
TransversalConstrutor de histórias com o ChatGPTDescrição:  
Vamos construir histórias utilizando o ChatGPT que nos vai ajudar a criar o “Prompt modelo” dessa tarefa. Começamos por desenhar o “Super Prompt” que irá construir o “Prompt modelo”.  A partir do Prompt modelo cada participante irá trabalhá-lo – personalizando-o – para que no final seja submetido ao ChatGPT que irá co-produzir a “melhor história possível”. 
António Lucas1º e 2º CicloIA: uma vIA para a docêncIA com tecnologIA? Descrição: A Inteligência Artificial (IA), de um momento para o outro, está cada vez mais na nossa vida diária, constituindo-se, ela própria, uma força transformadora que está a revolucionar muitos setores, incluindo a Educação. Os professores no seu percurso de desenvolvimento profissional questionar-se-ão como usar a IA de forma eficaz. Neste workshop tentar-se-á, sempre com base num olhar crítico, encontrar formas de nos prepararmos para usar a IA de forma eficiente, com a apresentação/exploração de ferramentas com IA que poderão ser usadas pelos professores na sua atividade enquanto profissional da Educação. 
Rosário Quelhas1º e 2º CicloCriatividade e DUA: exercício prático de Inclusão Descrição: Este workshop pretende ser uma experiência prática baseada nos princípios do Design Universal para a Aprendizagem (DUA), com especial foco na criatividade como motor de inclusão. 
Com uma componente de experimentação, inspiração e co-construção de experiências de ensino que valorizem tanto a acessibilidade quanto a imaginação pretende-se que os participantes redesenhem uma aula, integrando estratégias criativas e inclusivas, com o objetivo de promover ambientes de aprendizagem onde TODOS os alunos possam participar, expressar-se e desenvolver-se, enquanto se estimula a inovação pedagógica. 

Localização

Multimedia

(Disponível em breve)

Contactos

Dep. Educação – Universidade de Aveiro
3800 Aveiro
+351 919 399 018

ccticua@gmail.com

Rua Maximiano Aragão
3504-501 Viseu
+351 232 419 000

ccticviseu@esev.ipv.pt

Rua Prof. Dr. Faria de Vasconcelos
6000-266 Castelo Branco
+351 272 339 100

cctic@ipcb.pt

Scroll to Top