
Programa
(Informação provisória)
| Horário | Atividade |
|---|---|
| 09h00 | SESSÃO DE ABERTURA (Auditorio Polo I da UBI) Paula Duarte (Reitora da UBI) Susana Senos (CCTIC UA) Regina Gouveia (Vereadora CMC) Maria Luísa Oliveira (Sec. Estado da Administração e Inovação Educativa) |
| PALESTRAS | |
| 10h00 | Inteligência Artificial: Conceitos Fundamentais e o Papel da IA Generativa (Pedro Inácio – UBI |
| 10h45 | Coffee Break |
| 11h15 | Inteligência Artificial na Educação: Inovação, Ética e Pedagogia (Vasco Lopes – UBI) Princípios Essenciais para a Integração Eficaz da IA na Aprendizagens (Mário Martins – FORMA-TE) |
| 13h00 | Almoço |
| WORKSHOPS (AE Pêro da Covilhã) | |
| 15h00 | 1.ª Sessão de Workshops |
| 16h30 | 2.ª Sessão de Workshops |
Workshops
(Mais workshops disponíveis em breve)
| Dinamizador(es) | Nível | Título | Descrição |
|---|---|---|---|
| José Calado | Pré-escolar | Explorando a Robótica com Alegria | Breve descrição: formação prática para educadores de infância, onde se aprende a usar robots educativos para tornar a aprendizagem mais divertida e criativa. Os participantes experimentam os robôs, aprendem a programar e criam atividades para as crianças, tudo num ambiente de descoberta e colaboração. |
| Cidalia Marques | 1º Ciclo | Robótica no 1º ciclo- O papel do Pensamento Computacional e dos objetos tangíveis | Breve descrição: Este workshop é direcionado a professores do ensino básico que desejam explorar diferentes recursos para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Desenvolvimento de uma atividade prática de utilização de diferentes objetos tangíveis, robôs e outros kits. Será abordado um cenário de aprendizagem no âmbito dos LED e realizada uma atividade reflexiva sobre as potencialidades da robótica em atividades transdisciplinares. Material necessário: Plástico transparente com 1,60X1,60m, réguas de 50 cm ou acima, canetas de feltro permanentes |
| David Rua | 1º Ciclo | Práticas sustentáveis: A eficiência da tecnologia_nos_sistemas de irrigação | Breve descrição: Este WS pretende mostrar um exemplo de integração da tecnologia na resolução de problemas da vida real, um projeto (STEM) desenvolvido com alunos do 1.º ciclo articulando as aprendizagens essenciais e o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Da agricultura sustentável à programação, vamos plantar alfaces e construir um sistema de rega eficiente com micro:bit! |
| Tânia Serrão | 1º e 2º Ciclo | Comunicar com Artes e Multimédia | Breve descrição: Este WS abordará o uso de equipamentos multimédia como ferramentas pedagógicas, focando em cenários de aprendizagem que incluem o uso do teleponto e da técnica de Chroma Key. Serão partilhadas sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização do equipamento multimédia. Material necessário: Os participantes deverão fazer-se acompanhar de computador e será necessário ter acesso à internet . |
| Mónica Aldeia | Pré-escolar | Brincar, Criar e Programar – Narrativas Interativas no Pré-Escolar | Breve descrição: Como podemos usar a tecnologia para enriquecer a criatividade e a imaginação das crianças? Neste workshop, as educadoras de infância irão explorar o Book Creator para criar livros digitais interativos, combinando imagem, som e texto de forma intuitiva e divertida. |
| João Grácio | 1º Ciclo | Microscópios Digitais | Descrição: Neste workshop, dirigido a Educadores de Infância/Professores do 1.º Ciclo, os participantes farão uma exploração prática do uso de microscópios digitais em contextos educativos, articulando observação e investigação com o trabalho de projeto e a metodologia STEAM, para promover a criatividade e o pensamento crítico nos alunos. |
| Raquel Costa e Carla Ferreira | 1º Ciclo | Scratch com Makey-Makey | Descrição: Neste Workshop iremos realizar algumas atividades que permitem identificar as potencialidades do Makey Makey. O Makey Makey é uma placa eletrónica que permite transformar praticamente qualquer objeto condutor numa tecla ou botão de um computador. Permite que os alunos se envolvam com a programação de forma tangível, transformando objetos do quotidiano em componentes interativos através do fascinante mundo da programação. Através do Makey Makey, os alunos descobrem o prazer da experimentação, da resolução de problemas e da criatividade. Material necessário: computador com ligação à Internet |
| Nancy Silva e Pedro David | 1º Ciclo | Clipchamp na Sala de Aula: Vídeos Educativos no 1.º Ciclo | Breve descrição: Este workshop prático tem como objetivo capacitar professores do 1.º ciclo no uso do Clipchamp, uma ferramenta intuitiva de edição de vídeo. Durante a sessão, os participantes aprenderão a criar e editar vídeos, adicionar textos e efeitos visuais, e explorar formas de dinamizar o ensino com recursos multimédia. |
| Luís Pitta (C2ti) (WORKSHOP A CONFIRMAR) | Transversal | Construtor de histórias com o ChatGPT | Descrição: Vamos construir histórias utilizando o ChatGPT que nos vai ajudar a criar o “Prompt modelo” dessa tarefa. Começamos por desenhar o “Super Prompt” que irá construir o “Prompt modelo”. A partir do Prompt modelo cada participante irá trabalhá-lo – personalizando-o – para que no final seja submetido ao ChatGPT que irá co-produzir a “melhor história possível”. |
| António Lucas | 1º e 2º Ciclo | IA: uma vIA para a docêncIA com tecnologIA? | Descrição: A Inteligência Artificial (IA), de um momento para o outro, está cada vez mais na nossa vida diária, constituindo-se, ela própria, uma força transformadora que está a revolucionar muitos setores, incluindo a Educação. Os professores no seu percurso de desenvolvimento profissional questionar-se-ão como usar a IA de forma eficaz. Neste workshop tentar-se-á, sempre com base num olhar crítico, encontrar formas de nos prepararmos para usar a IA de forma eficiente, com a apresentação/exploração de ferramentas com IA que poderão ser usadas pelos professores na sua atividade enquanto profissional da Educação. |
| Rosário Quelhas | 1º e 2º Ciclo | Criatividade e DUA: exercício prático de Inclusão | Descrição: Este workshop pretende ser uma experiência prática baseada nos princípios do Design Universal para a Aprendizagem (DUA), com especial foco na criatividade como motor de inclusão. Com uma componente de experimentação, inspiração e co-construção de experiências de ensino que valorizem tanto a acessibilidade quanto a imaginação pretende-se que os participantes redesenhem uma aula, integrando estratégias criativas e inclusivas, com o objetivo de promover ambientes de aprendizagem onde TODOS os alunos possam participar, expressar-se e desenvolver-se, enquanto se estimula a inovação pedagógica. |
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(Disponível em breve)
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